O professor de canto possui uma audição apuradíssima, que lhe possibilita sentir alterações vocais em seus alunos antes mesmo que estes sintam quaisquer sintomas. Sintomas como ar na voz, quebras nos agudos, ar na região da 2ª passagem, metalização extrema, falta de resistência na voz, dores na região da frente do pescoço, esforço vocal, perdas da voz, entre outros, estão entre as queixas mais frequentes.
Por isso, o bom professor de canto também trabalha com médicos especialistas em voz, pois também sabe que a prevenção é o melhor em se tratando de voz cantada.
A detecção precoce da causa de problemas da voz permite que o aluno muitas vezes continue a frequentar as aulas, pois há o caráter benéfico dos exercícios dados pelos professores, principalmente quando os mesmos já trabalharam com algum aluno rouco (na voz cantada).
Embora haja ainda profissionais que retardam a indicar tal avaliação, muitas vezes prejudicando a continuação do próprio aluno nas aulas de canto, no longo prazo. Ou, ainda, criando estigmas quanto ao seu trabalho junto a outros alunos.
Isso é muito comum nas queixas do dia-a-dia, então evitemos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário