DICA IMPORTANTE DE SAÚDE DE VOZ CANTADA, aos Cantores, EXPLICANDO O PORQUÊ de INDICARMOS A AVALIAÇÃO ANUAL DAS PREGAS VOCAIS E DO TRATO VOCAL NOS PERFORMERS POPULARES/CLÁSSICOS:
"NÃO DEMOREM PARA VERIFICAR A CAUSA DE SUA ROUQUIDÃO OU DIFICULDADES NOS SEUS AGUDOS, POIS PEQUENAS LESÕES NAS PREGAS VOCAIS PODEM SOFRER ADAPTAÇÃO REALIZADA POR AJUSTES FONATÓRIOS, ESCONDENDO A QUEIXA E A LESÃO, QUE PODERÁ VOLTAR À TONA, SEMPRE PIOR, EM MOMENTOS DE MAIOR DEMANDA E NECESSIDADE DE VOZ DE BOA QUALIDADE."
Neste ano de 2012, houve 3 diagnósticos de lesões, quando os cantores achavam que era SOMENTE refluxo.
DR. REINALDO YAZAKI CRM 107745 PROMOVE CUIDADOS: AO CANTO E VOZ CANTADA, VOZ PROFISSIONAL FALADA, TEATRO MUSICAL, POPROCK E LÍRICOS, PROFISSIONAIS E AMADORES/ALUNOS. OTORRINOLARINGOLOGIA GERAL APLICADA À VOZ DE PERFORMANCE OU ARTÍSTICA/// Consultório 1: SÃO PAULO: ao lado do Metrô Sta. Cruz //// Consultas de URGÊNCIA em Otorrinolaringologia e dirigida para VOZ Profissional ou de Performance //// Email//Contato//Informações de Contato: reinaldoyazaki@yahoo.com/ 011-9.8373-7503///2597-7202
VOZ DE PERFORMANCE: É a voz utilizada, profissionalmente ou não, em apresentações (Fala ou Canto)

- Dr. Reinaldo Yazaki - Otorrinolaringologista
- São Paulo, São Paulo, Brazil
- Reinaldo Kazuo Yazaki é médico otorrinolaringologista, CIRURGIÃO OTORRINO E CIRURGIÃO DE VOZ, CRM 107745, também pesquisador em Voz & Laringologia, tb dedicado à VOZ CANTADA, graduado na Escola Paulista de Medicina. Obteve Título de Médico-Residente Concursado, do Depto. de Otorrinolaringologia da Universidade Federal de São Paulo. Em exame teórico-Prático, obteve o Título de Especialista em OTORRINOLARINGOLOGIA em 2006, pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Tornou-se médico-colaborador totalmente voluntário e orientador-voluntário dos médicos-residentes da Universidade Federal de São Paulo, na área de Laringologia e Voz, Cirurgias de Voz e Câncer de Laringe, desde 2006 até 2011. Tem interesse especial por Voz Profissional e Cantada e Cirurgia Oto-Rino-Laringológica. Tem afinidade pela atuação em Cirurgia. Hoje, tem como principais atividades profissionais as cirurgias para a VOZ, das amígdalas, desvios de septo, especialmente em cantores, com experiência em TODAS as cirurgias otorrinolaringológicas, incluindo as de CANTORES profissionais. __reinaldoyazaki@yahoo.com___Consultório:11-9.83737503.
BARíTONO!!!
Saudades do CORAL UNIFESP !!!!
Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL

COMO AVALIAR O CANTOR LÍRICO E POPULAR EM 4 PASSOS: RUMO A UMA AVALIAÇÃO MAIS RACIONAL E DIRECIONADA PARA A QUEIXA DA VOZ CANTADA.
Coral Unifesp

Espetáculo: " A era do rádio: 70 anos da Rádio Nacional": Casa lotada em vários dias de apresentação: + de 300 pessoas por dia!!!!!
sábado, 15 de setembro de 2012
terça-feira, 11 de setembro de 2012
Qualquer um pode Cantar? Como funciona a voz?? Como acontece o canto?
Texto de Reinaldo Yazaki.
NO
SIGNIFICADO DE CAPACIDADE ESPECIAL E TALENTO, O ATO DE CANTAR PODE
SER VISTO COMO UM DOM DE QUALQUER INDIVÍDUO QUE DETÉM TRÊS OUTRAS
CAPACIDADES: BOA AUDIÇÃO E DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA DAS NOTAS
MUSICAIS, DOMÍNIO DO PROCESSO DE VOCALIZAÇÃO PARA ATINGIR ESTAS
MESMAS NOTAS MUSICAIS E COORDENAÇÃO MOTORA. SEGURAMENTE, PODE-SE
DIZER QUE É ALGO APRENDIDO, JÁ QUE NÃO VEMOS BEBÊS CANTANDO AO
NASCER E QUE CANTAR É ALGO MUITO MAIS COMPLEXO QUE FALAR.
OS
PULMÕES FUNCIONAM COMO O FONTE DO AR QUE DESENCADEIA A VIBRAÇÃO
SONORA. AS PREGAS VOCAIS SÃO A FONTE DE VIBRAÇÃO SONORA NAS
DIVERSAS FREQUÊNCIAS OU NOTAS MUSICAIS. AS CAVIDADES DE RESSONÂNCIA
DA FARINGE, CAVIDADE ORAL, NASAL, SEIOS PARANASAIS E TÓRAX MODIFICAM
OU AMPLIFICAM OS SONS. DIFERENTEMENTE DE OUTROS INSTRUMENTOS MUSICAIS
CRIADOS PELO HOMEM, ENTRETANTO, A PRODUÇÃO DA VOZ CANTADA É MUITO
MAIS COMPLEXA DO QUE ESTES TRÊS COMPONENTES BÁSICOS QUE REGEM OS
INSTRUMENTOS FABRICADOS. É UMA INTERAÇÃO DINÂMICA ENTRE O TRATO
VOCAL, ABDOME, MÚSCULOS DIAFRAGMA E INTERCOSTAIS, SISTEMA
MÚSCULOESQUELÉTICO E SISTEMA PSICONEUROLÓGICO. TODOS ESTES DEVEM
ESTAR EM PLENO E PERFEITO FUNCIONAMENTO, NUM PADRÃO EXTREMAMENTE
COORDENADO PARA PRODUZIR COM EXATIDÃO O SOM DESEJADO. NA REALIDADE,
PODE-SE DIZER QUE TODOS OS MÚSCULOS DO CORPO PODEM, ATÉ CERTO
PONTO, ESTAR ENVOLVIDOS NA PRODUÇÃO DA VOZ CANTADA.
