VOZ DE PERFORMANCE: É a voz utilizada, profissionalmente ou não, em apresentações (Fala ou Canto)

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Reinaldo Kazuo Yazaki é médico otorrinolaringologista, CIRURGIÃO OTORRINO E CIRURGIÃO DE VOZ, CRM 107745, também pesquisador em Voz & Laringologia, tb dedicado à VOZ CANTADA, graduado na Escola Paulista de Medicina. Obteve Título de Médico-Residente Concursado, do Depto. de Otorrinolaringologia da Universidade Federal de São Paulo. Em exame teórico-Prático, obteve o Título de Especialista em OTORRINOLARINGOLOGIA em 2006, pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Tornou-se médico-colaborador totalmente voluntário e orientador-voluntário dos médicos-residentes da Universidade Federal de São Paulo, na área de Laringologia e Voz, Cirurgias de Voz e Câncer de Laringe, desde 2006 até 2011. Tem interesse especial por Voz Profissional e Cantada e Cirurgia Oto-Rino-Laringológica. Tem afinidade pela atuação em Cirurgia. Hoje, tem como principais atividades profissionais as cirurgias para a VOZ, das amígdalas, desvios de septo, especialmente em cantores, com experiência em TODAS as cirurgias otorrinolaringológicas, incluindo as de CANTORES profissionais. __reinaldoyazaki@yahoo.com___Consultório:11-9.83737503.

BARíTONO!!!

BARíTONO!!!
Saudades do CORAL UNIFESP !!!!

Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL

Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL
COMO AVALIAR O CANTOR LÍRICO E POPULAR EM 4 PASSOS: RUMO A UMA AVALIAÇÃO MAIS RACIONAL E DIRECIONADA PARA A QUEIXA DA VOZ CANTADA.

Coral Unifesp

Coral Unifesp
Espetáculo: " A era do rádio: 70 anos da Rádio Nacional": Casa lotada em vários dias de apresentação: + de 300 pessoas por dia!!!!!

segunda-feira, 15 de abril de 2013

FELIZ DIA MUNDIAL DA VOZ!!! 16 ABRIL 2013


VOZ é SER. EXPRESSÃO do nosso MELHOR, já que ninguém está aqui só por estar. MELHOR que podemos CANTAR, ATUAR, RECITAR, PROCLAMAR, PALESTRAR, AMAR, ENCANTAR, XAVECAR, ENSINAR, JULGAR, ABENÇOAR, CULTUAR, APRENDER, REPETIR, CANTARATUAR, PRODUZIR, CRIAR, COORDERNAR, ORIENTAR, EXPRESSAR, ADORAR, ACARICIAR, ENDIREITAR, PROTEGER, IDENTIFICAR, ASSOCIAR e inúmeras outras ações de nosso cotidiano pessoal e profissional que tornam nossas vidas mais belas e VÁLIDAS ou VALIOSAS! FELIZ DIA MUNDIAL DA VOZ!!! MENSAGEM DO DR. REI PARA TODOS AQUELES QUE GOSTAM E CUIDAM DE SUAS VOZES!!! (RY)

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Levantamento dos Motivos de Consulta no Consultório

Cada vez mais, percebo que o médico otorrino que tb se dedica ao tratamento da Voz Profissional e Cantores torna-se a referência para as urgências em voz/ouvidos/nariz/garganta dos usuários profissionais da voz. Mais da metade dos pacientes do Consultório de Otorrinolaringologia e Laringologia & VOZ vêm por causa de resfriados/gripes/sinusites/laringites/traqueítes/pneumonias/faringites/amigdalites/otites, seguidos de alergia/refluxo e, felizmente (para os cantores), em último lugar (e que assim continue), lesões em pregas vocais. Assim, temos a chance de aproveitar a consulta de urgência para introduzir todos os cuidados preventivos de lesões em pregas vocais!!!!! :) :) :)

terça-feira, 9 de abril de 2013

DICA LARINGOLÓGICA DO DIA: Voz com alteração recente VERSUS Desejo/Obrigação de Performance:

Um dos fatores de maior risco para a prática da Voz Profissional, seja esta cantada ou falada, é a performance sob condições laríngeas ou cordais do profissional, que têm determinado redução da qualidade da voz e/ou necessidade de esforços ou ajustes para que se torne possível. 
Se há alteração ("Peso", Aeração, Timbre Agravado, Esforço de Apoio, Esforço de Laringe, Tensão Fonatória, Redução da Projeção, Incapacidade de Pianos, Quebra em Agudos, ou outros) de voz de início recente, O IDEAL É DEFINIR-SE O DIAGNÓSTICO, feito por laringoscopia, por médico otorrinolaringologista. POR QUÊ? 

Na presença de uma lesão/inflamação nova em pregas vocais, qualquer tentativa de CANTO OU FALA com maiores projeções, "metais" ou volumes, PODERÁ ocasionar lesões piores que, ou necessitarão de repousos mais demorados da voz na profissão, ou até de CIRURGIA DE VOZ, para mais rápida recuperação. O medo não é a cirurgia, que tem excelentes resultados em mãos experientes, mas da OBRIGAÇÃO DE REPOUSO VOCAL PÓS-OPERATÓRIO, sem possibilidade de trabalhar com a voz, por períodos variáveis que, sim, levam a complicações profissionais maiores para o usuário daquela voz. O objetivo de nosso consultório é evitar esses estresses maiores, por acompanhar essa população, de perto. (RY)