"Voz falada e voz cantada são uma unicidade no cantor. Os graves da fala devem pertencer, em grau de contato glótico, aos graves da tessitura cantada que, por sua vez, devem assemelhar-se neste mesmo contato, aos agudos e sobreagudos da mesma.
Quebras ou má qualidade de 1a passagem ou 2a passagem no canto, ambas, vêm quase sempre acompanhadas de vozes faladas muito eloquentes, fortes e eficientes. Este peso todo se transpõe para as outras 13 notas mais agudas e não permite mesclar registros em prol de um canto com menos esforço.
A CULPA É DA FALA? Não, NA MINHA OPINIÃO, não se pode culpar a fala ou o canto, afinal, se a fonoterapia trabalhar somente as 5 notas musicais da fala, de dentro de uma parte pequena da tessitura, provavelmente, A DIFICULDADE NÃO SE SANARÁ. Homogeneidade de 18 notas é necessária no cantor. 18 notas deverão ser trabalhadas, para o equilíbrio dessa voz.
Essa é minha experiência em relação à valorização de culpa em vozes cantada ou falada. AMBAS são uma única. A principal causa de falha de outros tratamentos antes de chegar às nossas equipes de tratamento vocal, foi trabalhar somente a voz falada, qdo na verdade, homegeneidade era a necessidade." (RY)
DR. REINALDO YAZAKI CRM 107745 PROMOVE CUIDADOS: AO CANTO E VOZ CANTADA, VOZ PROFISSIONAL FALADA, TEATRO MUSICAL, POPROCK E LÍRICOS, PROFISSIONAIS E AMADORES/ALUNOS. OTORRINOLARINGOLOGIA GERAL APLICADA À VOZ DE PERFORMANCE OU ARTÍSTICA/// Consultório 1: SÃO PAULO: ao lado do Metrô Sta. Cruz //// Consultas de URGÊNCIA em Otorrinolaringologia e dirigida para VOZ Profissional ou de Performance //// Email//Contato//Informações de Contato: reinaldoyazaki@yahoo.com/ 011-9.8373-7503///2597-7202
VOZ DE PERFORMANCE: É a voz utilizada, profissionalmente ou não, em apresentações (Fala ou Canto)

- Dr. Reinaldo Yazaki - Otorrinolaringologista
- São Paulo, São Paulo, Brazil
- Reinaldo Kazuo Yazaki é médico otorrinolaringologista, CIRURGIÃO OTORRINO E CIRURGIÃO DE VOZ, CRM 107745, também pesquisador em Voz & Laringologia, tb dedicado à VOZ CANTADA, graduado na Escola Paulista de Medicina. Obteve Título de Médico-Residente Concursado, do Depto. de Otorrinolaringologia da Universidade Federal de São Paulo. Em exame teórico-Prático, obteve o Título de Especialista em OTORRINOLARINGOLOGIA em 2006, pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Tornou-se médico-colaborador totalmente voluntário e orientador-voluntário dos médicos-residentes da Universidade Federal de São Paulo, na área de Laringologia e Voz, Cirurgias de Voz e Câncer de Laringe, desde 2006 até 2011. Tem interesse especial por Voz Profissional e Cantada e Cirurgia Oto-Rino-Laringológica. Tem afinidade pela atuação em Cirurgia. Hoje, tem como principais atividades profissionais as cirurgias para a VOZ, das amígdalas, desvios de septo, especialmente em cantores, com experiência em TODAS as cirurgias otorrinolaringológicas, incluindo as de CANTORES profissionais. __reinaldoyazaki@yahoo.com___Consultório:11-9.83737503.
BARíTONO!!!
Saudades do CORAL UNIFESP !!!!
Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL

COMO AVALIAR O CANTOR LÍRICO E POPULAR EM 4 PASSOS: RUMO A UMA AVALIAÇÃO MAIS RACIONAL E DIRECIONADA PARA A QUEIXA DA VOZ CANTADA.
Coral Unifesp

Espetáculo: " A era do rádio: 70 anos da Rádio Nacional": Casa lotada em vários dias de apresentação: + de 300 pessoas por dia!!!!!
domingo, 24 de março de 2013
terça-feira, 11 de dezembro de 2012
COMO TENHO ESCRITO AQUI ALGUMAS VEZES, vejam o que encontrei nas palavras do Dr. GERRIT WOHLT, MD, médico alemão de Berlim/Viena, dedicado à Medicina das Artes Vocais, experientíssimo com vozes líricas de alta performance, leiam:
"When singers develop acute illnesses, the voice doctor is often called to the scene to cure a performer within a few hours, if possible. This is often not possible due to the slow metabolic processes of the vocal folds.
In this regard, the previously often used “larynx injection” should be warned against. This is an installation of decongestant medications, often with the addition of a local anesthetic. The anesthetizing effect of this medication causes the performers to partly lose kinesthetic control of their voice and for the most part encourages them to use a disproportionately strong voice, which due to the disorder would normally have been perceived by them as painful or inappropriate.
In this way, inflammatory states can be masked and the development of phonation thickenings promoted.
When in doubt, the artist is always better advised to cancel a performance rather than run the risk of developing severe inflammation or even phonation thickenings.
Likewise, the so-called “cortisone injection” shortly before performing must be strictly advised against. Acute vocal disorders in singers mostly develop due to viral or bacterial inflammation.
