VOZ DE PERFORMANCE: É a voz utilizada, profissionalmente ou não, em apresentações (Fala ou Canto)

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Reinaldo Kazuo Yazaki é médico otorrinolaringologista, CIRURGIÃO OTORRINO E CIRURGIÃO DE VOZ, CRM 107745, também pesquisador em Voz & Laringologia, tb dedicado à VOZ CANTADA, graduado na Escola Paulista de Medicina. Obteve Título de Médico-Residente Concursado, do Depto. de Otorrinolaringologia da Universidade Federal de São Paulo. Em exame teórico-Prático, obteve o Título de Especialista em OTORRINOLARINGOLOGIA em 2006, pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Tornou-se médico-colaborador totalmente voluntário e orientador-voluntário dos médicos-residentes da Universidade Federal de São Paulo, na área de Laringologia e Voz, Cirurgias de Voz e Câncer de Laringe, desde 2006 até 2011. Tem interesse especial por Voz Profissional e Cantada e Cirurgia Oto-Rino-Laringológica. Tem afinidade pela atuação em Cirurgia. Hoje, tem como principais atividades profissionais as cirurgias para a VOZ, das amígdalas, desvios de septo, especialmente em cantores, com experiência em TODAS as cirurgias otorrinolaringológicas, incluindo as de CANTORES profissionais. __reinaldoyazaki@yahoo.com___Consultório:11-9.83737503.

BARíTONO!!!

BARíTONO!!!
Saudades do CORAL UNIFESP !!!!

Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL

Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL
COMO AVALIAR O CANTOR LÍRICO E POPULAR EM 4 PASSOS: RUMO A UMA AVALIAÇÃO MAIS RACIONAL E DIRECIONADA PARA A QUEIXA DA VOZ CANTADA.

Coral Unifesp

Coral Unifesp
Espetáculo: " A era do rádio: 70 anos da Rádio Nacional": Casa lotada em vários dias de apresentação: + de 300 pessoas por dia!!!!!

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Há outros exames para se avaliar as cordas vocais, fora a Estroboscopia?

Sim, existe a nasofibroscopia e a laringoscopia com luz convencional. A nasofibroscopia é feita com uma fibra óptica flexível que se introduz pelo nariz e possibilita visibilização das cordas vocais em miniatura, o que não possibilita o diagnóstico preciso. Já a Laringoscopia com luz convencional, apesar de fornecer uma imagem bem maior, não consegue visibilizar o movimento em câmera lenta da vibração das pregas vocais, o que também não possibilita um diagnóstico preciso. Daí o porquê da necessidade de avaliar a voz com a Estroboscopia, associada a um ou mais dos outros dois exames explicados acima.
NA PRÁTICA DO ESPECIALISTA EM VOZ, O EXAME QUE MENOS ACERTA O DIAGNÓSTICO DE ALGUM PROBLEMA NAS CORDAS VOCAIS É A NASOFIBROSCOPIA, QUE É AQUELA FIBRA FLEXÍVEL QUE SE INTRODUZ PELO NARIZ. ISSO É EXPLICADO PELA SUA PEQUENA IMAGEM E DE MENOR DEFINIÇÃO.
O SEGUNDO QUE MENOS ACERTA O DIAGNÓSTICO É A LARINGOSCOPIA SEM LUZ ESTROBOSCÓPICA, PORQUE NÃO CONSEGUE VER DIREITO A VIBRAÇÃO DAS PREGAS VOCAIS.
ENTÃO, PARA MAIS DIAGNÓSTICOS CERTOS E MENOS CONSULTAS, PEÇA A ESTROBOSCOPIA.

Qual o único exame que consegue observar o funcionamento da vibração das cordas vocais?

O único exame que é validado para avaliar o funcionamento da vibração das cordas vocais é a Estroboscopia. Trata-se de um exame endoscópico que se ilumina por luz estroboscópica, que nos dá a noção de câmera lenta da cobertura das pregas vocais, possibilitando um mais preciso diagnóstico e, logo, um melhor tratamento, mais direcionado. É considerado no mundo inteiro o mais indicado exame para avaliar o Profissional que usa a Voz.