A
FONTE SONORA DA PRODUÇÃO VOCAL SÃO AS PREGAS VOCAIS. ESTE SOM SERÁ
TRABALHADO PELAS CAVIDADES QUE ESTÃO SITUADAS ENTRE AS PREGAS VOCAIS
E OS LÁBIOS, NUM TÚNEL EM FORMA DE “L” QUE FORMAM O TRATO VOCAL
(RESSONÂNCIA E REFLEXÃO SONORAS). É UMA ATIVIDADE QUE ENVOLVE
MUITÍSSIMA ATIVIDADE NEUROCOGNITIVA, QUE PASSA POR MEMÓRIA, EMOÇÃO,
ATUAÇÃO, CONTROLE DE MOVIMENTOS FINOS DE 22 MÚSCULOS QUE REGEM O
ÓRGÃO DA VOZ QUE É A LARINGE, EM DUAS PREGAS VOCAIS DE 1,5 A 2,3
CM DE COMPRIMENTO (FONTE VIBRATÓRIA) QUE NECESSITAM DE DIVERSOS
GRAUS DE ESTIRAMENTO OU RIGIDEZ EM CONSTANTE EQUILÍBRIO, ACOPLADOS À
ADEQUADA RESPIRAÇÃO TÓRACICA E PULMONAR (FONTE DE AR).
AS
PREGAS VOCAIS MOVIMENTAM-SE POR MEIO DAS ARTICULAÇÕES
CRICOARITENÓIDEAS, CONSIDERADAS AS MAIS COMPLEXAS DO ORGANISMO, POR
REALIZAREM TODOS OS TIPOS DE MOVIMENTO: ELEVAÇÃO, DESLIZAMENTO E
ROTAÇÃO. ESTES MOVIMENTOS DE APROXIMAÇÃO JUNTO DA LINHA MÉDIA E
SEU AFASTAMENTO SÃO FINAMENTE REGULADOS POR AJUSTES DOS MÚSCULOS
LARÍNGEOS QUE RODEIAM ESTAS ARTICULAÇÕES. DOIS OUTROS PARES DE
MÚSCULOS, O TIREOARITENÓIDEO E O CRICOTIREÓIDEO, REGULAM A
VARIAÇÃO DA FREQUÊNCIA VOCAL, OU SEJA, GRAVES, INTERMEDIÁRIOS E
AGUDOS. ESTES, PODEM ATUAR TANTO DE FORMA ANTAGÔNICA (GRAVE-AGUDO),
QUANTO AGÔNICA (REFORÇO DE TODAS AS NOTAS DA VOZ). A CAPACIDADE DE
PRODUZIR TAMANHA VARIAÇÃO DE NOTAS MUSICAIS PRESSUPÕE QUE A
VIBRAÇÃO CORDAL OCORRA MAIS RAPIDAMENTE QUE A CONTRAÇÃO MUSCULAR.
PARA ISSO, FORÇAS AERODINÂMICAS NECESSITAM SER MODIFICADAS PARA
PERMITIR A REGULARIDADE DESTA VIBRAÇÃO RÁPIDA, DE FORMA
COORDENADA. (TEORIA MIOELÁSTICA-AERODINÂMICA DA FONAÇÃO, VAN DE
BERG, 1958).
POR ISSO, OS TECIDOS DAS PREGAS VOCAIS NECESSITAM DE
MÚSCULO-ELASTICIDADE PARA DEFORMAREM DE FORMA CONTROLADA COM A
CONTRAÇÃO MUSCULAR. PARA ISSO, EXISTE UM SISTEMA DE CAMADAS
ESPECIALIZADAS DESLIZANTES NAS PREGAS VOCAIS DE SERES HUMANOS, QUE É
CONSIDERADO ÚNICO NA ESCALA FILOGENÉTICA.
O PRINCÍPIO BÁSICO
DA PRODUÇÃO VOCAL COMEÇA COM O CONTATO DAS PREGAS VOCAIS NA LINHA
MÉDIA, FECHANDO A GLOTE. CONFORME O AR PASSA ENTRE AS PREGAS VOCAIS,
SEUS TECIDOS INICIAM MOVIMENTO OSCILATÓRIO COM A EXPULSÃO DE AR
PROVENIENTE DOS PULMÕES. PELO ACÚMULO SUBSEQUENTE DE AR ABAIXO DAS
PREGAS VOCAIS COM A GLOTE SEMICERRADA, OCORRE AUMENTO DA PRESSÃO
SUBGLÓTICA, QUE ENTÃO VENCE A RIGIDEZ DE FECHAMENTO GLÓTICO,
DEFORMANDO-AS E EMPURRANDO-AS PARA OS LADOS, AFASTANDO-AS DA LINHA
MÉDIA. CONFORME O AR PASSA ENTRE AS PREGAS, A PRESSÃO SUBGLÓTICA
CAI DRASTICAMENTE, O QUE ENTÃO PERMITE QUE A RIGIDEZ MUSCULAR DA
GLOTE PASSE A PREPONDERAR, LEVANDO AS PREGAS PARA UM NOVO CONTATO,
COM AUXÍLIO DO EFEITO DE BERNOULLI, QUE RESULTA DO “VÁCUO
TRANSITÓRIO” ENTRE A PASSAGEM DE PULSOS DE AR. DESSA FORMA, A
PRESSÃO SUBGLÓTICA AUMENTA NOVAMENTE E O CICLO SE FECHA. ISSO PODE
OCORRER MÚLTIPLAS VEZES A CADA SEGUNDO, PERMITINDO QUE A LARINGE
HUMANA PRODUZA VIBRAÇÕES OU UMA FREQUÊNCIA DE ATÉ 2.500 CICLOS
POR SEGUNDO EM ALGUNS CANTORES.
PODEMOS
INTERPRETAR A VOZ HUMANA COMO UM CONJUNTO DE NOTAS MUSICAIS E CADA
UMA DESTAS REPRESENTA UMA DETERMINADA FREQUÊNCIA VOCAL, OU SEJA, UM
NÚMERO DE VEZES POR SEGUNDO EM QUE OCORRE A SUA VIBRAÇÃO. TAL COMO
UM INSTRUMENTO MUSICAL DISTINTO DIFERE DO OUTRO, PESSOAS DIFERENTES
POSSUEM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E ANATÔMICAS QUE DETERMINAM
DISTINTOS ÓRGÃOS E, LOGO, DIFERENTES VOZES. PORTANTO, MESMO QUANDO
DUAS PESSOAS DIFERENTES OU DOIS INSTRUMENTOS DISTINTOS PRODUZEM UMA
MESMA FREQUÊNCIA OU NOTA MUSICAL, SABEMOS DISCERNIR CARACTERÍSTICAS
QUE LHES DÃO IDENTIDADE, OU ATÉ PRODUZEM AFEIÇÃO OU OJERIZA. A
ESTE CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS QUE DETALHAM UMA VOZ, DENOMINA-SE
TIMBRE.
A
DIFERENÇA INTERPESSOAL DO TIMBRE VOCAL RELACIONA-SE A COMPOSICÃO,
POSTURA E CONFIGURAÇÃO DA LARINGE E DO TRATO VOCAL, QUE SÃO,
RESPECTIVAMENTE, O ÓRGÃO CONSIDERADO A FONTE SONORA, E O CONJUNTO
DE CAVIDADES E TUBOS PELOS QUAIS O SOM PASSA, SOFRENDO MARCANTES
MODIFICAÇÕES FÍSICAS E RESSONANTAIS, QUE ORIGINARÃO O PRODUTO
FINAL, QUE É A VOZ.