The cortisone injection does temporarily suppress the concomitant inflammatory symptoms (redness, swelling, heat), but does not treat the actual cause of the dysphonia.
As a result, the singer is induced to vocalize too intensely and risks delayed regeneration as well as the development of vocal fold nodules.
However, as a decongestant drug for treating vocal fold inflammation, cortisone has frequently proved itself. However, the voice should continue to be consciously protected."
domingo, 11 de novembro de 2012
O que é FENDA GLÓTICA? É sempre sinal de doença? Existe algum procedimento médico para auxiliar no seu fechamento?
Possuímos duas pregas vocais que estão atrás do pomo-de-Adão, que se afastam para que respiremos e se juntam para que vocalizemos ou engulamos algum alimento.
Para que ocorra voz eficiente, ou seja, que se produza facilmente com a mínima quantidade de ar que sobe dos pulmões até as cordas, há necessidade de contato vocal completo, de toda a parte voltada para o meio, afim de que se aproveite todo o ar para vibrar estas estruturas. Seria o equivalente aos lábios da boca ao iniciarem vibrações feitas para exercícios ou brincadeiras, em que se houver escapes maiores não os conseguimos vibrar.
A FENDA GLÓTICA é, logo, o espaço que permanece entre as pregas vocais, mesmo durante a fonação, e que noz faz perder um pouco do ar que seria útil para iniciar ou manter a vibração das pregas vocais. Esta dita fenda pode ser VOLUNTÁRIA, quando auto-criamos esta abertura para fins estéticos ou artísticos na voz, ou INVOLUNTÁRIA, quando mesmo que queiramos NÃO SE É POSSÍVEL FECHÁ-LA, mesmo algumas vezes com esforço.
É nesta última que mora o DESCONFORTO, pois temos necessidade de descobrir porque ocorre, com diagnóstico MÉDICO, por meio da LARINGOSCOPIA. Pode ter inúmeras causas, dentre outras, os CALOS, os PÓLIPOS, os CISTOS, os TRAUMATISMOS NAS PREGAS VOCAIS, HEMATOMAS e até PARALISIAS de uma das cordas. Muito comum agora e também causa de fenda, com o envelhecimento da população brasileira, está sendo a PRESBIFONIA (Presbi= envelhecimento, Fonia= voz), que é a voz típica dos idosos, mas que se apresentam com queixa de voz.
Outras CAUSAS, ainda, dentre várias outras, são as condições em que há menos tecido disponível para juntar as cordas, por causa de cirurgias, irradiações, dentre outros.
A FENDA GLÓTICA causa ao ouvinte a sensação de uma bexiga esvaziando-se durante a vocalização e, por causa disso, muitas vezes obriga o indivíduo a respirar mais vezes durante a mesma, além de quase sempre levá-lo a um quadro de esforço de aperto na garganta, a hiperconstrição, para que consiga de alguma forma produzir alguma voz mais inteligível e projetável. Isto cansa tanto os músculos da respiração quanto os músculos que circundam a laringe, levando muitas vezes à FADIGA VOCAL.
FENDA GLÓTICA NÃO É DIAGNÓSTICO, É A CONSEQUÊNCIA DE ALGUM DIAGNÓSTICO, QUE IMPACTA A FUNÇÃO VOCAL.
O tratamento dessas condições que geram as FENDAS É VARIADO.
MUITO EM VOGA, atualmente, estão as reposições ou AUMENTOS DE VOLUME nas pregas vocais, por meio de SUBSTÂNCIAS VISCOSAS variadas em forma de GÉIS. Estes são aplicados dentro das cordas vocais, com o paciente acordado/consciente e sob ação de Anestesia em Spray de Lidocaína, com uso de pinças especiais e vídeo. Geralmente, tudo é feito pela boca junto com a LARINGOSCOPIA. PERMITEM, geralmente, QUE O PACIENTE FALE MELHOR LOGO AO FIM DO PROCEDIMENTO, sem mudar o equilíbrio fino da ação dos músculos que auxiliam na fonação e SEM necessidade de repouso vocal após o mesmo. O paciente, em geral, pode falar o quanto quiser assim que termina o procedimento. A duração do procedimento é de 10 minutos, entre anestesia com inalação e injeção. E volta para casa, na maioria das vezes, já falando melhor.
domingo, 30 de setembro de 2012
International CV
1. Name: Reinaldo Kazuo Yazaki
2. Birth: 30/08/1976
3. Age: 36 years
4. Brazilian nationality
5. Speaks fluently: English, Portuguese, Spanish and Understands Japanese language
6. Profession: Medical doctor, General Otorhinolaryngologist-Surgeon, also dedicated to Laryngology/Phonosurgery
7. Graduation: FEDERAL UNIVERSITY OF SAO PAULO (1997-2002)
8. Medical Residency: FEDERAL UNIVERSITY OF SAO PAULO (2003-2006)
9. Specialization in Laryngology/Phonosurgery: FEDERAL UNIVERSITY OF SAO PAULO (2006-2008)
10. Master's Sciences: FEDERAL UNIVERSITY OF SAO PAULO (2008-2010), in proces. "Membranous Glottal Anteroposterior Proportion After Performance of Low and High tones During Singing, in Choral Singers"
11. General Otorhinolaryngology Practice (Surgical and Clinical): Public attention since 2008, until today, with continued contact with general specialty practice. Responsible for the Otorhinolaryngological Section of Endoscopy in a Diagnostic Medicine lab, since 2008, where he has performed around 100 laryngeal or nasal endoscopies and stroboscopies per month, for referring ENT doctors.
12. Private Office: 80% patients are professional voice users, mainly Performers. Experience of more than 2.000 ENT surgeries from 2007-2011.
13. Medline publications:
a. Modifications of vestibular fold shape from respiration to phonation in unilateral vocal fold paralysis.
Steffen N, Vieira VP, Yazaki RK, Pontes P.
J Voice. 2011 Jan;25(1):111-3. Epub 2010 Mar 17.
b. The difficult management of patients with respiratory segmental dystonia.
De Biase NG, Pontes PA, Santos VJ, Vieira VP, Zambonato P, Yazaki RK.
Braz J Otorhinolaryngol. 2007 Mar-Apr;73(2):278-83.
PMID:
17589739 [PubMed - indexed for MEDLINE]
c. Vestibular fold configuration during phonation in adults with and without dysphonia.
Nemetz MA, Pontes PA, Vieira VP, Yazaki RK.
Braz J Otorhinolaryngol. 2005 Jan-Feb;71(1):6-12. Epub 2006 Jan 2.
PMID:
16446884 [PubMed - indexed for MEDLINE]
d. Vestibular folds configuration in vocal nodule.
Tuma J, Brasil OO, Pontes PA, Yasaki RK.
Braz J Otorhinolaryngol. 2005 Sep-Oct;71(5):576-81. Epub 2006 Mar 31.
PMID:
16612517 [PubMed - indexed for MEDLINE]
e. [Hyperthyroidism related to McCune-Albright syndrome: report of two cases and review of the literature].
Sallum AC, Leonhardt FD, Cervantes O, Abrahão M, Yazaki RK.
Arq Bras Endocrinol Metabol. 2008 Apr;52(3):556-61. Review. Portuguese.
PMID:
18506282 [PubMed - indexed for MEDLINE]
14. Congresses, Symposiums: Has attended around 05 five international congresses per year, on his own expenses. Is a repetitively invited lecturer of his national congresses of Otolaryngology (twice a year, since 2011), on the field of Laryngology.
15. Scientifical Interest: Phonosurgery and Pathophysiology of Singing Voice, High Speed Camera, Biological Prosthesis
16. Scientific purpose academic visitations: Marc Remacle's Belgium Service (2009), Ian Olofsson's and John Heimdal's Norwegian Service (2009), Tadews Nawka's Berliner Service (2009).
17. Plans to undergo Doctorship Program in the Future
18. Needs to see more developed ENT technology
19. Needs to see experienced physicians in work to develop new ideas
20. Needs to discover ways to prevent professional dysphonias
21. Has written 2-3 book chapters about Laryngology Topics since 2009
22. Has taken part of some Magazine Articles in General Otorhinolaryngology (Twice a year, since 2009)
Pregas vocais branquinhas e retinhas na minha última laringoscopia, mas tenho ROUQUIDÃO DEPOIS DE SHOWS OU PERDA DE QUALIDADE NA VOZ. O que fazer?
Em Voz Cantada, nem sempre a Forma diz respeito à Função, ou seja, nem sempre o funcionamento é ditado pelo formato dos órgãos de aparência normal. Nesta, o MOVIMENTO da laringe é mais importante do que a Forma, pois este pode levar a alterações neste formato de tamanhos maiores que, sim, trarão as queixas de voz. O tendão de um atleta de ponta pode estar inflamado, mas o formato do órgão está preservado na foto promocional. Na voz, ocorre o mesmo, devemos buscar o PROVÁVEL MECANISMO DE LESÃO, mesmo quando a FOTO da laringe parece normal. Portanto, se há queixa de voz, não se contentem com a normalidade da FOTO das pregas vocais. DISFONIAS FUNCIONAIS têm diagnósticos esmiuçados que, se descobertos pelo médico otorrino dedicado à voz, anteciparão o desaparecimento da queixa ao serem tratados por fonoaudióloga. Toda disfonia causada por função equivocada é CONSIDERADA FATOR PRÉ-LESÃO DE PREGAS VOCAIS. (RY)
domingo, 23 de setembro de 2012
Ainda que NÃO seja superior à ESTROBOSCOPIA, aqui deixo outro exemplo da HIGH SPEED, pois Ciência, apesar de nem sempre aplicável à prática, é COOL!
Aqui um outro exemplo de VOZ COM DRIVE, onde é possível ver a onda da mucosa se formar nas falsas pregas vocais, que estão logo acima das verdadeiras pregas vocais. AMAZING!
OBS: PARA SE TER UMA IDÉIA, essa emissão durou no máximo 02 segundos!!!
- Reinaldo Yazaki PERGUNTA A SER FEITA: QUANTO QUE ISSO ADICIONARÁ ÀS ESTRATÉGIAS DE FONOTERAPIA?
- Reinaldo Yazaki SERÁ QUE VALERÁ A PENA, VISTO QUE HÁ VÁRIAS MANEIRAS DIFERENTES DE EMITIR UM MESMO GRUPO DE TONS MUSICAIS?
