VOZ DE PERFORMANCE: É a voz utilizada, profissionalmente ou não, em apresentações (Fala ou Canto)

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São Paulo, São Paulo, Brazil
Reinaldo Kazuo Yazaki é médico otorrinolaringologista, CIRURGIÃO OTORRINO E CIRURGIÃO DE VOZ, CRM 107745, também pesquisador em Voz & Laringologia, tb dedicado à VOZ CANTADA, graduado na Escola Paulista de Medicina. Obteve Título de Médico-Residente Concursado, do Depto. de Otorrinolaringologia da Universidade Federal de São Paulo. Em exame teórico-Prático, obteve o Título de Especialista em OTORRINOLARINGOLOGIA em 2006, pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Tornou-se médico-colaborador totalmente voluntário e orientador-voluntário dos médicos-residentes da Universidade Federal de São Paulo, na área de Laringologia e Voz, Cirurgias de Voz e Câncer de Laringe, desde 2006 até 2011. Tem interesse especial por Voz Profissional e Cantada e Cirurgia Oto-Rino-Laringológica. Tem afinidade pela atuação em Cirurgia. Hoje, tem como principais atividades profissionais as cirurgias para a VOZ, das amígdalas, desvios de septo, especialmente em cantores, com experiência em TODAS as cirurgias otorrinolaringológicas, incluindo as de CANTORES profissionais. __reinaldoyazaki@yahoo.com___Consultório:11-9.83737503.

BARíTONO!!!

BARíTONO!!!
Saudades do CORAL UNIFESP !!!!

Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL

Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL
COMO AVALIAR O CANTOR LÍRICO E POPULAR EM 4 PASSOS: RUMO A UMA AVALIAÇÃO MAIS RACIONAL E DIRECIONADA PARA A QUEIXA DA VOZ CANTADA.

Coral Unifesp

Coral Unifesp
Espetáculo: " A era do rádio: 70 anos da Rádio Nacional": Casa lotada em vários dias de apresentação: + de 300 pessoas por dia!!!!!

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Qualquer um pode Cantar? Como funciona a voz?? Como acontece o canto?


Texto de Reinaldo Yazaki.

NO SIGNIFICADO DE CAPACIDADE ESPECIAL E TALENTO, O ATO DE CANTAR PODE SER VISTO COMO UM DOM DE QUALQUER INDIVÍDUO QUE DETÉM TRÊS OUTRAS CAPACIDADES: BOA AUDIÇÃO E DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA DAS NOTAS MUSICAIS, DOMÍNIO DO PROCESSO DE VOCALIZAÇÃO PARA ATINGIR ESTAS MESMAS NOTAS MUSICAIS E COORDENAÇÃO MOTORA. SEGURAMENTE, PODE-SE DIZER QUE É ALGO APRENDIDO, JÁ QUE NÃO VEMOS BEBÊS CANTANDO AO NASCER E QUE CANTAR É ALGO MUITO MAIS COMPLEXO QUE FALAR.

OS PULMÕES FUNCIONAM COMO O FONTE DO AR QUE DESENCADEIA A VIBRAÇÃO SONORA. AS PREGAS VOCAIS SÃO A FONTE DE VIBRAÇÃO SONORA NAS DIVERSAS FREQUÊNCIAS OU NOTAS MUSICAIS. AS CAVIDADES DE RESSONÂNCIA DA FARINGE, CAVIDADE ORAL, NASAL, SEIOS PARANASAIS E TÓRAX MODIFICAM OU AMPLIFICAM OS SONS. DIFERENTEMENTE DE OUTROS INSTRUMENTOS MUSICAIS CRIADOS PELO HOMEM, ENTRETANTO, A PRODUÇÃO DA VOZ CANTADA É MUITO MAIS COMPLEXA DO QUE ESTES TRÊS COMPONENTES BÁSICOS QUE REGEM OS INSTRUMENTOS FABRICADOS. É UMA INTERAÇÃO DINÂMICA ENTRE O TRATO VOCAL, ABDOME, MÚSCULOS DIAFRAGMA E INTERCOSTAIS, SISTEMA MÚSCULOESQUELÉTICO E SISTEMA PSICONEUROLÓGICO. TODOS ESTES DEVEM ESTAR EM PLENO E PERFEITO FUNCIONAMENTO, NUM PADRÃO EXTREMAMENTE COORDENADO PARA PRODUZIR COM EXATIDÃO O SOM DESEJADO. NA REALIDADE, PODE-SE DIZER QUE TODOS OS MÚSCULOS DO CORPO PODEM, ATÉ CERTO PONTO, ESTAR ENVOLVIDOS NA PRODUÇÃO DA VOZ CANTADA.

A FONTE SONORA DA PRODUÇÃO VOCAL SÃO AS PREGAS VOCAIS. ESTE SOM SERÁ TRABALHADO PELAS CAVIDADES QUE ESTÃO SITUADAS ENTRE AS PREGAS VOCAIS E OS LÁBIOS, NUM TÚNEL EM FORMA DE “L” QUE FORMAM O TRATO VOCAL (RESSONÂNCIA E REFLEXÃO SONORAS). É UMA ATIVIDADE QUE ENVOLVE MUITÍSSIMA ATIVIDADE NEUROCOGNITIVA, QUE PASSA POR MEMÓRIA, EMOÇÃO, ATUAÇÃO, CONTROLE DE MOVIMENTOS FINOS DE 22 MÚSCULOS QUE REGEM O ÓRGÃO DA VOZ QUE É A LARINGE, EM DUAS PREGAS VOCAIS DE 1,5 A 2,3 CM DE COMPRIMENTO (FONTE VIBRATÓRIA) QUE NECESSITAM DE DIVERSOS GRAUS DE ESTIRAMENTO OU RIGIDEZ EM CONSTANTE EQUILÍBRIO, ACOPLADOS À ADEQUADA RESPIRAÇÃO TÓRACICA E PULMONAR (FONTE DE AR).

AS PREGAS VOCAIS MOVIMENTAM-SE POR MEIO DAS ARTICULAÇÕES CRICOARITENÓIDEAS, CONSIDERADAS AS MAIS COMPLEXAS DO ORGANISMO, POR REALIZAREM TODOS OS TIPOS DE MOVIMENTO: ELEVAÇÃO, DESLIZAMENTO E ROTAÇÃO. ESTES MOVIMENTOS DE APROXIMAÇÃO JUNTO DA LINHA MÉDIA E SEU AFASTAMENTO SÃO FINAMENTE REGULADOS POR AJUSTES DOS MÚSCULOS LARÍNGEOS QUE RODEIAM ESTAS ARTICULAÇÕES. DOIS OUTROS PARES DE MÚSCULOS, O TIREOARITENÓIDEO E O CRICOTIREÓIDEO, REGULAM A VARIAÇÃO DA FREQUÊNCIA VOCAL, OU SEJA, GRAVES, INTERMEDIÁRIOS E AGUDOS. ESTES, PODEM ATUAR TANTO DE FORMA ANTAGÔNICA (GRAVE-AGUDO), QUANTO AGÔNICA (REFORÇO DE TODAS AS NOTAS DA VOZ). A CAPACIDADE DE PRODUZIR TAMANHA VARIAÇÃO DE NOTAS MUSICAIS PRESSUPÕE QUE A VIBRAÇÃO CORDAL OCORRA MAIS RAPIDAMENTE QUE A CONTRAÇÃO MUSCULAR. PARA ISSO, FORÇAS AERODINÂMICAS NECESSITAM SER MODIFICADAS PARA PERMITIR A REGULARIDADE DESTA VIBRAÇÃO RÁPIDA, DE FORMA COORDENADA. (TEORIA MIOELÁSTICA-AERODINÂMICA DA FONAÇÃO, VAN DE BERG, 1958). POR ISSO, OS TECIDOS DAS PREGAS VOCAIS NECESSITAM DE MÚSCULO-ELASTICIDADE PARA DEFORMAREM DE FORMA CONTROLADA COM A CONTRAÇÃO MUSCULAR. PARA ISSO, EXISTE UM SISTEMA DE CAMADAS ESPECIALIZADAS DESLIZANTES NAS PREGAS VOCAIS DE SERES HUMANOS, QUE É CONSIDERADO ÚNICO NA ESCALA FILOGENÉTICA.

O PRINCÍPIO BÁSICO DA PRODUÇÃO VOCAL COMEÇA COM O CONTATO DAS PREGAS VOCAIS NA LINHA MÉDIA, FECHANDO A GLOTE. CONFORME O AR PASSA ENTRE AS PREGAS VOCAIS, SEUS TECIDOS INICIAM MOVIMENTO OSCILATÓRIO COM A EXPULSÃO DE AR PROVENIENTE DOS PULMÕES. PELO ACÚMULO SUBSEQUENTE DE AR ABAIXO DAS PREGAS VOCAIS COM A GLOTE SEMICERRADA, OCORRE AUMENTO DA PRESSÃO SUBGLÓTICA, QUE ENTÃO VENCE A RIGIDEZ DE FECHAMENTO GLÓTICO, DEFORMANDO-AS E EMPURRANDO-AS PARA OS LADOS, AFASTANDO-AS DA LINHA MÉDIA. CONFORME O AR PASSA ENTRE AS PREGAS, A PRESSÃO SUBGLÓTICA CAI DRASTICAMENTE, O QUE ENTÃO PERMITE QUE A RIGIDEZ MUSCULAR DA GLOTE PASSE A PREPONDERAR, LEVANDO AS PREGAS PARA UM NOVO CONTATO, COM AUXÍLIO DO EFEITO DE BERNOULLI, QUE RESULTA DO “VÁCUO TRANSITÓRIO” ENTRE A PASSAGEM DE PULSOS DE AR. DESSA FORMA, A PRESSÃO SUBGLÓTICA AUMENTA NOVAMENTE E O CICLO SE FECHA. ISSO PODE OCORRER MÚLTIPLAS VEZES A CADA SEGUNDO, PERMITINDO QUE A LARINGE HUMANA PRODUZA VIBRAÇÕES OU UMA FREQUÊNCIA DE ATÉ 2.500 CICLOS POR SEGUNDO EM ALGUNS CANTORES. 

PODEMOS INTERPRETAR A VOZ HUMANA COMO UM CONJUNTO DE NOTAS MUSICAIS E CADA UMA DESTAS REPRESENTA UMA DETERMINADA FREQUÊNCIA VOCAL, OU SEJA, UM NÚMERO DE VEZES POR SEGUNDO EM QUE OCORRE A SUA VIBRAÇÃO. TAL COMO UM INSTRUMENTO MUSICAL DISTINTO DIFERE DO OUTRO, PESSOAS DIFERENTES POSSUEM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E ANATÔMICAS QUE DETERMINAM DISTINTOS ÓRGÃOS E, LOGO, DIFERENTES VOZES. PORTANTO, MESMO QUANDO DUAS PESSOAS DIFERENTES OU DOIS INSTRUMENTOS DISTINTOS PRODUZEM UMA MESMA FREQUÊNCIA OU NOTA MUSICAL, SABEMOS DISCERNIR CARACTERÍSTICAS QUE LHES DÃO IDENTIDADE, OU ATÉ PRODUZEM AFEIÇÃO OU OJERIZA. A ESTE CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS QUE DETALHAM UMA VOZ, DENOMINA-SE TIMBRE.

A DIFERENÇA INTERPESSOAL DO TIMBRE VOCAL RELACIONA-SE A COMPOSICÃO, POSTURA E CONFIGURAÇÃO DA LARINGE E DO TRATO VOCAL, QUE SÃO, RESPECTIVAMENTE, O ÓRGÃO CONSIDERADO A FONTE SONORA, E O CONJUNTO DE CAVIDADES E TUBOS PELOS QUAIS O SOM PASSA, SOFRENDO MARCANTES MODIFICAÇÕES FÍSICAS E RESSONANTAIS, QUE ORIGINARÃO O PRODUTO FINAL, QUE É A VOZ.

