VOZ DE PERFORMANCE: É a voz utilizada, profissionalmente ou não, em apresentações (Fala ou Canto)

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São Paulo, São Paulo, Brazil
Reinaldo Kazuo Yazaki é médico otorrinolaringologista, CIRURGIÃO OTORRINO E CIRURGIÃO DE VOZ, CRM 107745, também pesquisador em Voz & Laringologia, tb dedicado à VOZ CANTADA, graduado na Escola Paulista de Medicina. Obteve Título de Médico-Residente Concursado, do Depto. de Otorrinolaringologia da Universidade Federal de São Paulo. Em exame teórico-Prático, obteve o Título de Especialista em OTORRINOLARINGOLOGIA em 2006, pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Tornou-se médico-colaborador totalmente voluntário e orientador-voluntário dos médicos-residentes da Universidade Federal de São Paulo, na área de Laringologia e Voz, Cirurgias de Voz e Câncer de Laringe, desde 2006 até 2011. Tem interesse especial por Voz Profissional e Cantada e Cirurgia Oto-Rino-Laringológica. Tem afinidade pela atuação em Cirurgia. Hoje, tem como principais atividades profissionais as cirurgias para a VOZ, das amígdalas, desvios de septo, especialmente em cantores, com experiência em TODAS as cirurgias otorrinolaringológicas, incluindo as de CANTORES profissionais. __reinaldoyazaki@yahoo.com___Consultório:11-9.83737503.

BARíTONO!!!

BARíTONO!!!
Saudades do CORAL UNIFESP !!!!

Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL

Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL
COMO AVALIAR O CANTOR LÍRICO E POPULAR EM 4 PASSOS: RUMO A UMA AVALIAÇÃO MAIS RACIONAL E DIRECIONADA PARA A QUEIXA DA VOZ CANTADA.

Coral Unifesp

Coral Unifesp
Espetáculo: " A era do rádio: 70 anos da Rádio Nacional": Casa lotada em vários dias de apresentação: + de 300 pessoas por dia!!!!!

sábado, 22 de setembro de 2012

"FATORES DE QUEBRA e INSUCESSO DE REPOUSO VOCAL RELATIVO"


Da Série DICAS DE SAÚDE VOCAL DO DR. REINALDO YAZAKI:
"FATORES DE QUEBRA e INSUCESSO DE REPOUSO VOCAL RELATIVO" (Aquele em que se pode falar o estritamente necessário):

1. Voz projetada para mais de MEIO metro
2. Quaisquer conversas em ambiente com Qualquer Ruído
3. Excesso de Força ou Frequência de Pigarro ou Tosse ou Vômito
4. Voz muito grave ou grossa
5. Tempo de uso de voz maior do 20% do que seria usado normalmente em 24 horas
6. Sintomas como Ardor/Dor/Piora/Esforço com o uso de Qualquer Vocalização.

COMUNIQUE O MÉDICO SE HOUVER SINTOMAS.

domingo, 16 de setembro de 2012

Meus cuidadores disseram que devo mudar totalmente minha voz...???

"O artista ou performer vocalmente completo detém várias vozes, desde saudáveis até não-saudáveis. A otorrino dedicada à voz artística e a fonoaudiologia auxiliam na descoberta das saudáveis e alerta para os cuidados nas não-saudáveis. Voz de sucesso não pode ser muito mudada, nenhum caminho vocal de mudança deve ser sem retorno, cada aprendizado é um novo instrumento artístico, que será utilizado pelo Performer, segundo sua liberdade artística. Mas agora com a noção do quanto e do como." (reinaldo yazaki)

sábado, 15 de setembro de 2012

DICA IMPORTANTE DE SAÚDE DE VOZ CANTADA sobre a Avaliação MÉDICA ANUAL para Cantores ou Performers Populares ou Clássicos?

DICA IMPORTANTE DE SAÚDE DE VOZ CANTADA, aos Cantores, EXPLICANDO O PORQUÊ de INDICARMOS A AVALIAÇÃO ANUAL DAS PREGAS VOCAIS E DO TRATO VOCAL NOS PERFORMERS POPULARES/CLÁSSICOS:

"NÃO DEMOREM PARA VERIFICAR A CAUSA DE SUA ROUQUIDÃO OU DIFICULDADES NOS SEUS AGUDOS, POIS PEQUENAS LESÕES NAS PREGAS VOCAIS PODEM SOFRER ADAPTAÇÃO REALIZADA POR AJUSTES FONATÓRIOS, ESCONDENDO A QUEIXA E A LESÃO, QUE PODERÁ VOLTAR À TONA, SEMPRE PIOR, EM MOMENTOS DE MAIOR DEMANDA E NECESSIDADE DE VOZ DE BOA QUALIDADE."

Neste ano de 2012, houve 3 diagnósticos de lesões, quando os cantores achavam que era SOMENTE refluxo.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Qualquer um pode Cantar? Como funciona a voz?? Como acontece o canto?


Texto de Reinaldo Yazaki.

NO SIGNIFICADO DE CAPACIDADE ESPECIAL E TALENTO, O ATO DE CANTAR PODE SER VISTO COMO UM DOM DE QUALQUER INDIVÍDUO QUE DETÉM TRÊS OUTRAS CAPACIDADES: BOA AUDIÇÃO E DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA DAS NOTAS MUSICAIS, DOMÍNIO DO PROCESSO DE VOCALIZAÇÃO PARA ATINGIR ESTAS MESMAS NOTAS MUSICAIS E COORDENAÇÃO MOTORA. SEGURAMENTE, PODE-SE DIZER QUE É ALGO APRENDIDO, JÁ QUE NÃO VEMOS BEBÊS CANTANDO AO NASCER E QUE CANTAR É ALGO MUITO MAIS COMPLEXO QUE FALAR.

