Ainda bem, cirurgia é o único tratamento possível para problemas de voz em uma parcela mínima dos pacientes.
O ideal mesmo é prevenir os problemas de voz, valorizando alterações vocais mínimas desde o início dos primeiros sintomas, principalmente se vc for um indivíduo que usa a voz como meio de trabalho, ou seja, se vc é um profissional da voz.
Mas, para detectar alterações sutis e pequenas nas cordas vocais, não vale fazer o exame endoscópico que passa pelo nariz (fibra), pois a chance de conseguir visibilizar a causa desta alteração será pequeníssima, por causa da pequena imagem e definição ruim.
Então, informe-se onde há e procure um profissional que realize a VÍDEO-ESTROBOSCOPIA OU VÍDEO-LARINGO-ESTROBOSCOPIA, e que lhe grave o exame numa mídia DVD, para que vc possa ter o registro de sua laringe naquele momento de dificuldades. Dessa forma, terá como comprovar que houve melhora na comparação com exames futuros.
Digo isso porque é extremamente comum nossos pacientes virem de exames que não evidenciaram alguma alteração quando, na verdade, havia alguma alteração mas não tinha sido vista por causa do uso de aparelhagem que não é adequada para ver alterações sutis.
No tratamento da voz, o melhor é PREVENÇÃO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário