VOZ DE PERFORMANCE: É a voz utilizada, profissionalmente ou não, em apresentações (Fala ou Canto)

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Reinaldo Kazuo Yazaki é médico otorrinolaringologista, CIRURGIÃO OTORRINO E CIRURGIÃO DE VOZ, CRM 107745, também pesquisador em Voz & Laringologia, tb dedicado à VOZ CANTADA, graduado na Escola Paulista de Medicina. Obteve Título de Médico-Residente Concursado, do Depto. de Otorrinolaringologia da Universidade Federal de São Paulo. Em exame teórico-Prático, obteve o Título de Especialista em OTORRINOLARINGOLOGIA em 2006, pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Tornou-se médico-colaborador totalmente voluntário e orientador-voluntário dos médicos-residentes da Universidade Federal de São Paulo, na área de Laringologia e Voz, Cirurgias de Voz e Câncer de Laringe, desde 2006 até 2011. Tem interesse especial por Voz Profissional e Cantada e Cirurgia Oto-Rino-Laringológica. Tem afinidade pela atuação em Cirurgia. Hoje, tem como principais atividades profissionais as cirurgias para a VOZ, das amígdalas, desvios de septo, especialmente em cantores, com experiência em TODAS as cirurgias otorrinolaringológicas, incluindo as de CANTORES profissionais. __reinaldoyazaki@yahoo.com___Consultório:11-9.83737503.

BARíTONO!!!

BARíTONO!!!
Saudades do CORAL UNIFESP !!!!

Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL

Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL
COMO AVALIAR O CANTOR LÍRICO E POPULAR EM 4 PASSOS: RUMO A UMA AVALIAÇÃO MAIS RACIONAL E DIRECIONADA PARA A QUEIXA DA VOZ CANTADA.

Coral Unifesp

Coral Unifesp
Espetáculo: " A era do rádio: 70 anos da Rádio Nacional": Casa lotada em vários dias de apresentação: + de 300 pessoas por dia!!!!!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Saúde dos Ouvidos, Orelhas, Audição, sem Surdez, ou Traumas Acústicos!

Reportagem cedida por REINALDO YAZAKI a um sítio eletrônico:


PERGUNTA: Muitas pessoas despreocupam-se com a saúde do ouvido. Até que ponto isso pode ser prejudicial?
R. AUDIÇÃO, VOZ E OUTRAS FUNÇÕES DO NOSSO ORGANISMO MUITAS VEZES TÊM SUA FALTA SENTIDA SOMENTE QUANDO A(S)
 PERDEMOS. NÃO DEVERIA SER ASSIM, POR ISSO, DEVEMOS LEMBRAR QUE A AUDIÇÃO É UMA FUNÇÃO SENSORIAL ESPECIAL, QUE CONTA COM DUAS ORELHAS PARA TAL. DEIXAR DE VALORIZAR SINTOMAS DE DOENÇAS NO(S) OUVIDO(S) COMO POR EXEMPLO A REDUÇÃO DA AUDIÇÃO QUE ACONTECE DE UMA HORA PARA OUTRA OU PROGRESSIVAMENTE, O ZUMBIDO OU BARULHO (APITOS OU CHIADOS) NO OUVIDO QUE VEM SOZINHO OU COM TONTURAS (LEIGAS "LABIRINTITES") FORTES PODE TER UM CUSTO IRREPARÁVEL PARA A CAPACIDADE DE OUVIR. DEVE-SE SER MINUCIOSO QUANTO AO APARECIMENTO DE QUAISQUER DESSES SINTOMAS NA(S) ORELHAS(S).