OS PULMÕES FUNCIONAM COMO O FONTE DO AR QUE DESENCADEIA A VIBRAÇÃO SONORA. AS PREGAS VOCAIS SÃO A FONTE DE VIBRAÇÃO SONORA NAS DIVERSAS FREQUÊNCIAS OU NOTAS MUSICAIS. AS CAVIDADES DE RESSONÂNCIA DA FARINGE, CAVIDADE ORAL, NASAL, SEIOS PARANASAIS E TÓRAX MODIFICAM OU AMPLIFICAM OS SONS. DIFERENTEMENTE DE OUTROS INSTRUMENTOS MUSICAIS CRIADOS PELO HOMEM, ENTRETANTO, A PRODUÇÃO DA VOZ CANTADA É MUITO MAIS COMPLEXA DO QUE ESTES TRÊS COMPONENTES BÁSICOS QUE REGEM OS INSTRUMENTOS FABRICADOS. É UMA INTERAÇÃO DINÂMICA ENTRE O TRATO VOCAL, ABDOME, MÚSCULOS DIAFRAGMA E INTERCOSTAIS, SISTEMA MÚSCULOESQUELÉTICO E SISTEMA PSICONEUROLÓGICO. TODOS ESTES DEVEM ESTAR EM PLENO E PERFEITO FUNCIONAMENTO, NUM PADRÃO EXTREMAMENTE COORDENADO PARA PRODUZIR COM EXATIDÃO O SOM DESEJADO. NA REALIDADE, PODE-SE DIZER QUE TODOS OS MÚSCULOS DO CORPO PODEM, ATÉ CERTO PONTO, ESTAR ENVOLVIDOS NA PRODUÇÃO DA VOZ CANTADA.

A FONTE SONORA DA PRODUÇÃO VOCAL SÃO AS PREGAS VOCAIS. ESTE SOM SERÁ TRABALHADO PELAS CAVIDADES QUE ESTÃO SITUADAS ENTRE AS PREGAS VOCAIS E OS LÁBIOS, NUM TÚNEL EM FORMA DE “L” QUE FORMAM O TRATO VOCAL (RESSONÂNCIA E REFLEXÃO SONORAS). É UMA ATIVIDADE QUE ENVOLVE MUITÍSSIMA ATIVIDADE NEUROCOGNITIVA, QUE PASSA POR MEMÓRIA, EMOÇÃO, ATUAÇÃO, CONTROLE DE MOVIMENTOS FINOS DE 22 MÚSCULOS QUE REGEM O ÓRGÃO DA VOZ QUE É A LARINGE, EM DUAS PREGAS VOCAIS DE 1,5 A 2,3 CM DE COMPRIMENTO (FONTE VIBRATÓRIA) QUE NECESSITAM DE DIVERSOS GRAUS DE ESTIRAMENTO OU RIGIDEZ EM CONSTANTE EQUILÍBRIO, ACOPLADOS À ADEQUADA RESPIRAÇÃO TÓRACICA E PULMONAR (FONTE DE AR).

AS PREGAS VOCAIS MOVIMENTAM-SE POR MEIO DAS ARTICULAÇÕES CRICOARITENÓIDEAS, CONSIDERADAS AS MAIS COMPLEXAS DO ORGANISMO, POR REALIZAREM TODOS OS TIPOS DE MOVIMENTO: ELEVAÇÃO, DESLIZAMENTO E ROTAÇÃO. ESTES MOVIMENTOS DE APROXIMAÇÃO JUNTO DA LINHA MÉDIA E SEU AFASTAMENTO SÃO FINAMENTE REGULADOS POR AJUSTES DOS MÚSCULOS LARÍNGEOS QUE RODEIAM ESTAS ARTICULAÇÕES. DOIS OUTROS PARES DE MÚSCULOS, O TIREOARITENÓIDEO E O CRICOTIREÓIDEO, REGULAM A VARIAÇÃO DA FREQUÊNCIA VOCAL, OU SEJA, GRAVES, INTERMEDIÁRIOS E AGUDOS. ESTES, PODEM ATUAR TANTO DE FORMA ANTAGÔNICA (GRAVE-AGUDO), QUANTO AGÔNICA (REFORÇO DE TODAS AS NOTAS DA VOZ). A CAPACIDADE DE PRODUZIR TAMANHA VARIAÇÃO DE NOTAS MUSICAIS PRESSUPÕE QUE A VIBRAÇÃO CORDAL OCORRA MAIS RAPIDAMENTE QUE A CONTRAÇÃO MUSCULAR. PARA ISSO, FORÇAS AERODINÂMICAS NECESSITAM SER MODIFICADAS PARA PERMITIR A REGULARIDADE DESTA VIBRAÇÃO RÁPIDA, DE FORMA COORDENADA. (TEORIA MIOELÁSTICA-AERODINÂMICA DA FONAÇÃO, VAN DE BERG, 1958). POR ISSO, OS TECIDOS DAS PREGAS VOCAIS NECESSITAM DE MÚSCULO-ELASTICIDADE PARA DEFORMAREM DE FORMA CONTROLADA COM A CONTRAÇÃO MUSCULAR. PARA ISSO, EXISTE UM SISTEMA DE CAMADAS ESPECIALIZADAS DESLIZANTES NAS PREGAS VOCAIS DE SERES HUMANOS, QUE É CONSIDERADO ÚNICO NA ESCALA FILOGENÉTICA.

O PRINCÍPIO BÁSICO DA PRODUÇÃO VOCAL COMEÇA COM O CONTATO DAS PREGAS VOCAIS NA LINHA MÉDIA, FECHANDO A GLOTE. CONFORME O AR PASSA ENTRE AS PREGAS VOCAIS, SEUS TECIDOS INICIAM MOVIMENTO OSCILATÓRIO COM A EXPULSÃO DE AR PROVENIENTE DOS PULMÕES. PELO ACÚMULO SUBSEQUENTE DE AR ABAIXO DAS PREGAS VOCAIS COM A GLOTE SEMICERRADA, OCORRE AUMENTO DA PRESSÃO SUBGLÓTICA, QUE ENTÃO VENCE A RIGIDEZ DE FECHAMENTO GLÓTICO, DEFORMANDO-AS E EMPURRANDO-AS PARA OS LADOS, AFASTANDO-AS DA LINHA MÉDIA. CONFORME O AR PASSA ENTRE AS PREGAS, A PRESSÃO SUBGLÓTICA CAI DRASTICAMENTE, O QUE ENTÃO PERMITE QUE A RIGIDEZ MUSCULAR DA GLOTE PASSE A PREPONDERAR, LEVANDO AS PREGAS PARA UM NOVO CONTATO, COM AUXÍLIO DO EFEITO DE BERNOULLI, QUE RESULTA DO “VÁCUO TRANSITÓRIO” ENTRE A PASSAGEM DE PULSOS DE AR. DESSA FORMA, A PRESSÃO SUBGLÓTICA AUMENTA NOVAMENTE E O CICLO SE FECHA. ISSO PODE OCORRER MÚLTIPLAS VEZES A CADA SEGUNDO, PERMITINDO QUE A LARINGE HUMANA PRODUZA VIBRAÇÕES OU UMA FREQUÊNCIA DE ATÉ 2.500 CICLOS POR SEGUNDO EM ALGUNS CANTORES. 

PODEMOS INTERPRETAR A VOZ HUMANA COMO UM CONJUNTO DE NOTAS MUSICAIS E CADA UMA DESTAS REPRESENTA UMA DETERMINADA FREQUÊNCIA VOCAL, OU SEJA, UM NÚMERO DE VEZES POR SEGUNDO EM QUE OCORRE A SUA VIBRAÇÃO. TAL COMO UM INSTRUMENTO MUSICAL DISTINTO DIFERE DO OUTRO, PESSOAS DIFERENTES POSSUEM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E ANATÔMICAS QUE DETERMINAM DISTINTOS ÓRGÃOS E, LOGO, DIFERENTES VOZES. PORTANTO, MESMO QUANDO DUAS PESSOAS DIFERENTES OU DOIS INSTRUMENTOS DISTINTOS PRODUZEM UMA MESMA FREQUÊNCIA OU NOTA MUSICAL, SABEMOS DISCERNIR CARACTERÍSTICAS QUE LHES DÃO IDENTIDADE, OU ATÉ PRODUZEM AFEIÇÃO OU OJERIZA. A ESTE CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS QUE DETALHAM UMA VOZ, DENOMINA-SE TIMBRE.

A DIFERENÇA INTERPESSOAL DO TIMBRE VOCAL RELACIONA-SE A COMPOSICÃO, POSTURA E CONFIGURAÇÃO DA LARINGE E DO TRATO VOCAL, QUE SÃO, RESPECTIVAMENTE, O ÓRGÃO CONSIDERADO A FONTE SONORA, E O CONJUNTO DE CAVIDADES E TUBOS PELOS QUAIS O SOM PASSA, SOFRENDO MARCANTES MODIFICAÇÕES FÍSICAS E RESSONANTAIS, QUE ORIGINARÃO O PRODUTO FINAL, QUE É A VOZ.

NAS PREGAS VOCAIS, PODEMOS UTILIZAR AJUSTES DE ALONGAMENTO QUE DETERMINAM VOZES MAIS AGUDAS/ALTAS E ENCURTAMENTO, QUE SE RELACIONAM A VOZES MAIS GRAVES/BAIXAS. PODEMOS, TAMBÉM, DETERMINAR VOZES MAIORES OU MENORES, SEGUNDO GRAU DE CONTATO E ATRITO ENTRE AS PREGAS VOCAIS, POR PERMITIRMOS MAIOR TEMPO DE CONTATO, DANDO VÁRIAS POSSIBILIDADES DE VOLUME EM DECIBÉIS PARA ESTA VOZ. O ATO DO CANTO PODE SER INTERPRETADO COMO UMA ATIVIDADE FÍSICA DESTE ÓRGÃO, QUE MOVIMENTA-SE COM MAIOR OU MENOR AGILIDADE, COMO O BRAÇO OU A PERNA, CONFORME O COMANDAMOS.

COMO EM QUALQUER INSTRUMENTO MUSICAL, A VOZ POSSUI UMA EXTENSÃO E UMA TESSITURA EM NOTAS MUSICAIS. ENQUANTO NA EXTENSÃO TEMOS TODAS AS NOTAS MUSICAIS PASSÍVEIS DE PRODUÇÃO POR INDIVÍDUO, NA TESSITURA TEMOS SOMENTES OS SONS BELOS E ENCANTADORES. CADA UM NASCE COM A POSSIBILIDADE DE CANTAR COM MAIS BELEZA E FACILIDADE CERCA DE 14 NOTAS MUSICAIS OU DUAS OITAVAS. ALGUNS PODEM CANTAR MAIS AGUDOS OU MAIS GRAVES QUE OUTROS, MAS IGUALMENTE BONITOS. ESTA DIFERENÇA TAMBÉM SE FAZ PRESENTE SEGUNDO O SEXO E A IDADE. SEGUNDO CLASSIFICAÇÃO DE VOZES LÍRICAS OU CLÁSSICAS FEITAS PELOS PROFESSORES DE CANTO LÍRICO, NASCEMOS E CRESCEMOS COM A POSSIBILIDADE DE TER UMA ÚNICA, SEJA DE BAIXO, BARÍTONO OU TENOR, PARA HOMENS E DE CONTRALTO, MEIO-SOPRANO E SOPRANO, PARA AS MULHERES. HÁ PESSOAS QUE PODEM EMITIR MAIS QUE 14 NOTAS, MAS QUE NÃO SÃO COMUNS. JÁ DENTRO DO CANTO POPULAR, NÃO RARO ESTES CANTORES CONSEGUEM CANTAR MAIS QUE 14 NOTAS, JÁ QUE O AJUSTE LARÍNGEO E DE TRATO VOCAL O PERMITE, SENDO POR ISSO QUE NÃO CABE, CONCEITUALMENTE, A CLASSIFICAÇÃO APLICADA AOS LÍRICOS.

ESTES TUBOS SÃO ELÁSTICOS E MOLDÁVEIS PELAS CONTRAÇÕES DOS MÚSCULOS QUE OS COMPÕEM, PODENDO ALONGAR, DEIXANDO O SOM MAIS OBSCURO OU ARREDONDADO, OU ENCURTAR, DEIXANDO-O MAIS BRILHANTE E ABERTO OU ATÉ METÁLICO. DA MESMA FORMA, PODEMOS UTILIZAR EM DIFERENTES GRAUS A PASSAGEM DO SOM AO NARIZ, DANDO OUTRAS POSSIBILIDADES ACÚSTICAS PARA ESTA MESMA VOZ. AINDA, PODE-SE ABRIR MAIS OU MENOS A BOCA, TAMBÉM MODIFICANDO-SE MUITO O SOM FINAL.

ALGUMAS VOZES CANTADAS ENCANTAM MAIS QUE OUTRAS SEGUNDO UM TIMBRE MAIS PRIVILEGIADO, CUNHADO PELA POPULAÇÃO OU PLATÉIA. ISSO LEVA EM CONSIDERAÇÃO AS PREFERÊNCIAS SÓCIOCULTURAIS, O MOMENTO CULTURAL, A INTERPRETAÇÃO E EXPRESSÃO CORPORAL DURANTE A PERFORMANCE, O CONTEÚDO DAQUILO QUE ESTÁ SENDO CANTADO E A EMPATIA QUE AQUELE CANTOR EXPRIME. POR EXEMPLO, OS ESTADOSUNIDENSES PREFEREM VOZES FEMININAS CANTADAS MAIS AGUDAS E METÁLICAS, ENQUANTO OS BRASILEIROS TÊM PREFERIDO VOZES FEMININAS MAIS GRAVES E POR VEZES ATÉ ROUCAS. PORTANTO, O TIMBRE VOCAL PRIVILEGIADO RELACIONA-SE MAIS ÀS PREFERÊNCIAS COLETIVAS QUE A UM PADRÃO ESPECÍFICO DE VOZ, O QUE TAMBÉM LEVA EM CONTA O ESTILO DE CANTO (LÍRICO, GOSPEL, SOUL, ROCK, BELTING, SERTANEJO E OUTROS).

CONFORME DISCUTIMOS ACIMA, NASCEMOS COM ÓRGÃOS VOCALIZADORES COM TODOS ESTES POTENCIAIS. MÉDICA E VOCALMENTE, UMA INTERVENÇÃO CIRÚRGICA SOMENTE DEVERÁ SER INDICADA SE HOUVER DOENÇA VOCAL, NOS TECIDOS DAS PREGAS VOCAIS, QUE NÃO MELHORE COM TRATAMENTOS CLÍNICOS, DAÍ A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO VOCAL DADO POR MÉDICO OTORRINOLARINGOLOGISTA QUE ATUE NA ÁREA DA VOZ CANTADA, EM TRABALHO SEMPRE CONJUNTO COM FONOAUDIÓLOGO E PROFESSOR DE CANTO, NA MANUTENÇÃO DA SAÚDE VOCAL DO CANTOR. UM TENOR NASCE TENOR. UMA SOPRANO NASCE SOPRANO. COM SAÚDE, EM GERAL NÃO É POSSÍVEL CANTAR FORA DE SUA CLASSIFICAÇÃO, QUANDO SE TRATA DE VOZ LÍRICA OU GRANDE. JÁ NO CANTO POPULAR, ISTO É MUITO COMUM, COM TREINO.


CIRURGICAMENTE, PODEMOS ATUAR NO TRATO VOCAL, OU SEJA, ONDE A VOZ TEM O SEU ACABAMENTO. MAS NUNCA COM O FIM DE MELHORAR A VOZ MAS, SIM, DE MELHORAR A RESPIRAÇÃO NASAL OU REMOVER AMÍGDALAS QUE SEJAM MUITO GRANDES, POR OUTROS MOTIVOS. NÃO EXISTE A AFIRMATIVA DE JUSTIFICAR UMA CIRURGIA NO TRATO VOCAL PARA MELHORAR A VOZ. ISSO É IRREAL.

HÁ PESSOAS QUE EVOLUEM MAIS RÁPIDO OU QUE APRENDERAM DESDE CEDO A MELHOR FORMA DE UTILIZAREM SEUS ÓRGÃOS, E SERÁ ESPERADO QUE ESTAS TENHAM MAIS CHANCES DE ATINGIR O PICO de performance ANTES. MAS TENHO VISTO CANTORES QUE COMEÇARAM A CANTAR MUITO MAIS VELHOS E ATINGIRAM GRANDE SUCESSO.


POR ISSO, O TREINO E A SAÚDE VOCAL SÃO OS FATORES PRINCIPAIS PARA ATINGIR O PICO DE PERFORMANCE, SENDO QUE TUDO ISSO DEVE ESTAR MUITO REGADO DE EMOÇÃO E AMOR À PROFISSÃO, O QUE GERA DEDICAÇÃO E VONTADE DE INVESTIR NESTA EVOLUÇÃO.
POR ISSO, SE O TREINO É A PRINCIPAL INTERVENÇÃO, É NECESSÁRIO ESCOLHER UM BOM PROFESSOR DE CANTO, QUE TRABALHE EM CONJUNTO COM OTORRINOLARINGOLOGISTA DEDICADO À VOZ E FONOAUDIÓLOGO.

(Direitos Reservados) 

REINALDO YAZAKI é médico especialista em otorrinolaringologia, também dedicado aos cuidados médicos da Voz Artística e Profissional, oriundo da Universidade Federal de São Paulo, que atende em consultório privado e realiza cirurgias otorrinolaringológicas nos Hospitais Albert Einstein e Oswaldo Cruz.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

International Congress on Care of the Professional Voice: Iberoamerican Professional Voice Congress, in Santiago de Chile, October 4th~6th!!! Come and join us!!!!


Reinaldo Yazaki
Taking advantage of our brazilian independence day to prepare lectures about Care of the Professional Voice, Endoscopic Evaluation of Singers, and a Round-Table about Functional Dysphonias With and Without Pharyngolaryngeal Reflux Syndrome! Really like spreading medical experience!!!!
I strongly invite scientists, otorhinolaryngologists, voice therapists, speech-language pathologists, singing teachers and coaches, singers and actors, to COME and JOIN US in this first CHAPTER of a young group of Iberoamerican Voice professionals, so much interested in the singing voice, at Santiago de Chile, Chile, from October 4th~6th!!

The link is here:
 ·  ·  · 5 minutes ago near São Paulo · 


    • Reinaldo Yazaki We will have the great honour to have as 
      the main international lecturer as Dr. INGO TITZE, the VOCOLOGY's father, who will surely enrich so much our exchanging ideas and knowledge, pointing us future directions of our profession! Come and join us!

    • Marco Antonio Guzman It is gonna be a great voice conference!! great guest speakers such us Dr. Ingo Titze and Dr. Reinaldo Yazaki.

terça-feira, 12 de junho de 2012

SOBRE A AVALIAÇÃO VOCAL da laringe POR VÍDEO NO TEATRO OU CASA. Existe?

Na última semana, houve 01 situação de Avaliação Laringo-Estroboscópica fora do consultório, dentro da casa de paciente, utilizando a própria TV do mesmo, por causa de limitações impostas por tempo ou local. VANTAGEM: possibilita a reavaliação das pregas vocais após o tratamento para autorização médica ou não para a performance, com mais precisão e segurança, observando se inchaços ou vermelhidões diminuíram ou cederam a ponto de permiti-la, mesmo nos casos em que o paciente não pôde ir ao consultório por diversos motivos.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Quais Cuidados de Saúde Vocal, de Higiene Vocal, e Orientações de Alimentação são IDEAIS para a classe dos Cantores e/ou Atores?

INCRÍVEL como a orientação sobre cuidados de saúde da voz e correlatos de hábitos, alimentos, substâncias ingeridas ou espirradas na garganta e, inclusive sobre explicações sobre doenças da voz, DIFERE na nossa classe de médicos e fonoaudiólogos! Infelizmente, talvez o porquê resida na falta de comprovação científica de quase 100% destas. 


O IMPORTANTE DE TUDO ISSO É QUE OS PACIENTES SIGAM A LINHA DE RACIOCÍNIO CLÍNICO DA EQUIPE DE SAÚDE VOCAL PELA QUAL ESTÃO SENDO CUIDADOS, POIS AÍ ESTÁ O CONJUNTO DE MEDIDAS QUE PODEM TRAZER COM MAIS SUCESSO A MELHORA CLÍNICA OU DOS SINTOMAS. 


Os cuidados que alguns meios divulgam não estão errados, mas por vezes são demasiado GENÉRICOS para algo TÃO INDIVIDUAL que é a VOZ e suas DOENÇAS...


Diria-lhes, até que talvez não existam orientações genéricas, mas sim aquela para cada paciente e segundo cada doença que está em tratamento.


Sempre digo a todos os pacientes que me procuram que, se fôssemos seguir cartilhas de cuidados de saúde vocal, cada artista nem de casa poderia sair, redomado dentro de uma esfera de O2. 


Vcs precisam viver também! POR ISSO, cada equipe de saúde da voz vai individualizar o tratamento e os cuidados de saúde vocal que CADA PACIENTE deverá seguir, segundo CADA CORPO E LARINGE, segundo cada DOENÇA DA VOZ que esteja sendo tratada. 


Isto dá mais trabalho, mas permite em  minha opinião mais ACERTOS e menos DESCONFORTOS. PROIBIR é sempre mais fácil. Difícil e trabalhoso é INDIVIDUALIZAR CASO A CASO.


Ainda falta aqui neste BLOG uma explicação de todos estes cuidados de saúde, na óptica da fisiologia da faringe, laringe dos órgãos fonoarticulatórios e suas glândulas. Falta, na verdade, um livro que permita que sejam utilizados focalmente e, não, genericamente. 