NAS
PREGAS VOCAIS, PODEMOS UTILIZAR AJUSTES DE ALONGAMENTO QUE DETERMINAM
VOZES MAIS AGUDAS/ALTAS E ENCURTAMENTO, QUE SE RELACIONAM A VOZES
MAIS GRAVES/BAIXAS. PODEMOS, TAMBÉM, DETERMINAR VOZES MAIORES OU
MENORES, SEGUNDO GRAU DE CONTATO E ATRITO ENTRE AS PREGAS VOCAIS, POR
PERMITIRMOS MAIOR TEMPO DE CONTATO, DANDO VÁRIAS POSSIBILIDADES DE
VOLUME EM DECIBÉIS PARA ESTA VOZ. O ATO DO CANTO PODE SER
INTERPRETADO COMO UMA ATIVIDADE FÍSICA DESTE ÓRGÃO, QUE
MOVIMENTA-SE COM MAIOR OU MENOR AGILIDADE, COMO O BRAÇO OU A PERNA,
CONFORME O COMANDAMOS.
COMO
EM QUALQUER INSTRUMENTO MUSICAL, A VOZ POSSUI UMA EXTENSÃO E UMA
TESSITURA EM NOTAS MUSICAIS. ENQUANTO NA EXTENSÃO TEMOS TODAS AS
NOTAS MUSICAIS PASSÍVEIS DE PRODUÇÃO POR INDIVÍDUO, NA TESSITURA
TEMOS SOMENTES OS SONS BELOS E ENCANTADORES. CADA UM NASCE COM A
POSSIBILIDADE DE CANTAR COM MAIS BELEZA E FACILIDADE CERCA DE 14
NOTAS MUSICAIS OU DUAS OITAVAS. ALGUNS PODEM CANTAR MAIS AGUDOS OU
MAIS GRAVES QUE OUTROS, MAS IGUALMENTE BONITOS. ESTA DIFERENÇA
TAMBÉM SE FAZ PRESENTE SEGUNDO O SEXO E A IDADE. SEGUNDO
CLASSIFICAÇÃO DE VOZES LÍRICAS OU CLÁSSICAS FEITAS PELOS
PROFESSORES DE CANTO LÍRICO, NASCEMOS E CRESCEMOS COM A
POSSIBILIDADE DE TER UMA ÚNICA, SEJA DE BAIXO, BARÍTONO OU TENOR,
PARA HOMENS E DE CONTRALTO, MEIO-SOPRANO E SOPRANO, PARA AS MULHERES.
HÁ PESSOAS QUE PODEM EMITIR MAIS QUE 14 NOTAS, MAS QUE NÃO SÃO
COMUNS. JÁ DENTRO DO CANTO POPULAR, NÃO RARO ESTES CANTORES
CONSEGUEM CANTAR MAIS QUE 14 NOTAS, JÁ QUE O AJUSTE LARÍNGEO E DE
TRATO VOCAL O PERMITE, SENDO POR ISSO QUE NÃO CABE, CONCEITUALMENTE,
A CLASSIFICAÇÃO APLICADA AOS LÍRICOS.
ESTES
TUBOS SÃO ELÁSTICOS E MOLDÁVEIS PELAS CONTRAÇÕES DOS MÚSCULOS
QUE OS COMPÕEM, PODENDO ALONGAR, DEIXANDO O SOM MAIS OBSCURO OU
ARREDONDADO, OU ENCURTAR, DEIXANDO-O MAIS BRILHANTE E ABERTO OU ATÉ
METÁLICO. DA MESMA FORMA, PODEMOS UTILIZAR EM DIFERENTES GRAUS A
PASSAGEM DO SOM AO NARIZ, DANDO OUTRAS POSSIBILIDADES ACÚSTICAS PARA
ESTA MESMA VOZ. AINDA, PODE-SE ABRIR MAIS OU MENOS A BOCA, TAMBÉM
MODIFICANDO-SE MUITO O SOM FINAL.
ALGUMAS
VOZES CANTADAS ENCANTAM MAIS QUE OUTRAS SEGUNDO UM TIMBRE MAIS
PRIVILEGIADO, CUNHADO PELA POPULAÇÃO OU PLATÉIA. ISSO LEVA EM
CONSIDERAÇÃO AS PREFERÊNCIAS SÓCIOCULTURAIS, O MOMENTO CULTURAL,
A INTERPRETAÇÃO E EXPRESSÃO CORPORAL DURANTE A PERFORMANCE, O
CONTEÚDO DAQUILO QUE ESTÁ SENDO CANTADO E A EMPATIA QUE AQUELE
CANTOR EXPRIME. POR EXEMPLO, OS ESTADOSUNIDENSES PREFEREM VOZES
FEMININAS CANTADAS MAIS AGUDAS E METÁLICAS, ENQUANTO OS BRASILEIROS
TÊM PREFERIDO VOZES FEMININAS MAIS GRAVES E POR VEZES ATÉ ROUCAS.
PORTANTO, O TIMBRE VOCAL PRIVILEGIADO RELACIONA-SE MAIS ÀS
PREFERÊNCIAS COLETIVAS QUE A UM PADRÃO ESPECÍFICO DE VOZ, O QUE
TAMBÉM LEVA EM CONTA O ESTILO DE CANTO (LÍRICO, GOSPEL, SOUL, ROCK,
BELTING, SERTANEJO E OUTROS).
CONFORME
DISCUTIMOS ACIMA, NASCEMOS COM ÓRGÃOS VOCALIZADORES COM TODOS ESTES
POTENCIAIS. MÉDICA E VOCALMENTE, UMA INTERVENÇÃO CIRÚRGICA
SOMENTE DEVERÁ SER INDICADA SE HOUVER DOENÇA VOCAL, NOS TECIDOS DAS
PREGAS VOCAIS, QUE NÃO MELHORE COM TRATAMENTOS CLÍNICOS, DAÍ A
IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO VOCAL DADO POR MÉDICO
OTORRINOLARINGOLOGISTA QUE ATUE NA ÁREA DA VOZ CANTADA, EM TRABALHO
SEMPRE CONJUNTO COM FONOAUDIÓLOGO E PROFESSOR DE CANTO, NA
MANUTENÇÃO DA SAÚDE VOCAL DO CANTOR. UM TENOR NASCE TENOR. UMA
SOPRANO NASCE SOPRANO. COM SAÚDE, EM GERAL NÃO É POSSÍVEL CANTAR
FORA DE SUA CLASSIFICAÇÃO, QUANDO SE TRATA DE VOZ LÍRICA OU
GRANDE. JÁ NO CANTO POPULAR, ISTO É MUITO COMUM, COM TREINO.
CIRURGICAMENTE,
PODEMOS ATUAR NO TRATO VOCAL, OU SEJA, ONDE A VOZ TEM O SEU
ACABAMENTO. MAS NUNCA COM O FIM DE MELHORAR A VOZ MAS, SIM, DE
MELHORAR A RESPIRAÇÃO NASAL OU REMOVER AMÍGDALAS QUE SEJAM MUITO
GRANDES, POR OUTROS MOTIVOS. NÃO EXISTE A AFIRMATIVA DE JUSTIFICAR
UMA CIRURGIA NO TRATO VOCAL PARA MELHORAR A VOZ. ISSO É IRREAL.
HÁ
PESSOAS QUE EVOLUEM MAIS RÁPIDO OU QUE APRENDERAM DESDE CEDO A
MELHOR FORMA DE UTILIZAREM SEUS ÓRGÃOS, E SERÁ ESPERADO QUE ESTAS
TENHAM MAIS CHANCES DE ATINGIR O PICO de performance ANTES. MAS TENHO
VISTO CANTORES QUE COMEÇARAM A CANTAR MUITO MAIS VELHOS E ATINGIRAM
GRANDE SUCESSO.
POR ISSO, O TREINO E A SAÚDE VOCAL SÃO OS FATORES PRINCIPAIS PARA ATINGIR O PICO DE PERFORMANCE, SENDO QUE TUDO ISSO DEVE ESTAR MUITO REGADO DE EMOÇÃO E AMOR À PROFISSÃO, O QUE GERA DEDICAÇÃO E VONTADE DE INVESTIR NESTA EVOLUÇÃO.
POR
ISSO, SE O TREINO É A PRINCIPAL INTERVENÇÃO, É NECESSÁRIO
ESCOLHER UM BOM PROFESSOR DE CANTO, QUE TRABALHE EM CONJUNTO COM
OTORRINOLARINGOLOGISTA DEDICADO À VOZ E FONOAUDIÓLOGO.
(Direitos Reservados)
REINALDO
YAZAKI é médico especialista em otorrinolaringologia, também
dedicado aos cuidados médicos da Voz Artística e Profissional,
oriundo da Universidade Federal de São Paulo, que atende em
consultório privado e realiza cirurgias otorrinolaringológicas nos
Hospitais Albert Einstein e Oswaldo Cruz.
Email:
reinaldoyazaki@yahoo.com
sexta-feira, 7 de setembro de 2012
International Congress on Care of the Professional Voice: Iberoamerican Professional Voice Congress, in Santiago de Chile, October 4th~6th!!! Come and join us!!!!
Reinaldo Yazaki
Taking advantage of our brazilian independence day to prepare lectures about Care of the Professional Voice, Endoscopic Evaluation of Singers, and a Round-Table about Functional Dysphonias With and Without Pharyngolaryngeal Reflux Syndrome! Really like spreading medical experience!!!!
I strongly invite scientists, otorhinolaryngologists, voice therapists, speech-language pathologists, singing teachers and coaches, singers and actors, to COME and JOIN US in this first CHAPTER of a young group of Iberoamerican Voice professionals, so much interested in the singing voice, at Santiago de Chile, Chile, from October 4th~6th!!
The link is here:
I strongly invite scientists, otorhinolaryngologists, voice therapists, speech-language pathologists, singing teachers and coaches, singers and actors, to COME and JOIN US in this first CHAPTER of a young group of Iberoamerican Voice professionals, so much interested in the singing voice, at Santiago de Chile, Chile, from October 4th~6th!!
The link is here:
terça-feira, 17 de julho de 2012
terça-feira, 12 de junho de 2012
SOBRE A AVALIAÇÃO VOCAL da laringe POR VÍDEO NO TEATRO OU CASA. Existe?
Na última semana, houve 01 situação de Avaliação Laringo-Estroboscópica fora do consultório, dentro da casa de paciente, utilizando a própria TV do mesmo, por causa de limitações impostas por tempo ou local.
VANTAGEM: possibilita a reavaliação das pregas vocais após o tratamento para autorização médica ou não para a performance, com mais precisão e segurança, observando se inchaços ou vermelhidões diminuíram ou cederam a ponto de permiti-la, mesmo nos casos em que o paciente não pôde ir ao consultório por diversos motivos.
segunda-feira, 11 de junho de 2012
Quais Cuidados de Saúde Vocal, de Higiene Vocal, e Orientações de Alimentação são IDEAIS para a classe dos Cantores e/ou Atores?
INCRÍVEL como a orientação sobre cuidados de saúde da voz e correlatos de hábitos, alimentos, substâncias ingeridas ou espirradas na garganta e, inclusive sobre explicações sobre doenças da voz, DIFERE na nossa classe de médicos e fonoaudiólogos! Infelizmente, talvez o porquê resida na falta de comprovação científica de quase 100% destas.
O IMPORTANTE DE TUDO ISSO É QUE OS PACIENTES SIGAM A LINHA DE RACIOCÍNIO CLÍNICO DA EQUIPE DE SAÚDE VOCAL PELA QUAL ESTÃO SENDO CUIDADOS, POIS AÍ ESTÁ O CONJUNTO DE MEDIDAS QUE PODEM TRAZER COM MAIS SUCESSO A MELHORA CLÍNICA OU DOS SINTOMAS.
Os cuidados que alguns meios divulgam não estão errados, mas por vezes são demasiado GENÉRICOS para algo TÃO INDIVIDUAL que é a VOZ e suas DOENÇAS...
Diria-lhes, até que talvez não existam orientações genéricas, mas sim aquela para cada paciente e segundo cada doença que está em tratamento.
Sempre digo a todos os pacientes que me procuram que, se fôssemos seguir cartilhas de cuidados de saúde vocal, cada artista nem de casa poderia sair, redomado dentro de uma esfera de O2.
Vcs precisam viver também! POR ISSO, cada equipe de saúde da voz vai individualizar o tratamento e os cuidados de saúde vocal que CADA PACIENTE deverá seguir, segundo CADA CORPO E LARINGE, segundo cada DOENÇA DA VOZ que esteja sendo tratada.
Isto dá mais trabalho, mas permite em minha opinião mais ACERTOS e menos DESCONFORTOS. PROIBIR é sempre mais fácil. Difícil e trabalhoso é INDIVIDUALIZAR CASO A CASO.
Ainda falta aqui neste BLOG uma explicação de todos estes cuidados de saúde, na óptica da fisiologia da faringe, laringe dos órgãos fonoarticulatórios e suas glândulas. Falta, na verdade, um livro que permita que sejam utilizados focalmente e, não, genericamente.
Portanto, NÃO DEIXE DE SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DE SEUS CUIDADORES POR HAVER LIDO OU ASSISTIDO ALGO QUE LHES CONTRADIZ. Indague-os sobre o assunto, para saber suas opiniões e se vale a pena ou não fazê-lo.
O IMPORTANTE DE TUDO ISSO É QUE OS PACIENTES SIGAM A LINHA DE RACIOCÍNIO CLÍNICO DA EQUIPE DE SAÚDE VOCAL PELA QUAL ESTÃO SENDO CUIDADOS, POIS AÍ ESTÁ O CONJUNTO DE MEDIDAS QUE PODEM TRAZER COM MAIS SUCESSO A MELHORA CLÍNICA OU DOS SINTOMAS.
Os cuidados que alguns meios divulgam não estão errados, mas por vezes são demasiado GENÉRICOS para algo TÃO INDIVIDUAL que é a VOZ e suas DOENÇAS...
Diria-lhes, até que talvez não existam orientações genéricas, mas sim aquela para cada paciente e segundo cada doença que está em tratamento.
Sempre digo a todos os pacientes que me procuram que, se fôssemos seguir cartilhas de cuidados de saúde vocal, cada artista nem de casa poderia sair, redomado dentro de uma esfera de O2.
Vcs precisam viver também! POR ISSO, cada equipe de saúde da voz vai individualizar o tratamento e os cuidados de saúde vocal que CADA PACIENTE deverá seguir, segundo CADA CORPO E LARINGE, segundo cada DOENÇA DA VOZ que esteja sendo tratada.
Isto dá mais trabalho, mas permite em minha opinião mais ACERTOS e menos DESCONFORTOS. PROIBIR é sempre mais fácil. Difícil e trabalhoso é INDIVIDUALIZAR CASO A CASO.
Ainda falta aqui neste BLOG uma explicação de todos estes cuidados de saúde, na óptica da fisiologia da faringe, laringe dos órgãos fonoarticulatórios e suas glândulas. Falta, na verdade, um livro que permita que sejam utilizados focalmente e, não, genericamente.
Portanto, NÃO DEIXE DE SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DE SEUS CUIDADORES POR HAVER LIDO OU ASSISTIDO ALGO QUE LHES CONTRADIZ. Indague-os sobre o assunto, para saber suas opiniões e se vale a pena ou não fazê-lo.
quinta-feira, 7 de junho de 2012
PERGUNTA FREQUENTE DE CANTORES DE ROCK: DR. REINALDO YAZAKI, como TAL CANTOR passou a CARREIRA INTEIRA utilizando este tipo de VOZ ESFORÇADA e nunca se ausentou do SHOWBIZ por danos vocais, cantando IGUAL AO CD ou VINIL?
Há laringes distintas, resistentes ou não. E Tudo depende do QUANTO se usa a voz. Posso passar anos cantando 1 show por mês ou 4 por semana. Podemos ter um problema vocal e ficar 12 meses de uma carreira de décadas sem cantar. Posso fazer shows de 20 canções ou apresentações de 01 canção ou duas. Posso colocar canções com diversos tipos de drives, frequências e decibéis. O que acontece é que hj, o panorama mundial da VOZ AO VIVO mudou. É esta que dá dinheiro e, não, o CD ou DVD ou BLU-Ray. Portanto, principalmente nos inícios das carreiras, qdo ainda não se ganha tanto, faz-se necessário o APRENDIZADO DE DOSAGEM E ECONOMIA DE VOZ, para que a voz dure TODAS as apresentações. Aí, vale qq sacrifício em dedicação e investimento em tecnologia e saúde da voz, para que ela tenha menos risco de faltar na correria do dia-a-dia. (Dispositivos auditivos de retorno, microfones bons, aulas de canto com bons professores de canto, acompanhamento com médico otorrino dedicado à voz, fonoaudiólogas e outros)
quarta-feira, 16 de maio de 2012
A arte de ser médico de todos. Consultório é lugar de segredo. Lugar de tratar saúde.
Para o médico, o paciente não tem características outras senão a doença ou desconforto a ser tratados. É igual a VÍTIMA ou o VILÃO, o agressor ou o agredido, o famoso e o não-famoso, o chato ou o legal. O que importa é a melhora. Nada mais que a melhora. E o SEGREDO MÉDICO permite que tratemos de INIMIGOS sem deixar-nos influenciar por suas divergências externas. Permite que tratemos de AMIGOS de forma discreta. Aí reside a ARTE de fazer a medicina atingir a todos de forma IMPARCIAL. AMO-a! (RY)
Por favor, não exijam de mim a parcialidade em questões que não dizem respeito à saúde, pois isso não pode fazer parte das atividades de uma pessoa focada na saúde do próximo. Distorce, limita, quebra o sigilo.
domingo, 29 de abril de 2012
Sobre a EQUIPE que cuida da VOZ do Performer (Ator-Cantor):
(POR DR. REINALDO YAZAKI) Composta de no mínimo três profissionais, a saber, OTORRINO DEDICADO À VOZ, FONOAUDIÓLOGA(O) ESPECIALISTA EM VOZ CANTADA e PROFESSOR DE CANTO, este grupo atua em SINCRONIA e em CONTATO para reunir informações valiosas para OTIMIZAR O TEMPO DE MELHORA. EM MINHA OPINIÃO, EM QUASE 100% DOS CASOS, devem acompanhar os cantores.
URGE, atualmente, a MELHORA rápida, em decorrência das características do mercado de trabalho e por causa da necessidade que a Performance profissional impõe aos cantores. NO MUNDO TODO, em países que já se profissionalizaram nos cuidados de saúde vocal, estes três atuam juntos.
O OTORRINO DEDICADO À VOZ faz a avaliação médica, verificando a presença de todas as possibilidades de que alterações localizadas na laringe ou no corpo possam ser a causa daquela dificuldade vocal. Examina a laringe com LARINGO-ESTROBOSCOPIA (pela boca), para avaliar as condições estruturais do órgão vocal. Examina os MOVIMENTOS DA LARINGE, CORDAS VOCAIS E TRATO VOCAL, durante a performance do canto, com a FIBRA ÓPTICA FLEXÍVEL (pelo nariz), à procura de movimentos que possam eventualmente contribuir, com traumatismos, para a queixa de voz cantada, que neste momento pode ainda não estar acompanhada de LESÕES. Deve acompanhar em reavaliações o cantor durante todo o processo terapêutico com a equipe, tratando com medicações e/ou orientações médicas as condições influenciadoras da queixa vocal.
A FONOAUDIÓLOGA(O) avalia primariamente ou após o médico otorrino, as características perceptivas e acústicas daquela voz com dificuldade e, baseando-se em dados idealmente fornecidos pelo exame médico realizado, principalmente no tocante dos movimentos, junto com dados de sua avaliação, unindo-os e planejando a terapia mais otimizada possível, que envolve exercícios de voz seriados, totalmente dirigidos para o que cada paciente necessita. Esta é parte em que o cantor aprenderá mecanismos de manter sua saúde vocal em exercícios terapêuticos, no sentido de tratamento, desta palavra.
O PROFESSOR DE CANTO é essencial desde o momento da percepção da alteração de voz, apesar de ainda sem queixa, pois são auditivamente treinados para perceberem quando algo não vai bem com a sonoridade da voz, corroborando imensamente para a saúde daquela voz, ao encaminharem apara avaliação médica. Alguns já são treinados e dominam o conhecimento fisiológico da produção vocal, conhecem anatomia, conhecem os mecanismos principais de doença vocal. Durante as FONOTERAPIAS realizadas por fonoaudiólogas(os), auxilia IMENSAMENTE NA IMPLEMENTAÇÃO da maneira saudável de produzir voz que está em processo de aprendizado com estas, utilizando os mecanismos de exercícios de voz cantados, junto com repertório se possível ajustado para que a recuperação possa ser otimizada com a prática.
INVASÃO DE ÁREAS? FONO atuando como professor de canto (não sendo, algumas são), PROF DE CANTO como fono???????? MÉDICO como FONO, Médico como Prof. de canto?????
Resposta: Isso somente tem potencial de ocorrer se os três profissionais não se conhecerem E não trocarem figurinhas, se não discutirem os casos. Esse comportamento é o principal causador das divergências entre alguns profissionais. Claro, a falta de conhecimento também pode ocorrer, mas é mais rara. DEVEMOS ASSUMIR A POSTURA TERAPÊUTICA EM PROL DO NOSSO MAIOR BEM E FIM QUE É O PACIENTE, e juntarmos as FORÇAS de cada uma das três áreas para que a CONVALESCENÇA seja a mais rápida possível. PROFISSIONAIS SÉRIOS E HONESTOS NÃO VÃO ATUAR EM ÁREAS para as quais não têm excelência de ATUAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO E CURRÍCULO.
POR ISSO, vamos trabalhar juntos? A alegria da equipe quando traz a CURA ao cantor é um PRÊMIO para os três, o SUCESSO profissional dos pacientes também, bem como o é a GRATIDÃO DO CANTOR em relação à equipe.
LOGO, UNAMOS ESTE TRIO (PROFESSOR DE CANTO, FONO E OTORRINO) NOS OBJETIVOS DE PREVENÇÃO, MANUTENÇÃO E TRATAMENTO DE SAÚDE VOCAL DO CANTOR.
Durante tratamentos médicos ou fonoaudiológicos da VOZ, algumas vezes devemos fazer Redução de Uso da Voz. Olha o que indicamos para reduzir o uso da voz:
http://www.griffinlab.com/catalog/boomvox-wireless-amplifier-p_34.html
sexta-feira, 27 de abril de 2012
Por que a Avaliação Médica da Voz do Cantor- Profissional ou Amador-Estudante- é diferente da dos outros profissionais dependentes da Voz?
(Por Dr. REINALDO YAZAKI)
A voz do cantor são várias vozes. A avaliação DA LARINGE E DO TRATO VOCAL, REALIZADA POR OTORRINOLARINGOLOGISTA DEDICADO À VOZ CANTADA deve, por definição, conduzi-lo a demonstrar TODAS as suas vozes, desde seus pianíssimos até seus fortíssimos, desde seus gravíssimos ou subgraves até seus agudíssimos ou superagudos, desde seu timbre mais escuro-obscuro até o mais aberto-brilhante e metalizado e, ALÉM DISSO, deve conduzir o cantor ao seus extremos, com segurança, a fim de diagnosticar o que aquela laringe faz nos seus limites de atuação e funcionamento. Somente assim poder-se-á PONTUAR e VALORIZAR os ESTIGMAS de esforços excessivos laríngeos que eventualmente estão aparecendo, SEM PODAR A ARTE ou criar um ciclo de proibições que descaracterizem o Artista, com saúde.
Digo que é UMA AVALIAÇÃO MINUCIOSA, que leva em consideração cada NOTA MUSICAL EMITIDA, CADA SÍLABA E CADA FRASEADO e vários outros fatores que serão EXPLANADOS EM CURSO QUE MINISTRAREI A INTERESSADOS NO FUTURO. (Otorrinos, Fonos, Professores de Canto lírico e de Belting, Cantores, Atores, Cantores-Atores, Fisioterapeutas).
A voz do cantor são várias vozes. A avaliação DA LARINGE E DO TRATO VOCAL, REALIZADA POR OTORRINOLARINGOLOGISTA DEDICADO À VOZ CANTADA deve, por definição, conduzi-lo a demonstrar TODAS as suas vozes, desde seus pianíssimos até seus fortíssimos, desde seus gravíssimos ou subgraves até seus agudíssimos ou superagudos, desde seu timbre mais escuro-obscuro até o mais aberto-brilhante e metalizado e, ALÉM DISSO, deve conduzir o cantor ao seus extremos, com segurança, a fim de diagnosticar o que aquela laringe faz nos seus limites de atuação e funcionamento. Somente assim poder-se-á PONTUAR e VALORIZAR os ESTIGMAS de esforços excessivos laríngeos que eventualmente estão aparecendo, SEM PODAR A ARTE ou criar um ciclo de proibições que descaracterizem o Artista, com saúde.
Digo que é UMA AVALIAÇÃO MINUCIOSA, que leva em consideração cada NOTA MUSICAL EMITIDA, CADA SÍLABA E CADA FRASEADO e vários outros fatores que serão EXPLANADOS EM CURSO QUE MINISTRAREI A INTERESSADOS NO FUTURO. (Otorrinos, Fonos, Professores de Canto lírico e de Belting, Cantores, Atores, Cantores-Atores, Fisioterapeutas).
"Curso de Avaliação, Condução e Interpretação da Fisiologia Endoscópica Funcional do Canto", para otorrinos, fonoaudiólogos, professores de canto, cantores e atores, em São Bernardo, JUNHO/2012.
Interessados, por favor, deixem seus contatos de email abaixo.
terça-feira, 24 de abril de 2012
segunda-feira, 23 de abril de 2012
Sobre o diagnóstico de "Refluxo" nas LARINGOSCOPIAS que descrevem somente a morfologia, a forma.
"A presença das palavras "refluxo laringofaríngeo" nos laudos de exames dos pacientes com QUEIXA DE VOZ CANTADA não significa que o dito refluxo é a principal causa do problema, mas que pode(m) existir ALGUM(s) MOVIMENTO(s) DA LARINGE DURANTE O USO VOCAL que é (são) responsável(is), na sua repetição e padrão de uso, pelo surgimento da QUEIXA VOCAL. O refluxo, na minha experiência, é a causa principal de DIFICULDADES DE VOZ NO CANTOR, em menos de 10% dos casos. Pelo contrário, vem à nossa avaliação achando que era "só refluxo", e diagnosticamos DISFONIAS FUNCIONAIS, relacionadas aos movimentos laríngeos ou, infelizmente, lesões." (Reinaldo Yazaki, Manual de Saúde Vocal, 2012)
O DIAGNÓSTICO ISOLADO DE "REFLUXO" OU "ALERGIA" NA LARINGE DE CANTORES pode OFUSCAR a presença da DISFONIA FUNCIONAL E DEIXÁ-LA SEM TRATAMENTO ADEQUADO, que seria a FONOTERAPIA com a parceira FONOAUDIÓLOGA.