- Reinaldo Yazaki SE ESTAMOS FALANDO DE AJUSTES, VCS ACHAM QUE O EXAME FEITO PELA BOCA (HIGH SPEED SEMPRE ASSIM É FEITO) PERMITE VERIFICAR POSTURAS REAIS DA LARINGE E DO TRATO VOCAL, JÁ QUE A LÍNGUA ESTÁ INVARIAVELMENTE PRESA PELOS DEDOS DO MÉDICO?3 minutes ago · Edited · Like
- Reinaldo Yazaki POR ISSO, nem tudo o que reluz é ouro, vamos aguardar as pesquisas para ver se vale a pena!
Câmera de Alta Velocidade OU Estroboscopia, qual é melhor???
Aqui deixo um exemplo de VÍDEO ORIGINADO DE CÂMERA DE ALTA VELOCIDADE (HIGH SPEED) PARA LARINGOSCOPIA, oriundo de um Kay-Pentax, colorido, cuja APLICAÇÃO serve primordialmente para vozes que não tem regularidade de vibração e não sincronizam com a Estroboscopia, que é AINDA o MELHOR EXAME para verificar ESTRUTURA+VIBRAÇÃ0 das pregas vocais.
High-Speed PECA (de Pecado!!!) por avaliar SOMENTE alguns SEGUNDOS de UM ÚNICO TIPO DE EMISSÃO, dentre vários tipos que podem ser feitos para uma mesma tarefa vocal. Avaliar um cantor com isso LEVARIA UMA SEMANA PARA CADA CANTOR.
LOGO, creio que será interessante para a Pesquisa e aguardo ansiosamente a descoberta de sua real aplicabilidade clínica para INVESTIR os 100 mil dólares..!!! Rsrsrs!
High-Speed PECA (de Pecado!!!) por avaliar SOMENTE alguns SEGUNDOS de UM ÚNICO TIPO DE EMISSÃO, dentre vários tipos que podem ser feitos para uma mesma tarefa vocal. Avaliar um cantor com isso LEVARIA UMA SEMANA PARA CADA CANTOR.
LOGO, creio que será interessante para a Pesquisa e aguardo ansiosamente a descoberta de sua real aplicabilidade clínica para INVESTIR os 100 mil dólares..!!! Rsrsrs!
sábado, 22 de setembro de 2012
"FATORES DE QUEBRA e INSUCESSO DE REPOUSO VOCAL RELATIVO"
Da Série DICAS DE SAÚDE VOCAL DO DR. REINALDO YAZAKI:
"FATORES DE QUEBRA e INSUCESSO DE REPOUSO VOCAL RELATIVO" (Aquele em que se pode falar o estritamente necessário):
1. Voz projetada para mais de MEIO metro
2. Quaisquer conversas em ambiente com Qualquer Ruído
3. Excesso de Força ou Frequência de Pigarro ou Tosse ou Vômito
4. Voz muito grave ou grossa
5. Tempo de uso de voz maior do 20% do que seria usado normalmente em 24 horas
6. Sintomas como Ardor/Dor/Piora/Esforço com o uso de Qualquer Vocalização.
COMUNIQUE O MÉDICO SE HOUVER SINTOMAS.
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
domingo, 16 de setembro de 2012
Meus cuidadores disseram que devo mudar totalmente minha voz...???
"O artista ou performer vocalmente completo detém várias vozes, desde saudáveis até não-saudáveis. A otorrino dedicada à voz artística e a fonoaudiologia auxiliam na descoberta das saudáveis e alerta para os cuidados nas não-saudáveis. Voz de sucesso não pode ser muito mudada, nenhum caminho vocal de mudança deve ser sem retorno, cada aprendizado é um novo instrumento artístico, que será utilizado pelo Performer, segundo sua liberdade artística. Mas agora com a noção do quanto e do como." (reinaldo yazaki)
sábado, 15 de setembro de 2012
DICA IMPORTANTE DE SAÚDE DE VOZ CANTADA sobre a Avaliação MÉDICA ANUAL para Cantores ou Performers Populares ou Clássicos?
DICA IMPORTANTE DE SAÚDE DE VOZ CANTADA, aos Cantores, EXPLICANDO O PORQUÊ de INDICARMOS A AVALIAÇÃO ANUAL DAS PREGAS VOCAIS E DO TRATO VOCAL NOS PERFORMERS POPULARES/CLÁSSICOS:
"NÃO DEMOREM PARA VERIFICAR A CAUSA DE SUA ROUQUIDÃO OU DIFICULDADES NOS SEUS AGUDOS, POIS PEQUENAS LESÕES NAS PREGAS VOCAIS PODEM SOFRER ADAPTAÇÃO REALIZADA POR AJUSTES FONATÓRIOS, ESCONDENDO A QUEIXA E A LESÃO, QUE PODERÁ VOLTAR À TONA, SEMPRE PIOR, EM MOMENTOS DE MAIOR DEMANDA E NECESSIDADE DE VOZ DE BOA QUALIDADE."
Neste ano de 2012, houve 3 diagnósticos de lesões, quando os cantores achavam que era SOMENTE refluxo.