Portanto, NÃO DEIXE DE SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DE SEUS CUIDADORES POR HAVER LIDO OU ASSISTIDO ALGO QUE LHES CONTRADIZ. Indague-os sobre o assunto, para saber suas opiniões e se vale a pena ou não fazê-lo.



quinta-feira, 7 de junho de 2012

PERGUNTA FREQUENTE DE CANTORES DE ROCK: DR. REINALDO YAZAKI, como TAL CANTOR passou a CARREIRA INTEIRA utilizando este tipo de VOZ ESFORÇADA e nunca se ausentou do SHOWBIZ por danos vocais, cantando IGUAL AO CD ou VINIL?

Há laringes distintas, resistentes ou não. E Tudo depende do QUANTO se usa a voz. Posso passar anos cantando 1 show por mês ou 4 por semana. Podemos ter um problema vocal e ficar 12 meses de uma carreira de décadas sem cantar. Posso fazer shows de 20 canções ou apresentações de 01 canção ou duas. Posso colocar canções com diversos tipos de drives, frequências e decibéis. O que acontece é que hj, o panorama mundial da VOZ AO VIVO mudou. É esta que dá dinheiro e, não, o CD ou DVD ou BLU-Ray. Portanto, principalmente nos inícios das carreiras, qdo ainda não se ganha tanto, faz-se necessário o APRENDIZADO DE DOSAGEM E ECONOMIA DE VOZ, para que a voz dure TODAS as apresentações. Aí, vale qq sacrifício em dedicação e investimento em tecnologia e saúde da voz, para que ela tenha menos risco de faltar na correria do dia-a-dia. (Dispositivos auditivos de retorno, microfones bons, aulas de canto com bons professores de canto, acompanhamento com médico otorrino dedicado à voz, fonoaudiólogas e outros)

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A arte de ser médico de todos. Consultório é lugar de segredo. Lugar de tratar saúde.

Para o médico, o paciente não tem características outras senão a doença ou desconforto a ser tratados. É igual a VÍTIMA ou o VILÃO, o agressor ou o agredido, o famoso e o não-famoso, o chato ou o legal. O que importa é a melhora. Nada mais que a melhora. E o SEGREDO MÉDICO permite que tratemos de INIMIGOS sem deixar-nos influenciar por suas divergências externas. Permite que tratemos de AMIGOS de forma discreta. Aí reside a ARTE de fazer a medicina atingir a todos de forma IMPARCIAL. AMO-a! (RY) Por favor, não exijam de mim a parcialidade em questões que não dizem respeito à saúde, pois isso não pode fazer parte das atividades de uma pessoa focada na saúde do próximo. Distorce, limita, quebra o sigilo.

domingo, 29 de abril de 2012

Sobre a EQUIPE que cuida da VOZ do Performer (Ator-Cantor):

  (POR DR. REINALDO YAZAKI) Composta de no mínimo três profissionais, a saber, OTORRINO DEDICADO À VOZ, FONOAUDIÓLOGA(O) ESPECIALISTA EM VOZ CANTADA e PROFESSOR DE CANTO, este grupo atua em SINCRONIA e em CONTATO para reunir informações valiosas para OTIMIZAR O TEMPO DE MELHORA. EM MINHA OPINIÃO, EM QUASE 100% DOS CASOS, devem acompanhar os cantores.

    URGE, atualmente, a MELHORA rápida, em decorrência das características do mercado de trabalho e por causa da necessidade que a Performance profissional impõe aos cantores. NO MUNDO TODO, em países que já se profissionalizaram nos cuidados de saúde vocal, estes três atuam juntos. 

   O OTORRINO DEDICADO À VOZ faz a avaliação médica, verificando a presença de todas as possibilidades de que alterações localizadas na laringe ou no corpo possam ser a causa daquela dificuldade vocal. Examina a laringe com LARINGO-ESTROBOSCOPIA (pela boca), para avaliar as condições estruturais do órgão vocal. Examina os MOVIMENTOS DA LARINGE, CORDAS VOCAIS E TRATO VOCAL, durante a performance do canto, com a FIBRA ÓPTICA FLEXÍVEL (pelo nariz), à procura de movimentos que possam eventualmente contribuir, com traumatismos, para a queixa de voz cantada, que neste momento pode ainda não estar acompanhada de LESÕES. Deve acompanhar em reavaliações o cantor durante todo o processo terapêutico com a equipe, tratando com medicações e/ou orientações médicas as condições influenciadoras da queixa vocal.

    A FONOAUDIÓLOGA(O) avalia primariamente ou após o médico otorrino, as características perceptivas e acústicas daquela voz com dificuldade e, baseando-se em dados idealmente fornecidos pelo exame médico realizado, principalmente no tocante dos movimentos, junto com dados de sua avaliação, unindo-os e planejando a terapia mais otimizada possível, que envolve exercícios de voz seriados, totalmente dirigidos para o que cada paciente necessita. Esta é parte em que o cantor aprenderá mecanismos de manter sua saúde vocal em exercícios terapêuticos, no sentido de tratamento, desta palavra.

     O PROFESSOR DE CANTO é essencial desde o momento da percepção da alteração de voz, apesar de ainda sem queixa, pois são auditivamente treinados para perceberem quando algo não vai bem com a sonoridade da voz, corroborando imensamente para a saúde daquela voz, ao encaminharem apara avaliação médica. Alguns já são treinados e dominam o conhecimento fisiológico da produção vocal, conhecem anatomia, conhecem os mecanismos principais de doença vocal. Durante as FONOTERAPIAS realizadas por fonoaudiólogas(os), auxilia IMENSAMENTE NA IMPLEMENTAÇÃO da maneira saudável de produzir voz que está em processo de aprendizado com estas, utilizando os mecanismos de exercícios de voz cantados, junto com repertório se possível ajustado para que a recuperação possa ser otimizada com a prática. 