Por isso, antes de confiar totalmente no Refluxo como causa de sua dificuldade no Canto ou Atuação, PENSE em algo que possa ser derivado do uso inadequado da Voz. O melhor meio de avaliá-lo é pela AVALIAÇÃO ENDOSCÓPICA DA LARINGE E DO TRATO VOCAL DURANTE AS TAREFAS VOCAIS, que vê as posturas e movimentos da laringe e dos órgãos modificadores da voz durante a performance dos papéis.
quarta-feira, 21 de março de 2012
Porque minha laringoscopia deu normal e AINDA sinto alterações, rouquidão e dificuldades na minha voz ???
Por Dr. Reinaldo Yazaki:
"Muitos problemas na voz e sua laringoscopia tem o laudo de "normal". Que isso significa? Quer dizer que NÃO HÁ LESÃO GRAVE OU CÂNCER que esteja por trás de seu sintoma. Este é o diagnóstico estático, da forma, que não leva em consideração os movimentos da laringe durante as vocalizações. Diferentemente do nariz e ouvido, cujos conteúdos não se movem e podem ser descritos como "em foto", A LARINGE é um órgão totalmente móvel junto à faringe, bem como a língua e palato e, portanto, necessita de de uma AVALIAÇÃO que descreva o modo como esses movimentos são realizados, com caráter sadio ou patológico. A esta avaliação denomina-se AVALIAÇÃO DA LARINGE E DO TRATO VOCAL DURANTE AS TAREFAS VOCAIS, que envolve uso de fibras ópticas flexíveis/moles e a estroboscopia.
"Muitos problemas na voz e sua laringoscopia tem o laudo de "normal". Que isso significa? Quer dizer que NÃO HÁ LESÃO GRAVE OU CÂNCER que esteja por trás de seu sintoma. Este é o diagnóstico estático, da forma, que não leva em consideração os movimentos da laringe durante as vocalizações. Diferentemente do nariz e ouvido, cujos conteúdos não se movem e podem ser descritos como "em foto", A LARINGE é um órgão totalmente móvel junto à faringe, bem como a língua e palato e, portanto, necessita de de uma AVALIAÇÃO que descreva o modo como esses movimentos são realizados, com caráter sadio ou patológico. A esta avaliação denomina-se AVALIAÇÃO DA LARINGE E DO TRATO VOCAL DURANTE AS TAREFAS VOCAIS, que envolve uso de fibras ópticas flexíveis/moles e a estroboscopia.
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Sobre as Disfonias ditas Funcionais, ou seja, com queixa apresentada pelo paciente e laringoscopia morfológica cunhada como "normal" :
(Por Dr. Reinaldo Yazaki)Disfonias Funcionais compõem o maior grupo dos distúrbios de voz, principalmente sentidos por pacientes que usam a forma de comunicação vocal como o principal instrumento de trabalho. Como o próprio nome diz, é o distúrbio de voz que surge do uso inadequado ou excessivo/abusivo, que pode levar potencialmente a um distúrbio orgânico ou lesão das cordas vocais.
Representam um conjunto de diversas situações em que na visibilização laríngea morfológica, - ou seja, aquela laringoscopia simples que detalha os "formatos" das pregas vocais-, não se observam alterações orgânicas ou teciduais que possam justificar tais desconfortos sentidos pelo paciente.
Toda doença relacionada a movimentos corporais, sejam repetitivos estes ou não, começa com um desconforto em determinado momento do tempo, que pode ser valorizado- gerando uma busca de ajuda médica-, ou não, deixando essa decisão para um momento em que a "coisa pegue mais". Como em qualquer parte do corpo, as pregas vocais podem ser resistentes, mas quando começam a causar sintomas, geralmente a melhora pode não ser tão rápida assim. O mesmo acontece com certos distúrbios ortopédicos de punho, mãos, tendões dos braços, que iniciam-se com simples dores e podem terminar com imobilizações, gerando ausências no trabalho. Existe um paralelismo real entre essas condições ortopédica ou otorrinolaringológica, muito frequentes no âmbito profissional.
É nesse contexto em que se inserem as dificuldades novas no canto e na voz falada, cansaços vocais progressivos, as alterações da qualidade e/ou a perda da voz limpa, que sem dúvida necessitam de diagnóstico médico preferencialmente precoce, para que o tratamento adequado ditado e orientado por médico otorrinolaringologista- neste caso dedicado a essa população de usuários profissionais da voz-, possa atuar mais na prevenção de pioras do que no tratamento de machucados ou lesões vocais per se.
O médico otorrinolaringologista dedicado à voz tem essencial papel na determinação da causa do dificuldade em questão, do tratamento clínico, avaliando outras condições médicas associadas, indicando medicações de diversos tipos, prescrevendo fonoterapias em trabalho íntimo/conjunto com suas fonoaudiólogas de confiança, e até mesmo cirurgias para os casos que deixaram, infelizmente, de ser meramente funcionais. Se a causa está no uso inadequado, qual seria este? Se está no uso excessivo/abusivo, que se deve fazer para acelerar a melhora? Deve-se deixar de usar a voz? Minimizar seu uso? Deve-se deixar de trabalhar? Há necessidade de atestado para que o estado não piore? Há infecções, refluxo, alergia, distúrbios auditivos ou outras condições no corpo que podem corroborar para a piora desta disfonia funcional? É um trabalho de muita responsabilidade em que se zela pela longevidade profissional dessa voz neste paciente em questão.
Nesse tocante, entram as peculiaridades de cada voz, em cada ser humano, em cada profissão. A demanda vocal é diferente, em termos de quantidade de uso, necessidade de resistência, necessidade de qualidade vocal, grau de volume intensidade, que cada profissão exige, quando se compara, por exemplo, o uso vocal de um BELTER do Teatro Musical Paulistano (diga-se de passagem, agora o maior da América Latina) e de um Cantor Lírico do Teatro Municipal. O cotidiano profissional de cada um é peculiar, o que por sua vez determinará e muito as decisões do médico e da fonoaudióloga sobre qual caminho terapêutico deveremos seguir. É nesse ponto em que entra a avaliação funcional da voz por vídeo-endoscopia e da estroboscopia.
Nosso trabalho nessa linda área da Medicina da Voz Artística, das Artes e Expressão/Comunicação é PREVENIR O MÁXIMO POSSÍVEL a cirurgia, atuando no período pré-lesão, indicando o tratamento inicial e REVENDO EM RETORNOS ESTE PACIENTE, ATÉ O DEFINITIVO DESAPARECIMENTO DA QUEIXA OU DESCONFORTO SENTIDO pelo mesmo.
Como em qualquer parte da Medicina, um tratamento tem um Diagnóstico, um Tratamento e uma Alta médica, para que essas vozes continuem a nos brindar com reluzentes e sonoros sorrisos, por toda uma carreira ligada ao uso da Voz Humana. Então, não deixemos que as sintomas "peguem mais" para buscar ajuda médica otorrinolaringológica pública ou privada.