NAS PREGAS VOCAIS, PODEMOS UTILIZAR AJUSTES DE ALONGAMENTO QUE DETERMINAM VOZES MAIS AGUDAS/ALTAS E ENCURTAMENTO, QUE SE RELACIONAM A VOZES MAIS GRAVES/BAIXAS. PODEMOS, TAMBÉM, DETERMINAR VOZES MAIORES OU MENORES, SEGUNDO GRAU DE CONTATO E ATRITO ENTRE AS PREGAS VOCAIS, POR PERMITIRMOS MAIOR TEMPO DE CONTATO, DANDO VÁRIAS POSSIBILIDADES DE VOLUME EM DECIBÉIS PARA ESTA VOZ. O ATO DO CANTO PODE SER INTERPRETADO COMO UMA ATIVIDADE FÍSICA DESTE ÓRGÃO, QUE MOVIMENTA-SE COM MAIOR OU MENOR AGILIDADE, COMO O BRAÇO OU A PERNA, CONFORME O COMANDAMOS.

COMO EM QUALQUER INSTRUMENTO MUSICAL, A VOZ POSSUI UMA EXTENSÃO E UMA TESSITURA EM NOTAS MUSICAIS. ENQUANTO NA EXTENSÃO TEMOS TODAS AS NOTAS MUSICAIS PASSÍVEIS DE PRODUÇÃO POR INDIVÍDUO, NA TESSITURA TEMOS SOMENTES OS SONS BELOS E ENCANTADORES. CADA UM NASCE COM A POSSIBILIDADE DE CANTAR COM MAIS BELEZA E FACILIDADE CERCA DE 14 NOTAS MUSICAIS OU DUAS OITAVAS. ALGUNS PODEM CANTAR MAIS AGUDOS OU MAIS GRAVES QUE OUTROS, MAS IGUALMENTE BONITOS. ESTA DIFERENÇA TAMBÉM SE FAZ PRESENTE SEGUNDO O SEXO E A IDADE. SEGUNDO CLASSIFICAÇÃO DE VOZES LÍRICAS OU CLÁSSICAS FEITAS PELOS PROFESSORES DE CANTO LÍRICO, NASCEMOS E CRESCEMOS COM A POSSIBILIDADE DE TER UMA ÚNICA, SEJA DE BAIXO, BARÍTONO OU TENOR, PARA HOMENS E DE CONTRALTO, MEIO-SOPRANO E SOPRANO, PARA AS MULHERES. HÁ PESSOAS QUE PODEM EMITIR MAIS QUE 14 NOTAS, MAS QUE NÃO SÃO COMUNS. JÁ DENTRO DO CANTO POPULAR, NÃO RARO ESTES CANTORES CONSEGUEM CANTAR MAIS QUE 14 NOTAS, JÁ QUE O AJUSTE LARÍNGEO E DE TRATO VOCAL O PERMITE, SENDO POR ISSO QUE NÃO CABE, CONCEITUALMENTE, A CLASSIFICAÇÃO APLICADA AOS LÍRICOS.

ESTES TUBOS SÃO ELÁSTICOS E MOLDÁVEIS PELAS CONTRAÇÕES DOS MÚSCULOS QUE OS COMPÕEM, PODENDO ALONGAR, DEIXANDO O SOM MAIS OBSCURO OU ARREDONDADO, OU ENCURTAR, DEIXANDO-O MAIS BRILHANTE E ABERTO OU ATÉ METÁLICO. DA MESMA FORMA, PODEMOS UTILIZAR EM DIFERENTES GRAUS A PASSAGEM DO SOM AO NARIZ, DANDO OUTRAS POSSIBILIDADES ACÚSTICAS PARA ESTA MESMA VOZ. AINDA, PODE-SE ABRIR MAIS OU MENOS A BOCA, TAMBÉM MODIFICANDO-SE MUITO O SOM FINAL.

ALGUMAS VOZES CANTADAS ENCANTAM MAIS QUE OUTRAS SEGUNDO UM TIMBRE MAIS PRIVILEGIADO, CUNHADO PELA POPULAÇÃO OU PLATÉIA. ISSO LEVA EM CONSIDERAÇÃO AS PREFERÊNCIAS SÓCIOCULTURAIS, O MOMENTO CULTURAL, A INTERPRETAÇÃO E EXPRESSÃO CORPORAL DURANTE A PERFORMANCE, O CONTEÚDO DAQUILO QUE ESTÁ SENDO CANTADO E A EMPATIA QUE AQUELE CANTOR EXPRIME. POR EXEMPLO, OS ESTADOSUNIDENSES PREFEREM VOZES FEMININAS CANTADAS MAIS AGUDAS E METÁLICAS, ENQUANTO OS BRASILEIROS TÊM PREFERIDO VOZES FEMININAS MAIS GRAVES E POR VEZES ATÉ ROUCAS. PORTANTO, O TIMBRE VOCAL PRIVILEGIADO RELACIONA-SE MAIS ÀS PREFERÊNCIAS COLETIVAS QUE A UM PADRÃO ESPECÍFICO DE VOZ, O QUE TAMBÉM LEVA EM CONTA O ESTILO DE CANTO (LÍRICO, GOSPEL, SOUL, ROCK, BELTING, SERTANEJO E OUTROS).