"NÃO DEMOREM PARA VERIFICAR A CAUSA DE SUA ROUQUIDÃO OU DIFICULDADES NOS SEUS AGUDOS, POIS PEQUENAS LESÕES NAS PREGAS VOCAIS PODEM SOFRER ADAPTAÇÃO REALIZADA POR AJUSTES FONATÓRIOS, ESCONDENDO A QUEIXA E A LESÃO, QUE PODERÁ VOLTAR À TONA, SEMPRE PIOR, EM MOMENTOS DE MAIOR DEMANDA E NECESSIDADE DE VOZ DE BOA QUALIDADE."
Neste ano de 2012, houve 3 diagnósticos de lesões, quando os cantores achavam que era SOMENTE refluxo.
terça-feira, 11 de setembro de 2012
Qualquer um pode Cantar? Como funciona a voz?? Como acontece o canto?
Texto de Reinaldo Yazaki.
NO
SIGNIFICADO DE CAPACIDADE ESPECIAL E TALENTO, O ATO DE CANTAR PODE
SER VISTO COMO UM DOM DE QUALQUER INDIVÍDUO QUE DETÉM TRÊS OUTRAS
CAPACIDADES: BOA AUDIÇÃO E DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA DAS NOTAS
MUSICAIS, DOMÍNIO DO PROCESSO DE VOCALIZAÇÃO PARA ATINGIR ESTAS
MESMAS NOTAS MUSICAIS E COORDENAÇÃO MOTORA. SEGURAMENTE, PODE-SE
DIZER QUE É ALGO APRENDIDO, JÁ QUE NÃO VEMOS BEBÊS CANTANDO AO
NASCER E QUE CANTAR É ALGO MUITO MAIS COMPLEXO QUE FALAR.
OS
PULMÕES FUNCIONAM COMO O FONTE DO AR QUE DESENCADEIA A VIBRAÇÃO
SONORA. AS PREGAS VOCAIS SÃO A FONTE DE VIBRAÇÃO SONORA NAS
DIVERSAS FREQUÊNCIAS OU NOTAS MUSICAIS. AS CAVIDADES DE RESSONÂNCIA
DA FARINGE, CAVIDADE ORAL, NASAL, SEIOS PARANASAIS E TÓRAX MODIFICAM
OU AMPLIFICAM OS SONS. DIFERENTEMENTE DE OUTROS INSTRUMENTOS MUSICAIS
CRIADOS PELO HOMEM, ENTRETANTO, A PRODUÇÃO DA VOZ CANTADA É MUITO
MAIS COMPLEXA DO QUE ESTES TRÊS COMPONENTES BÁSICOS QUE REGEM OS
INSTRUMENTOS FABRICADOS. É UMA INTERAÇÃO DINÂMICA ENTRE O TRATO
VOCAL, ABDOME, MÚSCULOS DIAFRAGMA E INTERCOSTAIS, SISTEMA
MÚSCULOESQUELÉTICO E SISTEMA PSICONEUROLÓGICO. TODOS ESTES DEVEM
ESTAR EM PLENO E PERFEITO FUNCIONAMENTO, NUM PADRÃO EXTREMAMENTE
COORDENADO PARA PRODUZIR COM EXATIDÃO O SOM DESEJADO. NA REALIDADE,
PODE-SE DIZER QUE TODOS OS MÚSCULOS DO CORPO PODEM, ATÉ CERTO
PONTO, ESTAR ENVOLVIDOS NA PRODUÇÃO DA VOZ CANTADA.
A
FONTE SONORA DA PRODUÇÃO VOCAL SÃO AS PREGAS VOCAIS. ESTE SOM SERÁ
TRABALHADO PELAS CAVIDADES QUE ESTÃO SITUADAS ENTRE AS PREGAS VOCAIS
E OS LÁBIOS, NUM TÚNEL EM FORMA DE “L” QUE FORMAM O TRATO VOCAL
(RESSONÂNCIA E REFLEXÃO SONORAS). É UMA ATIVIDADE QUE ENVOLVE
MUITÍSSIMA ATIVIDADE NEUROCOGNITIVA, QUE PASSA POR MEMÓRIA, EMOÇÃO,
ATUAÇÃO, CONTROLE DE MOVIMENTOS FINOS DE 22 MÚSCULOS QUE REGEM O
ÓRGÃO DA VOZ QUE É A LARINGE, EM DUAS PREGAS VOCAIS DE 1,5 A 2,3
CM DE COMPRIMENTO (FONTE VIBRATÓRIA) QUE NECESSITAM DE DIVERSOS
GRAUS DE ESTIRAMENTO OU RIGIDEZ EM CONSTANTE EQUILÍBRIO, ACOPLADOS À
ADEQUADA RESPIRAÇÃO TÓRACICA E PULMONAR (FONTE DE AR).