Representam um conjunto de diversas situações em que na visibilização laríngea morfológica, - ou seja, aquela laringoscopia simples que detalha os "formatos" das pregas vocais-, não se observam alterações orgânicas ou teciduais que possam justificar tais desconfortos sentidos pelo paciente.
Toda doença relacionada a movimentos corporais, sejam repetitivos estes ou não, começa com um desconforto em determinado momento do tempo, que pode ser valorizado- gerando uma busca de ajuda médica-, ou não, deixando essa decisão para um momento em que a "coisa pegue mais". Como em qualquer parte do corpo, as pregas vocais podem ser resistentes, mas quando começam a causar sintomas, geralmente a melhora pode não ser tão rápida assim. O mesmo acontece com certos distúrbios ortopédicos de punho, mãos, tendões dos braços, que iniciam-se com simples dores e podem terminar com imobilizações, gerando ausências no trabalho. Existe um paralelismo real entre essas condições ortopédica ou otorrinolaringológica, muito frequentes no âmbito profissional.
É nesse contexto em que se inserem as dificuldades novas no canto e na voz falada, cansaços vocais progressivos, as alterações da qualidade e/ou a perda da voz limpa, que sem dúvida necessitam de diagnóstico médico preferencialmente precoce, para que o tratamento adequado ditado e orientado por médico otorrinolaringologista- neste caso dedicado a essa população de usuários profissionais da voz-, possa atuar mais na prevenção de pioras do que no tratamento de machucados ou lesões vocais per se.
O médico otorrinolaringologista dedicado à voz tem essencial papel na determinação da causa do dificuldade em questão, do tratamento clínico, avaliando outras condições médicas associadas, indicando medicações de diversos tipos, prescrevendo fonoterapias em trabalho íntimo/conjunto com suas fonoaudiólogas de confiança, e até mesmo cirurgias para os casos que deixaram, infelizmente, de ser meramente funcionais. Se a causa está no uso inadequado, qual seria este? Se está no uso excessivo/abusivo, que se deve fazer para acelerar a melhora? Deve-se deixar de usar a voz? Minimizar seu uso? Deve-se deixar de trabalhar? Há necessidade de atestado para que o estado não piore? Há infecções, refluxo, alergia, distúrbios auditivos ou outras condições no corpo que podem corroborar para a piora desta disfonia funcional? É um trabalho de muita responsabilidade em que se zela pela longevidade profissional dessa voz neste paciente em questão.
Nesse tocante, entram as peculiaridades de cada voz, em cada ser humano, em cada profissão. A demanda vocal é diferente, em termos de quantidade de uso, necessidade de resistência, necessidade de qualidade vocal, grau de volume intensidade, que cada profissão exige, quando se compara, por exemplo, o uso vocal de um BELTER do Teatro Musical Paulistano (diga-se de passagem, agora o maior da América Latina) e de um Cantor Lírico do Teatro Municipal. O cotidiano profissional de cada um é peculiar, o que por sua vez determinará e muito as decisões do médico e da fonoaudióloga sobre qual caminho terapêutico deveremos seguir. É nesse ponto em que entra a avaliação funcional da voz por vídeo-endoscopia e da estroboscopia.
Nosso trabalho nessa linda área da Medicina da Voz Artística, das Artes e Expressão/Comunicação é PREVENIR O MÁXIMO POSSÍVEL a cirurgia, atuando no período pré-lesão, indicando o tratamento inicial e REVENDO EM RETORNOS ESTE PACIENTE, ATÉ O DEFINITIVO DESAPARECIMENTO DA QUEIXA OU DESCONFORTO SENTIDO pelo mesmo.
Como em qualquer parte da Medicina, um tratamento tem um Diagnóstico, um Tratamento e uma Alta médica, para que essas vozes continuem a nos brindar com reluzentes e sonoros sorrisos, por toda uma carreira ligada ao uso da Voz Humana. Então, não deixemos que as sintomas "peguem mais" para buscar ajuda médica otorrinolaringológica pública ou privada.
domingo, 14 de agosto de 2011
quarta-feira, 6 de julho de 2011
The Video-Endoscopy of Singing And Spoken Tasks and its Value in the Diagnosis of Functional Dysphonias!
Since the 80's, we have been gifted by Jo Estill and Yanagisawa some studies about the internal physiology of biomechanical aspects of singing.
sexta-feira, 10 de junho de 2011
Todo profissional da voz deve ter um médico que cuide de sua voz...
Todos aqueles que usam rotineira e artisticamente sua voz para o seu trabalho, desde os artistas até os locutores, devem ter um médico que cuide de sua voz, em suas respectivas regiões do Brasil, pois nunca se sabe quando a voz vai faltar na última hora antes de sua apresentação ou atividade.
Seria bom que escolhessem médicos otorrinos dedicados à área da voz e à laringologia, pois estes em geral estão mais habituados com as condutas, tratamentos e indicações dos mesmos nos profissionais que dependem da voz artística ou não. Além de escolherem médicos laringologistas, seria bom que escolhessem algum que pudesse, ao longo de décadas, acompanhá-lo até o fim de sua carreira, e aqui entra o fator idade do médico.
Isso é o que acontece no mundo inteiro, o laringologista ou médico da voz, está sempre ao lado do artista nas boas e nas más situações, podendo salvar a voz para aquela apresentação importantíssima para carreira ou preparando-a para planos futuros da mesma...
Busque um laringologista! Ele deve ser o PRIMEIRO profissional da área da saúde a ser procurado quando há uma queixa, um problema, desconforto ou dificuldades de Voz, porque é com este que se descobrirá o DIAGNÓSTICO que aconteceu com suas cordas vocais!
Se quiser a indicação de um Laringologista fora de São Paulo, envie-nos um mail! (reinaldoyazaki@yahoo.com)
terça-feira, 3 de maio de 2011
Sobre o respeito à individualidade do cantor e seu estilo, nos tratamentos da voz!
Digo que devemos defender nossos cantores, porque tive a experiência de ver cantores populares da noite SP serem ridicularizados em discussões, o que é muito chato e nada profissional. Nunca devemos julgar o canto de alguém segundo nossas preferências de estilo, e devemos saber respeitar as diferenças individuais e o repertório de cada um, bem como a maneira com que o cantor sente-se bem ao cantá-lo. Creio que podemos ver a melhor maneira de adaptar a vida profissional dos mesmo sem tolhê-los a tal ponto de desfigurá-los profissionalmente. E, no respeito à individualidade, reside a possibilidade de permitir que a arte se manifeste da forma mais plena possível, por meio da voz, desde os estilos do trovadorismo do século XII até o trash metal atual, e assim por diante. Cabe à equipe da Saúde da Voz Cantada buscar o ponto de equilíbrio e saúde daquelas vozes enfermas, sem despersonalizar o cantor. Nunca
domingo, 1 de maio de 2011
Entrevista sobre Saúde Auditiva!
http://vilamulher.terra.com.br/praticas-que-prejudicam-a-audicao-11-1-60-455.html
Assinar:
Comentários (Atom)