      INVASÃO DE ÁREAS? FONO atuando como professor de canto (não sendo, algumas são), PROF DE CANTO como fono???????? MÉDICO como FONO, Médico como Prof. de canto?????
Resposta: Isso somente tem potencial de ocorrer se os três profissionais não se conhecerem E não trocarem figurinhas, se não discutirem os casos. Esse comportamento é o principal causador das divergências entre alguns profissionais. Claro, a falta de conhecimento também pode ocorrer, mas é mais rara. DEVEMOS ASSUMIR A POSTURA TERAPÊUTICA EM PROL DO NOSSO MAIOR BEM E FIM QUE É O PACIENTE, e juntarmos as FORÇAS de cada uma das três áreas para que a CONVALESCENÇA seja a mais rápida possível. PROFISSIONAIS SÉRIOS E HONESTOS NÃO VÃO ATUAR EM ÁREAS para as quais não têm excelência de ATUAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO E CURRÍCULO.

     POR ISSO, vamos trabalhar juntos? A alegria da equipe quando traz a CURA ao cantor é um PRÊMIO para os três, o SUCESSO profissional dos pacientes também, bem como o é a GRATIDÃO DO CANTOR em relação à equipe. 

      LOGO, UNAMOS ESTE TRIO (PROFESSOR DE CANTO, FONO E OTORRINO) NOS OBJETIVOS DE PREVENÇÃO, MANUTENÇÃO E TRATAMENTO DE SAÚDE VOCAL DO CANTOR.

Durante tratamentos médicos ou fonoaudiológicos da VOZ, algumas vezes devemos fazer Redução de Uso da Voz. Olha o que indicamos para reduzir o uso da voz:

http://www.griffinlab.com/catalog/boomvox-wireless-amplifier-p_34.html

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Por que a Avaliação Médica da Voz do Cantor- Profissional ou Amador-Estudante- é diferente da dos outros profissionais dependentes da Voz?

(Por Dr. REINALDO YAZAKI)
A voz do cantor são várias vozes. A avaliação DA LARINGE E DO TRATO VOCAL, REALIZADA POR OTORRINOLARINGOLOGISTA DEDICADO À VOZ CANTADA deve, por definição, conduzi-lo a demonstrar TODAS as suas vozes, desde seus pianíssimos até seus fortíssimos, desde seus gravíssimos ou subgraves até seus agudíssimos ou superagudos, desde seu timbre mais escuro-obscuro até o mais aberto-brilhante e metalizado e, ALÉM DISSO, deve conduzir o cantor ao seus extremos, com segurança, a fim de diagnosticar o que aquela laringe faz nos seus limites de atuação e funcionamento. Somente assim poder-se-á PONTUAR e VALORIZAR os ESTIGMAS de esforços excessivos laríngeos que eventualmente estão aparecendo, SEM PODAR A ARTE ou criar um ciclo de proibições que descaracterizem o Artista, com saúde. 


Digo que é UMA AVALIAÇÃO MINUCIOSA, que leva em consideração cada NOTA MUSICAL EMITIDA, CADA SÍLABA E CADA FRASEADO e vários outros fatores que serão EXPLANADOS EM CURSO QUE MINISTRAREI A INTERESSADOS NO FUTURO. (Otorrinos, Fonos, Professores de Canto lírico e de Belting, Cantores, Atores, Cantores-Atores, Fisioterapeutas).




"Curso de Avaliação, Condução e Interpretação da Fisiologia Endoscópica Funcional do Canto", para otorrinos, fonoaudiólogos, professores de canto, cantores e atores, em São Bernardo, JUNHO/2012.


Interessados, por favor, deixem seus contatos de email abaixo.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Sobre o diagnóstico de "Refluxo" nas LARINGOSCOPIAS que descrevem somente a morfologia, a forma.

"A presença das palavras "refluxo laringofaríngeo" nos laudos de exames dos pacientes com QUEIXA DE VOZ CANTADA não significa que o dito refluxo é a principal causa do problema, mas que pode(m) existir ALGUM(s) MOVIMENTO(s) DA LARINGE DURANTE O USO VOCAL que é (são) responsável(is), na sua repetição e padrão de uso, pelo surgimento da QUEIXA VOCAL. O refluxo, na minha experiência, é a causa principal de DIFICULDADES DE VOZ NO CANTOR, em menos de 10% dos casos. Pelo contrário, vem à nossa avaliação achando que era "só refluxo", e diagnosticamos DISFONIAS FUNCIONAIS, relacionadas aos movimentos laríngeos ou, infelizmente, lesões." (Reinaldo Yazaki, Manual de Saúde Vocal, 2012)

O DIAGNÓSTICO ISOLADO DE "REFLUXO" OU "ALERGIA" NA LARINGE DE CANTORES pode OFUSCAR a presença da DISFONIA FUNCIONAL E DEIXÁ-LA SEM TRATAMENTO ADEQUADO, que seria a FONOTERAPIA com a parceira FONOAUDIÓLOGA.


Por isso, antes de confiar totalmente no Refluxo como causa de sua dificuldade no Canto ou Atuação, PENSE em algo que possa ser derivado do uso inadequado da Voz. O melhor meio de avaliá-lo é pela AVALIAÇÃO ENDOSCÓPICA DA LARINGE E DO TRATO VOCAL DURANTE AS TAREFAS VOCAIS, que vê as posturas e movimentos da laringe e dos órgãos modificadores da voz durante a performance dos papéis.



quarta-feira, 21 de março de 2012

Porque minha laringoscopia deu normal e AINDA sinto alterações, rouquidão e dificuldades na minha voz ???