AS
PREGAS VOCAIS MOVIMENTAM-SE POR MEIO DAS ARTICULAÇÕES
CRICOARITENÓIDEAS, CONSIDERADAS AS MAIS COMPLEXAS DO ORGANISMO, POR
REALIZAREM TODOS OS TIPOS DE MOVIMENTO: ELEVAÇÃO, DESLIZAMENTO E
ROTAÇÃO. ESTES MOVIMENTOS DE APROXIMAÇÃO JUNTO DA LINHA MÉDIA E
SEU AFASTAMENTO SÃO FINAMENTE REGULADOS POR AJUSTES DOS MÚSCULOS
LARÍNGEOS QUE RODEIAM ESTAS ARTICULAÇÕES. DOIS OUTROS PARES DE
MÚSCULOS, O TIREOARITENÓIDEO E O CRICOTIREÓIDEO, REGULAM A
VARIAÇÃO DA FREQUÊNCIA VOCAL, OU SEJA, GRAVES, INTERMEDIÁRIOS E
AGUDOS. ESTES, PODEM ATUAR TANTO DE FORMA ANTAGÔNICA (GRAVE-AGUDO),
QUANTO AGÔNICA (REFORÇO DE TODAS AS NOTAS DA VOZ). A CAPACIDADE DE
PRODUZIR TAMANHA VARIAÇÃO DE NOTAS MUSICAIS PRESSUPÕE QUE A
VIBRAÇÃO CORDAL OCORRA MAIS RAPIDAMENTE QUE A CONTRAÇÃO MUSCULAR.
PARA ISSO, FORÇAS AERODINÂMICAS NECESSITAM SER MODIFICADAS PARA
PERMITIR A REGULARIDADE DESTA VIBRAÇÃO RÁPIDA, DE FORMA
COORDENADA. (TEORIA MIOELÁSTICA-AERODINÂMICA DA FONAÇÃO, VAN DE
BERG, 1958).
POR ISSO, OS TECIDOS DAS PREGAS VOCAIS NECESSITAM DE
MÚSCULO-ELASTICIDADE PARA DEFORMAREM DE FORMA CONTROLADA COM A
CONTRAÇÃO MUSCULAR. PARA ISSO, EXISTE UM SISTEMA DE CAMADAS
ESPECIALIZADAS DESLIZANTES NAS PREGAS VOCAIS DE SERES HUMANOS, QUE É
CONSIDERADO ÚNICO NA ESCALA FILOGENÉTICA.
O PRINCÍPIO BÁSICO
DA PRODUÇÃO VOCAL COMEÇA COM O CONTATO DAS PREGAS VOCAIS NA LINHA
MÉDIA, FECHANDO A GLOTE. CONFORME O AR PASSA ENTRE AS PREGAS VOCAIS,
SEUS TECIDOS INICIAM MOVIMENTO OSCILATÓRIO COM A EXPULSÃO DE AR
PROVENIENTE DOS PULMÕES. PELO ACÚMULO SUBSEQUENTE DE AR ABAIXO DAS
PREGAS VOCAIS COM A GLOTE SEMICERRADA, OCORRE AUMENTO DA PRESSÃO
SUBGLÓTICA, QUE ENTÃO VENCE A RIGIDEZ DE FECHAMENTO GLÓTICO,
DEFORMANDO-AS E EMPURRANDO-AS PARA OS LADOS, AFASTANDO-AS DA LINHA
MÉDIA. CONFORME O AR PASSA ENTRE AS PREGAS, A PRESSÃO SUBGLÓTICA
CAI DRASTICAMENTE, O QUE ENTÃO PERMITE QUE A RIGIDEZ MUSCULAR DA
GLOTE PASSE A PREPONDERAR, LEVANDO AS PREGAS PARA UM NOVO CONTATO,
COM AUXÍLIO DO EFEITO DE BERNOULLI, QUE RESULTA DO “VÁCUO
TRANSITÓRIO” ENTRE A PASSAGEM DE PULSOS DE AR. DESSA FORMA, A
PRESSÃO SUBGLÓTICA AUMENTA NOVAMENTE E O CICLO SE FECHA. ISSO PODE
OCORRER MÚLTIPLAS VEZES A CADA SEGUNDO, PERMITINDO QUE A LARINGE
HUMANA PRODUZA VIBRAÇÕES OU UMA FREQUÊNCIA DE ATÉ 2.500 CICLOS
POR SEGUNDO EM ALGUNS CANTORES.
PODEMOS
INTERPRETAR A VOZ HUMANA COMO UM CONJUNTO DE NOTAS MUSICAIS E CADA
UMA DESTAS REPRESENTA UMA DETERMINADA FREQUÊNCIA VOCAL, OU SEJA, UM
NÚMERO DE VEZES POR SEGUNDO EM QUE OCORRE A SUA VIBRAÇÃO. TAL COMO
UM INSTRUMENTO MUSICAL DISTINTO DIFERE DO OUTRO, PESSOAS DIFERENTES
POSSUEM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E ANATÔMICAS QUE DETERMINAM
DISTINTOS ÓRGÃOS E, LOGO, DIFERENTES VOZES. PORTANTO, MESMO QUANDO
DUAS PESSOAS DIFERENTES OU DOIS INSTRUMENTOS DISTINTOS PRODUZEM UMA
MESMA FREQUÊNCIA OU NOTA MUSICAL, SABEMOS DISCERNIR CARACTERÍSTICAS
QUE LHES DÃO IDENTIDADE, OU ATÉ PRODUZEM AFEIÇÃO OU OJERIZA. A
ESTE CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS QUE DETALHAM UMA VOZ, DENOMINA-SE
TIMBRE.
