VOZ DE PERFORMANCE: É a voz utilizada, profissionalmente ou não, em apresentações (Fala ou Canto)

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Reinaldo Kazuo Yazaki é médico otorrinolaringologista, CIRURGIÃO OTORRINO E CIRURGIÃO DE VOZ, CRM 107745, também pesquisador em Voz & Laringologia, tb dedicado à VOZ CANTADA, graduado na Escola Paulista de Medicina. Obteve Título de Médico-Residente Concursado, do Depto. de Otorrinolaringologia da Universidade Federal de São Paulo. Em exame teórico-Prático, obteve o Título de Especialista em OTORRINOLARINGOLOGIA em 2006, pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Tornou-se médico-colaborador totalmente voluntário e orientador-voluntário dos médicos-residentes da Universidade Federal de São Paulo, na área de Laringologia e Voz, Cirurgias de Voz e Câncer de Laringe, desde 2006 até 2011. Tem interesse especial por Voz Profissional e Cantada e Cirurgia Oto-Rino-Laringológica. Tem afinidade pela atuação em Cirurgia. Hoje, tem como principais atividades profissionais as cirurgias para a VOZ, das amígdalas, desvios de septo, especialmente em cantores, com experiência em TODAS as cirurgias otorrinolaringológicas, incluindo as de CANTORES profissionais. __reinaldoyazaki@yahoo.com___Consultório:11-9.83737503.

BARíTONO!!!

BARíTONO!!!
Saudades do CORAL UNIFESP !!!!

Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL

Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL
COMO AVALIAR O CANTOR LÍRICO E POPULAR EM 4 PASSOS: RUMO A UMA AVALIAÇÃO MAIS RACIONAL E DIRECIONADA PARA A QUEIXA DA VOZ CANTADA.

Coral Unifesp

Coral Unifesp
Espetáculo: " A era do rádio: 70 anos da Rádio Nacional": Casa lotada em vários dias de apresentação: + de 300 pessoas por dia!!!!!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Por que ocorre a rouquidão? Por que a voz fica rouca?

Teoricamente, há dois tipos de laringes normais: (1) a laringe idealisticamente normal e, (2) a laringe com pequenas variações anatômicas denominadas alterações estruturais mínimas.
Muitos médicos têm a concepção ERRADA de que estas alterações estruturais mínimas ou variantes da anatomia são anomalias ou lesões ou malformações, mas tal idéia está incorreta, pois ESTAS SÃO pequenos desvios da formação da cobertura vocal que não costumam limitar de grande monta a fonação, até porque não temos casos de rouquidão desde o primeiro choro que alguém tenha diagnosticado como tal. AS ANOMALIAS, PELO CONTRÁRIO, COSTUMAM DETERIORAR A VOZ DE GRANDE IMPACTO, PREJUDICANDO CERTAMENTE A FUNÇÃO FONATÓRIA. Então, as alterações estruturais mínimas não são anomalias, não são lesões e, portanto, não devem ser tratadas ou cunhadas como doença ou deficiência ou causadoras de incapacitação. Cremos que sua frequência na população esteja em 30% da população vocalmente ativa e sem queixas de voz. De qualquer forma, também não é porque um indivíduo tem um órgão idealisticamente "perfeito", se é que isso existe, que não está sujeito à descompensações de sua voz.
Então, porque a voz fica rouca na maioria das vezes durante o uso vocal?
O que precisa ficar claro para a população é que tanto a laringe idealisticamente normal quanto a laringe com alteração estrutural mínima podem descompensar com rouquidão, quando SUBMETIDAS A USO INCORRETO, OU A USO ABUSIVO OU A MAUS-TRATOS VOCAIS.

2 comentários:

Valery disse...

Adoro quando fico rouca pois quando isso ocorre, consigo falar sem o menor esforço. Minha voz falha demais, é baixa, não consigo falar alto ou gritar. O que mais me incomoda é quando tento falar e não consigo, mas quando fico rouca esse problema desaparece. Queria ficar rouca pra sempre!!!

"melzinha" disse...

Olá, fiz tireoidectomia total e estou rouca ainda vai fazer um mes que fiz minha cirurgia, tenho uma duvida. O que acontece se eu forçar a voz? Eu forcei muito hoje por exemplo e senti um pouco de dor e senti o local onde doia aquecido como se estivesse com febre so naquele local(lateral entre queixo e pescoço) eu falo muito rsrs ñ consigo ficar calada principalmente quando os amigos se reunem, tenho medo de gerar um problema por isso.

Grata!