VOZ DE PERFORMANCE: É a voz utilizada, profissionalmente ou não, em apresentações (Fala ou Canto)

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Reinaldo Kazuo Yazaki é médico otorrinolaringologista, CIRURGIÃO OTORRINO E CIRURGIÃO DE VOZ, CRM 107745, também pesquisador em Voz & Laringologia, tb dedicado à VOZ CANTADA, graduado na Escola Paulista de Medicina. Obteve Título de Médico-Residente Concursado, do Depto. de Otorrinolaringologia da Universidade Federal de São Paulo. Em exame teórico-Prático, obteve o Título de Especialista em OTORRINOLARINGOLOGIA em 2006, pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Tornou-se médico-colaborador totalmente voluntário e orientador-voluntário dos médicos-residentes da Universidade Federal de São Paulo, na área de Laringologia e Voz, Cirurgias de Voz e Câncer de Laringe, desde 2006 até 2011. Tem interesse especial por Voz Profissional e Cantada e Cirurgia Oto-Rino-Laringológica. Tem afinidade pela atuação em Cirurgia. Hoje, tem como principais atividades profissionais as cirurgias para a VOZ, das amígdalas, desvios de septo, especialmente em cantores, com experiência em TODAS as cirurgias otorrinolaringológicas, incluindo as de CANTORES profissionais. __reinaldoyazaki@yahoo.com___Consultório:11-9.83737503.

BARíTONO!!!

BARíTONO!!!
Saudades do CORAL UNIFESP !!!!

Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL

Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL
COMO AVALIAR O CANTOR LÍRICO E POPULAR EM 4 PASSOS: RUMO A UMA AVALIAÇÃO MAIS RACIONAL E DIRECIONADA PARA A QUEIXA DA VOZ CANTADA.

Coral Unifesp

Coral Unifesp
Espetáculo: " A era do rádio: 70 anos da Rádio Nacional": Casa lotada em vários dias de apresentação: + de 300 pessoas por dia!!!!!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

MOVIMENTOLOGIA LARÍNGEA E DO TRATO VOCAL

É o protocolo do consultório sobre o ESTUDO PROSPECTIVO DOS MOVIMENTOS BIOMECÂNICOS DA LARINGE DO TRATO VOCAL DURANTE AS TAREFAS VOCAIS CANTADAS OU FALADAS, que já conta com mais de 1.000 cantores, dentre profissionais e amadores, e já dura 07 anos.

Objetivo: Avaliar a dificuldade biomecânica nas disfonias funcionais (que não apresentam lesão), as estratégias fisiológicas de movimentos laríngeos, dos diversos estilos de canto, o impacto negativo das lesões em pregas vocais na fisiologia e nos movimentos da laringe. Traçar, com auxílio do fonoaudiólogo e do professor de canto, estratégias de exercícios vocais e cuidados médicos gerais que possam trazer cura mais precoce desta dificuldade, evitando ao máximo a cirurgia vocal ou laríngea. Utilizar a cirurgia vocal como último meio de tentativa de melhora.

Sinais laringoscópicos de refluxo na laringe: será que realmente tenho refluxo??? Será que podem ser responsabilizados pela dificuldade em minha voz???

"Frequentíssimamente no cotidiano do consultório de Otorrinolaringologia, diagnostica-se no mundo todo o REFLUXO LARINGOFARÍNGEO, DOENÇA DO REFLUXO GASTRO-ESOFÁGICO COM REPERCUSSÃO LARINGOFARÍNGEA, REFLUXO NAS PREGAS VOCAIS, SÍNDROME FARINGOLARÍNGEA DO REFLUXO. Entre nós, otorrinos brasileiros e  internacionais, sempre existe a indagação: -será que existe tudo isso de refluxo que estamos diagnosticando?? 

Os sintomas que ocorrem, nesses casos, NÃO SÃO EXCLUSIVOS DE REFLUXO, podendo ocorrer também em outras condições médicas como, por exemplo, a RINITE ALÉRGICA, a RINITE NÃO-ALÉRGICA, o USO DE ATRITO EXAGERADO NA PRODUÇÃO VOCAL, nas TRAQUEÍTES CRÔNICAS. Há, ainda, estudos, que dizem que a inflamação pode ocorrer de forma isolada na laringe, tendo surgido dela mesma. 

PORTANTO, talvez a expressão "sinais de refluxo na laringe" possa estar equivocada, pois nos induz a pensar em tratar medicamente o refluxo gastroesofágico, quando na verdade possa se tratar de outras entidades. 

PREFERIMOS utilizar a expressão "síndrome faringolaríngea da laringite posterior", pois esta abrange todas as possibilidades, enquanto nós, médicos, prosseguimos com as investigações para chegarmos ao diagnóstico mais definido. 

Temos observado que a porcentagem real de refluxo nos pacientes com os sintomas genéricos é muito menor do que seria, se pensarmos nas outras causas citadas acima. 

Logo, se há sintomas de refluxo, sem melhora com os tratamentos para refluxo, pensem que pode ser outra a causa dos seus sintomas na fala ou no canto. "

(Reinaldo Yazaki)

SOBRE O SIGILO MÉDICO DO ARTISTA:

"Como médico que cuida de performers e outros artistas, deparo-me com o desafio da PRESERVAÇÃO DO SEGREDO-SIGILO MÉDICO, contra divulgações dos quadros clínicos para três instâncias: (a)Mídia's/Imprensa's, (b)Classe a que pertencem, (c)Empregadores. Sofro algumas críticas e, por vezes, algumas retaliações de alguma dessas instâncias por não informar a causa do afastamento por licença/atestado ou da dificuldade vocal momentânea. Mesmo assim, creio que DEVO CONTINUAR a manter este sigilo, que resguarda o artista da divulgação de uma fragilidade que pode trazer consequências negativas para sua carreira atual ou futura, seja esta dificuldade temporária ou somente tratável por cirurgia. IMPORTA-ME, COMO MÉDICO, A PREVENÇÃO DE QUE PEQUENAS CONDIÇÕES VOCAIS RUINS SE TORNEM GRANDES, QUANDO TRARIAM CONSEQUÊNCIAS DELETÉRIAS DO PONTO DE VISTA DE GASTOS FINANCEIROS COM CIRURGIAS E/OU COM NECESSIDADES DE AFASTAMENTOS OBRIGATÓRIOS DO ESPETÁCULO EM CARTAZ, EVITANDO SUBSTITUIÇÕES DEFINITIVAS COM PERDA DEFINITIVA DA EXPOSIÇÃO AO PÚBLICO. ANTES UM AFASTAMENTO DE ALGUNS SHOWS, DO QUE TODO ESTE RESTO."