Por Dr. Reinaldo Yazaki:

"Muitos problemas na voz e sua laringoscopia tem o laudo de "normal". Que isso significa? Quer dizer que NÃO HÁ LESÃO GRAVE OU CÂNCER que esteja por trás de seu sintoma. Este é o diagnóstico estático, da forma, que não leva em consideração os movimentos da laringe durante as vocalizações. Diferentemente do nariz e ouvido, cujos conteúdos não se movem e podem ser descritos como "em foto", A LARINGE é um órgão totalmente móvel junto à faringe, bem como a língua e palato e, portanto, necessita de de uma AVALIAÇÃO que descreva o modo como esses movimentos são realizados, com caráter sadio ou patológico. A esta avaliação denomina-se AVALIAÇÃO DA LARINGE E DO TRATO VOCAL DURANTE AS TAREFAS VOCAIS, que envolve uso de fibras ópticas flexíveis/moles e a estroboscopia. 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Sobre as Disfonias ditas Funcionais, ou seja, com queixa apresentada pelo paciente e laringoscopia morfológica cunhada como "normal" :

(Por Dr. Reinaldo Yazaki)Disfonias Funcionais compõem o maior grupo dos distúrbios de voz, principalmente sentidos por pacientes que usam a forma de comunicação vocal como o principal instrumento de trabalho. Como o próprio nome diz, é o distúrbio de voz que surge do uso inadequado ou excessivo/abusivo, que pode levar potencialmente a um distúrbio orgânico ou lesão das cordas vocais.


Representam um conjunto de diversas situações em que na visibilização laríngea morfológica, - ou seja, aquela laringoscopia simples que detalha os "formatos" das pregas vocais-, não se observam alterações orgânicas ou teciduais que possam justificar tais desconfortos sentidos pelo paciente. 


Toda doença relacionada a movimentos corporais, sejam repetitivos estes ou não, começa com um desconforto em determinado momento do tempo, que pode ser valorizado- gerando uma busca de ajuda médica-, ou não, deixando essa decisão para um momento em que a "coisa pegue mais". Como em qualquer parte do corpo, as pregas vocais podem ser resistentes, mas quando começam a causar sintomas, geralmente a melhora pode não ser tão rápida assim. O mesmo acontece com certos distúrbios ortopédicos de punho, mãos, tendões dos braços, que iniciam-se com simples dores e podem terminar com imobilizações, gerando ausências no trabalho. Existe um paralelismo real entre essas condições ortopédica ou otorrinolaringológica, muito frequentes no âmbito profissional.


É nesse contexto em que se inserem as dificuldades novas no canto e na voz falada, cansaços vocais progressivos, as alterações da qualidade e/ou a perda da voz limpa, que sem dúvida necessitam de diagnóstico médico preferencialmente precoce, para que o tratamento adequado ditado e orientado por médico otorrinolaringologista- neste caso dedicado a essa população de usuários profissionais da voz-, possa atuar mais na prevenção de pioras do que no tratamento de machucados ou lesões vocais per se. 


O médico otorrinolaringologista dedicado à voz tem essencial papel na determinação da causa do dificuldade em questão, do tratamento clínico, avaliando outras condições médicas associadas, indicando medicações de diversos tipos, prescrevendo fonoterapias em trabalho íntimo/conjunto com suas fonoaudiólogas de confiança, e até mesmo cirurgias para os casos que deixaram, infelizmente, de ser meramente funcionais. Se a causa está no uso inadequado, qual seria este? Se está no uso excessivo/abusivo, que se deve fazer para acelerar a melhora? Deve-se deixar de usar a voz? Minimizar seu uso? Deve-se deixar de trabalhar? Há necessidade de atestado para que o estado não piore? Há infecções, refluxo, alergia, distúrbios auditivos ou outras condições no corpo que podem corroborar para a piora desta disfonia funcional? É um trabalho de muita responsabilidade em que se zela pela longevidade profissional dessa voz neste paciente em questão. 


Nesse tocante, entram as peculiaridades de cada voz, em cada ser humano, em cada profissão. A demanda vocal é diferente, em termos de quantidade de uso, necessidade de resistência, necessidade de qualidade vocal, grau de volume intensidade, que cada profissão exige, quando se compara, por exemplo, o uso vocal de um BELTER do Teatro Musical Paulistano (diga-se de passagem, agora o maior da América Latina) e de um Cantor Lírico do Teatro Municipal. O cotidiano profissional de cada um é peculiar, o que por sua vez determinará e muito as decisões do médico e da fonoaudióloga sobre qual caminho terapêutico deveremos seguir. É nesse ponto em que entra a avaliação funcional da voz por vídeo-endoscopia e da estroboscopia.


Nosso trabalho nessa linda área da Medicina da Voz Artística, das Artes e Expressão/Comunicação é PREVENIR O MÁXIMO POSSÍVEL a cirurgia, atuando no período pré-lesão, indicando o tratamento inicial e REVENDO EM RETORNOS ESTE PACIENTE, ATÉ O DEFINITIVO DESAPARECIMENTO DA QUEIXA OU DESCONFORTO SENTIDO pelo mesmo. 


Como em qualquer parte da Medicina, um tratamento tem um Diagnóstico, um Tratamento e uma Alta médica, para que essas vozes continuem a nos brindar com reluzentes e sonoros sorrisos, por toda uma carreira ligada ao uso da Voz Humana. Então, não deixemos que as sintomas "peguem mais" para buscar ajuda médica otorrinolaringológica pública ou privada.



quarta-feira, 6 de julho de 2011

The Video-Endoscopy of Singing And Spoken Tasks and its Value in the Diagnosis of Functional Dysphonias!

Since the 80's, we have been gifted by Jo Estill and Yanagisawa some studies about the internal physiology  of biomechanical aspects of singing.