A
DIFERENÇA INTERPESSOAL DO TIMBRE VOCAL RELACIONA-SE A COMPOSICÃO,
POSTURA E CONFIGURAÇÃO DA LARINGE E DO TRATO VOCAL, QUE SÃO,
RESPECTIVAMENTE, O ÓRGÃO CONSIDERADO A FONTE SONORA, E O CONJUNTO
DE CAVIDADES E TUBOS PELOS QUAIS O SOM PASSA, SOFRENDO MARCANTES
MODIFICAÇÕES FÍSICAS E RESSONANTAIS, QUE ORIGINARÃO O PRODUTO
FINAL, QUE É A VOZ.
NAS
PREGAS VOCAIS, PODEMOS UTILIZAR AJUSTES DE ALONGAMENTO QUE DETERMINAM
VOZES MAIS AGUDAS/ALTAS E ENCURTAMENTO, QUE SE RELACIONAM A VOZES
MAIS GRAVES/BAIXAS. PODEMOS, TAMBÉM, DETERMINAR VOZES MAIORES OU
MENORES, SEGUNDO GRAU DE CONTATO E ATRITO ENTRE AS PREGAS VOCAIS, POR
PERMITIRMOS MAIOR TEMPO DE CONTATO, DANDO VÁRIAS POSSIBILIDADES DE
VOLUME EM DECIBÉIS PARA ESTA VOZ. O ATO DO CANTO PODE SER
INTERPRETADO COMO UMA ATIVIDADE FÍSICA DESTE ÓRGÃO, QUE
MOVIMENTA-SE COM MAIOR OU MENOR AGILIDADE, COMO O BRAÇO OU A PERNA,
CONFORME O COMANDAMOS.
COMO
EM QUALQUER INSTRUMENTO MUSICAL, A VOZ POSSUI UMA EXTENSÃO E UMA
TESSITURA EM NOTAS MUSICAIS. ENQUANTO NA EXTENSÃO TEMOS TODAS AS
NOTAS MUSICAIS PASSÍVEIS DE PRODUÇÃO POR INDIVÍDUO, NA TESSITURA
TEMOS SOMENTES OS SONS BELOS E ENCANTADORES. CADA UM NASCE COM A
POSSIBILIDADE DE CANTAR COM MAIS BELEZA E FACILIDADE CERCA DE 14
NOTAS MUSICAIS OU DUAS OITAVAS. ALGUNS PODEM CANTAR MAIS AGUDOS OU
MAIS GRAVES QUE OUTROS, MAS IGUALMENTE BONITOS. ESTA DIFERENÇA
TAMBÉM SE FAZ PRESENTE SEGUNDO O SEXO E A IDADE. SEGUNDO
CLASSIFICAÇÃO DE VOZES LÍRICAS OU CLÁSSICAS FEITAS PELOS
PROFESSORES DE CANTO LÍRICO, NASCEMOS E CRESCEMOS COM A
POSSIBILIDADE DE TER UMA ÚNICA, SEJA DE BAIXO, BARÍTONO OU TENOR,
PARA HOMENS E DE CONTRALTO, MEIO-SOPRANO E SOPRANO, PARA AS MULHERES.
HÁ PESSOAS QUE PODEM EMITIR MAIS QUE 14 NOTAS, MAS QUE NÃO SÃO
COMUNS. JÁ DENTRO DO CANTO POPULAR, NÃO RARO ESTES CANTORES
CONSEGUEM CANTAR MAIS QUE 14 NOTAS, JÁ QUE O AJUSTE LARÍNGEO E DE
TRATO VOCAL O PERMITE, SENDO POR ISSO QUE NÃO CABE, CONCEITUALMENTE,
A CLASSIFICAÇÃO APLICADA AOS LÍRICOS.
ESTES
TUBOS SÃO ELÁSTICOS E MOLDÁVEIS PELAS CONTRAÇÕES DOS MÚSCULOS
QUE OS COMPÕEM, PODENDO ALONGAR, DEIXANDO O SOM MAIS OBSCURO OU
ARREDONDADO, OU ENCURTAR, DEIXANDO-O MAIS BRILHANTE E ABERTO OU ATÉ
METÁLICO. DA MESMA FORMA, PODEMOS UTILIZAR EM DIFERENTES GRAUS A
PASSAGEM DO SOM AO NARIZ, DANDO OUTRAS POSSIBILIDADES ACÚSTICAS PARA
ESTA MESMA VOZ. AINDA, PODE-SE ABRIR MAIS OU MENOS A BOCA, TAMBÉM
MODIFICANDO-SE MUITO O SOM FINAL.
ALGUMAS
VOZES CANTADAS ENCANTAM MAIS QUE OUTRAS SEGUNDO UM TIMBRE MAIS
PRIVILEGIADO, CUNHADO PELA POPULAÇÃO OU PLATÉIA. ISSO LEVA EM
CONSIDERAÇÃO AS PREFERÊNCIAS SÓCIOCULTURAIS, O MOMENTO CULTURAL,
A INTERPRETAÇÃO E EXPRESSÃO CORPORAL DURANTE A PERFORMANCE, O
CONTEÚDO DAQUILO QUE ESTÁ SENDO CANTADO E A EMPATIA QUE AQUELE
CANTOR EXPRIME. POR EXEMPLO, OS ESTADOSUNIDENSES PREFEREM VOZES
FEMININAS CANTADAS MAIS AGUDAS E METÁLICAS, ENQUANTO OS BRASILEIROS
TÊM PREFERIDO VOZES FEMININAS MAIS GRAVES E POR VEZES ATÉ ROUCAS.