PERGUNTA: Quais danos a saúde do ouvido geralmente as pessoas sofrem?
R. O DANO MAIS COMUM Ä SAÚDE DO OUVIDO É O ACÚMULO DE CERA QUE IMPEDE QUE OS SONS CHEGUEM AO NOSSO TÍMPANO, O QUE PODE SER PREVENIDO SE O INDIVÍDUO DEIXA DE USAR O GERACIONALMENTE FAMOSO COTONETE. USAR COTONETE FAZ MAL À SAÚDE DO OUVIDO. OUTRO É A INFECÇÃO QUE ACONTECE DENTRO DO OUVIDO, NO CANAL DO OUVIDO OU DEPOIS DO TÍMPANO, ONDE PÚS PODE DAR COCEIRA, DOR, ARDOR, SURDEZ, SECREÇÃO PURULENTA, ODOR E ATÉ A PARALISIA DOS MÚSCULOS DA METADE DO ROSTO. EXCESSO DE LIMPEZA DA ENTRADA DO OUVIDO PODE CAUSAR COCEIRA INTENSA NOS OUVIDOS. MAS, O QUADRO MAIS GRAVE QUE PODE ACOMETER O OUVIDO É A SURDEZ SÚBITA, QUE PODE DEIXAR UMA PESSOA SURDA DE UM MINUTO AO OUTRO. SE TRATADA A TEMPO, EM GERAL POR UM OTORRINOLARINGOLOGISTA, PODE TER ATÉ 50% DE CURA. MAS INFELIZMENTE NÃO É O QUE ACONTECE, POIS OS PACIENTES CHEGAM AO ESPECIALISTA JÁ COM DIAS DE QUADRO, QUANDO NÃO HÁ MUITO O QUE FAZER. POR ISSO, BUSQUE O OTORRINOLARINGOLOGISTA SE SUA AUDIÇÃO SE ALTEROU DE FORMA SÚBITA. E, NOS TEMPOS DE HOJE, DOS DISPOSITIVOS DE AÚDIO GRUDADOS AOS OUVIDOS GRANDE PARTE DO TEMPO, LEMBREM-SE QUE O VOLUME ALTO PODE AFETAR NUMA ÚNICA VEZ A AUDIÇÃO, DE FORMA PERMANENTE. É NESSE PONTO QUE SE DESCOBRE QUE SÓ SE SENTE FALTA DEPOIS QUE SE A PERDE. 

PERGUNTA: Que cuidados de prevenção as pessoas devem tomar para uma boa audição? Ouvir música muito alta (com os famosos fones de ouvido), muito barulho... isso realmente pode fazer mal à saúde da audição e levar a surdez?
R. RUÍDO EXCESSIVO E PROLONGADO COMO ATÉ 85 DECIBÉIS QUE DURA MAIS DE 5 HORAS, PODE LEVAR A REDUÇÕES IRREVERSÍVEIS DA AUDIÇÃO. IPODS, TOCADORES DE MP3 EM CELULARES E OUTROS, TEM LEVADO MUITOS ADOLESCENTES NO NOSSO PAÍS E NO MUNDO A FICAREM COM NÍVEIS DE AUDIÇÃO COMPATÍVEIS COM PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS, QUANDO JÁ SE É ESPERADO QUE HAJA REDUÇÕES PELO ENVELHECIMENTO NORMAL DE UM INDIVÍDUO. ESSE QUADRO SE DENOMINA TRAUMA ACÚSTICO CRÔNICO E A PERDA AUDITIVA INDUZIDA PELO RUÍDO, QUE TAMBÉM SE APLICA A EXPOSIÇÃO AO RUÍDO QUE ACONTECE NO ÂMBITO DE CERTOS OCUPAÇÕES. O IDEAL, NO CASO DOS FONES DE OUVIDO, É OUVIR O SOM EM AMBIENTES SILENCIOSOS, COM VOLUME MAIS BAIXO POSSÍVEL, PELO MENOR PERÍODO DE TEMPO POSSÍVEL, DE MODO QUE A PESSOA AO LADO DE VOCÊ NUNCA POSSA OUVIR O SOM DE SEU APARELHO.
CUIDE DE SUA AUDIÇÃO, TEMOS SOMENTE DOIS ÓRGÃOS AUDITIVOS E LEMBRE-SE QUE SÃO PARTE IMPORTANTÍSSIMA E IMPRESCINDÍVEL DE NOSSA COMUNICAÇÃO COTIDIANA. VIVEREMOS ATÉ 100 ANOS, POUPEMOS AUDIÇÃO PARA ATÉ O FIM DA VIDA.