VOZ DE PERFORMANCE: É a voz utilizada, profissionalmente ou não, em apresentações (Fala ou Canto)

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Reinaldo Kazuo Yazaki é médico otorrinolaringologista, CIRURGIÃO OTORRINO E CIRURGIÃO DE VOZ, CRM 107745, também pesquisador em Voz & Laringologia, tb dedicado à VOZ CANTADA, graduado na Escola Paulista de Medicina. Obteve Título de Médico-Residente Concursado, do Depto. de Otorrinolaringologia da Universidade Federal de São Paulo. Em exame teórico-Prático, obteve o Título de Especialista em OTORRINOLARINGOLOGIA em 2006, pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Tornou-se médico-colaborador totalmente voluntário e orientador-voluntário dos médicos-residentes da Universidade Federal de São Paulo, na área de Laringologia e Voz, Cirurgias de Voz e Câncer de Laringe, desde 2006 até 2011. Tem interesse especial por Voz Profissional e Cantada e Cirurgia Oto-Rino-Laringológica. Tem afinidade pela atuação em Cirurgia. Hoje, tem como principais atividades profissionais as cirurgias para a VOZ, das amígdalas, desvios de septo, especialmente em cantores, com experiência em TODAS as cirurgias otorrinolaringológicas, incluindo as de CANTORES profissionais. __reinaldoyazaki@yahoo.com___Consultório:11-9.83737503.

BARíTONO!!!

BARíTONO!!!
Saudades do CORAL UNIFESP !!!!

Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL

Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL
COMO AVALIAR O CANTOR LÍRICO E POPULAR EM 4 PASSOS: RUMO A UMA AVALIAÇÃO MAIS RACIONAL E DIRECIONADA PARA A QUEIXA DA VOZ CANTADA.

Coral Unifesp

Coral Unifesp
Espetáculo: " A era do rádio: 70 anos da Rádio Nacional": Casa lotada em vários dias de apresentação: + de 300 pessoas por dia!!!!!

domingo, 27 de setembro de 2009

O que é fonoterapia? Quem a realiza? Como é realizada?

A fonoterapia é o tratamento da voz doente ou inadaptada por meio dos exercícios vocais seriados. Representa o principal meio de tratamento das rouquidões. Têm características, finalidades, objetivos e durações individualizadas segundo cada condição vocal, segundo cada demanda e segundo cada paciente.
É realizada por profissionais especializados denominados FONOAUDIÓLOGOS, que costumam se especializar na Área de Voz, como modalidade de pós-graduação. No nosso país, há inúmeros e respeitados centros de especialização em Voz para estes profissionais, como é o caso do Centro dos estudos da voz em São Paulo, o Invoz e o CEFAC, entre outros. No Brasil, a fonoaudiologia na área de voz tem respeito reconhecido internacionalmente.
MAS, SEMPRE PACIENTES ME PERGUNTAM: O otorrinolaringologista faz fonoterapia? A RESPOSTA É: CLARO QUE NÃO, porque há inúmeros fonoaudiólogos excelentemente habilitados para tal tarefa no Brasil e, em segundo lugar, porque NÃO HÁ CENTROS FORMADORES DE MÉDICOS TERAPEUTAS QUE FAZEM FONOTERAPIA. Ou seja, o médico otorrinolaringologista não é habilitado, nem formado para executar esta parte importante da terapia.
Há médicos que realizam a fonoterapia? Pode existir alguém que se aventure a fazê-lo, mas com certeza NÃO FOI TREINADO PARA ISSO.
POR ISSO, DEVEMOS ENFATIZAR E RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE, QUE APROVEITA O QUE HÁ DE MELHOR EM CADA INTEGRANTE DA MESMA, EM PROL DO BENEFÍCIO AO NOSSO PACIENTE, FIM DE NOSSAS ATUAÇÕES.

6 comentários:

Tay disse...

Olá,

Gostaria de parabenizá-lo e agradecer por sua riquíssima contribuição criando esse blog. Estava buscando informações sobre as diferenças entre as diferenças de diagnósticos entre as 3 vídeos, pois os otorrinos de alguns alunos dos meus dizem não existir.. Vou enchê-los de material pra levar para os respectivos...

Um abraço!

Ana Carolina da Silva Santana disse...

Olá Dr Reynaldo... Etou pesquisando sobre fonoterapia,na qual preciso fazer e acabei encontrando o Sr, prazer em revê-lo! rsrs, Vanessa Santana (paciente do dr Paulo) abraço.

ozanete disse...

ola,doutor reinaldo eu vou tentar mandar um imail pro senhor sobre minha voz esperando uma resposta pq me interesei porque o senhor gosta de voz cantanda é sobre exatamente oque procurava na net.se nao consequir que pena.

ROSELENE PIMENTEL FERNANDES disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ROSELENE PIMENTEL FERNANDES disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ROSELENE PIMENTEL FERNANDES disse...

BOA TARDE,EU CANTAVA DE NAS IGREJAS,E DERREPENTE SURGIU UM POLIPO,OPEREI,E DESDE DE 2009 NAO CANTO,NO COMEÇO NAO CANTAVA NADA,MEU TOM DE VOZ AGORA É GRAVE,JA TROQUEI DE OTORRINO E DE FONO ESSE ANO,MAIS CONITNUO SEM CANTAR OS TONS Q EU PEGAVA ANTES,ENGRAÇADO Q CONSIGO PEGAR O TOM SUPER GRAVE E O SUPER ALTO ,MAIS O MEDIO ,FALHA. EU ERA MESO SOPRANO,MAIS CANTAVA HINOS DE ALGUMAS SOPRANOS. AGORA SO CONSIGO CANTAR OS TONS BAIXOS,QUANDO SUBO UM POUCO JA FALHA,VAI PRA UMA VOZ FINIHHA IGUAL DE RATINHO,EU CONSIGO FAZER O TOM,MAIS DIFERENTE SAI EXTRA FINA!! SE É Q ME ENTENDE!! QUERO SABER SE PODE ME AJUDAR,SOU DO RIO DE JANEIRO,LI SOBRE UM TAL BIO GEL Q APLICA NAS CORDAS VOCAIS.É VERDADE? ME AJUDE POR FAVOR!! DA SO UMA OLHADA,AGORA CANTAR ASSIM É UM SONHO!!

http://www.youtube.com/watch?v=M0-xs3Vw9Lk&feature=my_liked_videos&list=LLlsY52y3SeRhVYxYhVzZi_g