PORTANTO, O TIMBRE VOCAL PRIVILEGIADO RELACIONA-SE MAIS ÀS
PREFERÊNCIAS COLETIVAS QUE A UM PADRÃO ESPECÍFICO DE VOZ, O QUE
TAMBÉM LEVA EM CONTA O ESTILO DE CANTO (LÍRICO, GOSPEL, SOUL, ROCK,
BELTING, SERTANEJO E OUTROS).
CONFORME
DISCUTIMOS ACIMA, NASCEMOS COM ÓRGÃOS VOCALIZADORES COM TODOS ESTES
POTENCIAIS. MÉDICA E VOCALMENTE, UMA INTERVENÇÃO CIRÚRGICA
SOMENTE DEVERÁ SER INDICADA SE HOUVER DOENÇA VOCAL, NOS TECIDOS DAS
PREGAS VOCAIS, QUE NÃO MELHORE COM TRATAMENTOS CLÍNICOS, DAÍ A
IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO VOCAL DADO POR MÉDICO
OTORRINOLARINGOLOGISTA QUE ATUE NA ÁREA DA VOZ CANTADA, EM TRABALHO
SEMPRE CONJUNTO COM FONOAUDIÓLOGO E PROFESSOR DE CANTO, NA
MANUTENÇÃO DA SAÚDE VOCAL DO CANTOR. UM TENOR NASCE TENOR. UMA
SOPRANO NASCE SOPRANO. COM SAÚDE, EM GERAL NÃO É POSSÍVEL CANTAR
FORA DE SUA CLASSIFICAÇÃO, QUANDO SE TRATA DE VOZ LÍRICA OU
GRANDE. JÁ NO CANTO POPULAR, ISTO É MUITO COMUM, COM TREINO.
CIRURGICAMENTE,
PODEMOS ATUAR NO TRATO VOCAL, OU SEJA, ONDE A VOZ TEM O SEU
ACABAMENTO. MAS NUNCA COM O FIM DE MELHORAR A VOZ MAS, SIM, DE
MELHORAR A RESPIRAÇÃO NASAL OU REMOVER AMÍGDALAS QUE SEJAM MUITO
GRANDES, POR OUTROS MOTIVOS. NÃO EXISTE A AFIRMATIVA DE JUSTIFICAR
UMA CIRURGIA NO TRATO VOCAL PARA MELHORAR A VOZ. ISSO É IRREAL.
HÁ
PESSOAS QUE EVOLUEM MAIS RÁPIDO OU QUE APRENDERAM DESDE CEDO A
MELHOR FORMA DE UTILIZAREM SEUS ÓRGÃOS, E SERÁ ESPERADO QUE ESTAS
TENHAM MAIS CHANCES DE ATINGIR O PICO de performance ANTES. MAS TENHO
VISTO CANTORES QUE COMEÇARAM A CANTAR MUITO MAIS VELHOS E ATINGIRAM
GRANDE SUCESSO.
POR ISSO, O TREINO E A SAÚDE VOCAL SÃO OS FATORES PRINCIPAIS PARA ATINGIR O PICO DE PERFORMANCE, SENDO QUE TUDO ISSO DEVE ESTAR MUITO REGADO DE EMOÇÃO E AMOR À PROFISSÃO, O QUE GERA DEDICAÇÃO E VONTADE DE INVESTIR NESTA EVOLUÇÃO.
POR
ISSO, SE O TREINO É A PRINCIPAL INTERVENÇÃO, É NECESSÁRIO
ESCOLHER UM BOM PROFESSOR DE CANTO, QUE TRABALHE EM CONJUNTO COM
OTORRINOLARINGOLOGISTA DEDICADO À VOZ E FONOAUDIÓLOGO.
(Direitos Reservados)
REINALDO
YAZAKI é médico especialista em otorrinolaringologia, também
dedicado aos cuidados médicos da Voz Artística e Profissional,
oriundo da Universidade Federal de São Paulo, que atende em
consultório privado e realiza cirurgias otorrinolaringológicas nos
Hospitais Albert Einstein e Oswaldo Cruz.
Email:
reinaldoyazaki@yahoo.com
sexta-feira, 7 de setembro de 2012
International Congress on Care of the Professional Voice: Iberoamerican Professional Voice Congress, in Santiago de Chile, October 4th~6th!!! Come and join us!!!!
Reinaldo Yazaki
Taking advantage of our brazilian independence day to prepare lectures about Care of the Professional Voice, Endoscopic Evaluation of Singers, and a Round-Table about Functional Dysphonias With and Without Pharyngolaryngeal Reflux Syndrome! Really like spreading medical experience!!!!
I strongly invite scientists, otorhinolaryngologists, voice therapists, speech-language pathologists, singing teachers and coaches, singers and actors, to COME and JOIN US in this first CHAPTER of a young group of Iberoamerican Voice professionals, so much interested in the singing voice, at Santiago de Chile, Chile, from October 4th~6th!!
The link is here:
I strongly invite scientists, otorhinolaryngologists, voice therapists, speech-language pathologists, singing teachers and coaches, singers and actors, to COME and JOIN US in this first CHAPTER of a young group of Iberoamerican Voice professionals, so much interested in the singing voice, at Santiago de Chile, Chile, from October 4th~6th!!
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