CONFORME DISCUTIMOS ACIMA, NASCEMOS COM ÓRGÃOS VOCALIZADORES COM TODOS ESTES POTENCIAIS. MÉDICA E VOCALMENTE, UMA INTERVENÇÃO CIRÚRGICA SOMENTE DEVERÁ SER INDICADA SE HOUVER DOENÇA VOCAL, NOS TECIDOS DAS PREGAS VOCAIS, QUE NÃO MELHORE COM TRATAMENTOS CLÍNICOS, DAÍ A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO VOCAL DADO POR MÉDICO OTORRINOLARINGOLOGISTA QUE ATUE NA ÁREA DA VOZ CANTADA, EM TRABALHO SEMPRE CONJUNTO COM FONOAUDIÓLOGO E PROFESSOR DE CANTO, NA MANUTENÇÃO DA SAÚDE VOCAL DO CANTOR. UM TENOR NASCE TENOR. UMA SOPRANO NASCE SOPRANO. COM SAÚDE, EM GERAL NÃO É POSSÍVEL CANTAR FORA DE SUA CLASSIFICAÇÃO, QUANDO SE TRATA DE VOZ LÍRICA OU GRANDE. JÁ NO CANTO POPULAR, ISTO É MUITO COMUM, COM TREINO.


CIRURGICAMENTE, PODEMOS ATUAR NO TRATO VOCAL, OU SEJA, ONDE A VOZ TEM O SEU ACABAMENTO. MAS NUNCA COM O FIM DE MELHORAR A VOZ MAS, SIM, DE MELHORAR A RESPIRAÇÃO NASAL OU REMOVER AMÍGDALAS QUE SEJAM MUITO GRANDES, POR OUTROS MOTIVOS. NÃO EXISTE A AFIRMATIVA DE JUSTIFICAR UMA CIRURGIA NO TRATO VOCAL PARA MELHORAR A VOZ. ISSO É IRREAL.

HÁ PESSOAS QUE EVOLUEM MAIS RÁPIDO OU QUE APRENDERAM DESDE CEDO A MELHOR FORMA DE UTILIZAREM SEUS ÓRGÃOS, E SERÁ ESPERADO QUE ESTAS TENHAM MAIS CHANCES DE ATINGIR O PICO de performance ANTES. MAS TENHO VISTO CANTORES QUE COMEÇARAM A CANTAR MUITO MAIS VELHOS E ATINGIRAM GRANDE SUCESSO.


POR ISSO, O TREINO E A SAÚDE VOCAL SÃO OS FATORES PRINCIPAIS PARA ATINGIR O PICO DE PERFORMANCE, SENDO QUE TUDO ISSO DEVE ESTAR MUITO REGADO DE EMOÇÃO E AMOR À PROFISSÃO, O QUE GERA DEDICAÇÃO E VONTADE DE INVESTIR NESTA EVOLUÇÃO.
POR ISSO, SE O TREINO É A PRINCIPAL INTERVENÇÃO, É NECESSÁRIO ESCOLHER UM BOM PROFESSOR DE CANTO, QUE TRABALHE EM CONJUNTO COM OTORRINOLARINGOLOGISTA DEDICADO À VOZ E FONOAUDIÓLOGO.

(Direitos Reservados) 

REINALDO YAZAKI é médico especialista em otorrinolaringologia, também dedicado aos cuidados médicos da Voz Artística e Profissional, oriundo da Universidade Federal de São Paulo, que atende em consultório privado e realiza cirurgias otorrinolaringológicas nos Hospitais Albert Einstein e Oswaldo Cruz.

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