VOZ DE PERFORMANCE: É a voz utilizada, profissionalmente ou não, em apresentações (Fala ou Canto)

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Reinaldo Kazuo Yazaki é médico otorrinolaringologista, CIRURGIÃO OTORRINO E CIRURGIÃO DE VOZ, CRM 107745, também pesquisador em Voz & Laringologia, tb dedicado à VOZ CANTADA, graduado na Escola Paulista de Medicina. Obteve Título de Médico-Residente Concursado, do Depto. de Otorrinolaringologia da Universidade Federal de São Paulo. Em exame teórico-Prático, obteve o Título de Especialista em OTORRINOLARINGOLOGIA em 2006, pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Tornou-se médico-colaborador totalmente voluntário e orientador-voluntário dos médicos-residentes da Universidade Federal de São Paulo, na área de Laringologia e Voz, Cirurgias de Voz e Câncer de Laringe, desde 2006 até 2011. Tem interesse especial por Voz Profissional e Cantada e Cirurgia Oto-Rino-Laringológica. Tem afinidade pela atuação em Cirurgia. Hoje, tem como principais atividades profissionais as cirurgias para a VOZ, das amígdalas, desvios de septo, especialmente em cantores, com experiência em TODAS as cirurgias otorrinolaringológicas, incluindo as de CANTORES profissionais. __reinaldoyazaki@yahoo.com___Consultório:11-9.83737503.

BARíTONO!!!

BARíTONO!!!
Saudades do CORAL UNIFESP !!!!

Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL

Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL
COMO AVALIAR O CANTOR LÍRICO E POPULAR EM 4 PASSOS: RUMO A UMA AVALIAÇÃO MAIS RACIONAL E DIRECIONADA PARA A QUEIXA DA VOZ CANTADA.

Coral Unifesp

Coral Unifesp
Espetáculo: " A era do rádio: 70 anos da Rádio Nacional": Casa lotada em vários dias de apresentação: + de 300 pessoas por dia!!!!!

sábado, 4 de abril de 2009

Sinusite crônica bacteriana pode causar distúrbio da voz?

Sim, porque a secreção que desce constantemente do nariz para a garganta é repleta de bactérias, substâncias inflamatórias, acidez, células da inflamação, o que pode ocasionar o inchaço e inflamação das pregas vocais, o que altera seu padrão vibratório e, portanto, pode desencadear rouquidão. Um fator agravante da sinusite crônica é a necessidade constante de pigarrear ou tossir, ambos considerados fatores de traumatismo na laringe, porque causam um contato brusco e explosivo das pregas vocais. Isso, não significa que devemos evitar o pigarro ou a tosse nestas condições, até porque são reflexos que protegem os pulmões dessas más secreções. O melhor a ser feito é descobrir se há a sinusite e tratá-la antes de causar tais danos vocais.

6 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, Doutor!
Meu nome é Thiago. Moro em Barbacena, interior de Minas Gerais. Onde trabalho em uma U.B.S., como administrador. Há um mês fui indicado a adiministrar durante duas semanas, de 12h em 12h, Amoxicila com Clavulanato de Potássio, 875mg, para o tratamento de uma suposta Sinusite. Não sei se o problema foi realmente resolvido. Pois não sentia e não sinto dores de cabeça, nem a face pesada. O que sinto, é que algo fecha minha glote, como uma secreção, causando um pigarro desagradável e, dificultando a boa dicção.
Na segunda-feira passada, ao acordar senti forte irritação na garganta e a sensação de escorrimento de secreção. Também, sempre pela manhã. ao tocir seco, solto plaquinhas verdes, que parecem estar abaixo da garganta e dificuldade ao falar.
Qual seria o tratamento mais eficaz para esse problema, doutor?
Obrigado pela atenção!
Um abraço!

Unknown disse...

Caro Dr. estou há 2 meses tentando me livrar de uma sinusite,acho que já é crônica,pelo que li e pesquisei,estou afônica,e meus olhos se avermelharam e segregam muco todo o tempo,o que faço? seria uma conjuntivite decorrente da infecção pela sinusite?

Unknown disse...

"Ola doutor, meu nome e samuel tenho 14 anos, e sou levita da minha igreja, participo de um coral, a mais ou menos 5 meses descobrir que tinha sinusite, eu não sabia!
Eu so sabia que eu era alergico a mudança de tempo, então o medico me falou , que por causa a minha alergia a mudança de tempo , obtive sinusite.
Estou muito preoucupado com a minha voz ela esta muito ruim, por causa do catarro , eu não consigo atinge certas notas, o que eu posso fazer para recuperar minha voz rapido, ou proteger a minha voz quando a minha sinusite atacar ?
Muito obrigado fique com Deus !!
Necessito bastante da sua resposta por que amo cantar !!
Samuel

Unknown disse...

Olá Doutor!!
Meu nome é Jô Pinheiro. Quero saber se os problemas que a sinusite causam na voz são irreversíveis, pois canto e ha 2 anos sinto que minha voz tem perdido a potencia e cada dia está mais rouca devido a sinusite. Amo cantar e quero restaurar minha voz. É possível? E se é possível a quem devo procurar?
Obrigada e um abraço
Meu email: jopinheiroleao@hotmail.com

Unknown disse...

Bom dia Doutor.....fiz uma cirurgia da retirada da Tireoide no dia 30 de agosto....uns dias antes da cirurgia começou uma tosse chata.....após a cirurgia continuei tossindo, a minha corda vocal esquerda paralisou....estou fazendo fono já a 2 meses e minha voz melhorou 20%.....fui no otorrino a 1 mes e ele me receitou antibiotico pois disse que estava com sinusite....ainda sinto que tenho muita secreção, tenho a tosse ainda e to ficando muito irritada pois preciso da minha voz para trabalhar....não quero sair pois todos os ambientes sao barulhentos e as pessoas nao me escutam, aí tenho que forçar e perco mais a voz...será que o antibiotico não foi suficiente? quanto tempo de fono ainda terei que fazer? meu email marafachin@yahoo.com.br

Unknown disse...

Boa noite doutor,meu nome e Ricardo, há um mês estou rouco fui ao otorrino e ele diaguinosticado sinusite crônica. Tem cinco dias q estou tomando antibiótico e ainda continuo rouco. Será q vou ter q procurar um fonodiologo?