VOZ DE PERFORMANCE: É a voz utilizada, profissionalmente ou não, em apresentações (Fala ou Canto)

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Reinaldo Kazuo Yazaki é médico otorrinolaringologista, CIRURGIÃO OTORRINO E CIRURGIÃO DE VOZ, CRM 107745, também pesquisador em Voz & Laringologia, tb dedicado à VOZ CANTADA, graduado na Escola Paulista de Medicina. Obteve Título de Médico-Residente Concursado, do Depto. de Otorrinolaringologia da Universidade Federal de São Paulo. Em exame teórico-Prático, obteve o Título de Especialista em OTORRINOLARINGOLOGIA em 2006, pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Tornou-se médico-colaborador totalmente voluntário e orientador-voluntário dos médicos-residentes da Universidade Federal de São Paulo, na área de Laringologia e Voz, Cirurgias de Voz e Câncer de Laringe, desde 2006 até 2011. Tem interesse especial por Voz Profissional e Cantada e Cirurgia Oto-Rino-Laringológica. Tem afinidade pela atuação em Cirurgia. Hoje, tem como principais atividades profissionais as cirurgias para a VOZ, das amígdalas, desvios de septo, especialmente em cantores, com experiência em TODAS as cirurgias otorrinolaringológicas, incluindo as de CANTORES profissionais. __reinaldoyazaki@yahoo.com___Consultório:11-9.83737503.

BARíTONO!!!

BARíTONO!!!
Saudades do CORAL UNIFESP !!!!

Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL

Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL
COMO AVALIAR O CANTOR LÍRICO E POPULAR EM 4 PASSOS: RUMO A UMA AVALIAÇÃO MAIS RACIONAL E DIRECIONADA PARA A QUEIXA DA VOZ CANTADA.

Coral Unifesp

Coral Unifesp
Espetáculo: " A era do rádio: 70 anos da Rádio Nacional": Casa lotada em vários dias de apresentação: + de 300 pessoas por dia!!!!!

domingo, 24 de março de 2013

Dificuldade no canto. Júri. Culpa da voz falada ou da voz cantada? Julguem!

"Voz falada e voz cantada são uma unicidade no cantor. Os graves da fala devem pertencer, em grau de contato glótico, aos graves da tessitura cantada que, por sua vez, devem assemelhar-se neste mesmo contato, aos agudos e sobreagudos da mesma.
Quebras ou má qualidade de 1a passagem ou 2a passagem no canto, ambas, vêm quase sempre acompanhadas de vozes faladas muito eloquentes, fortes e eficientes. Este peso todo se transpõe para as outras 13 notas mais agudas e não permite mesclar registros em prol de um canto com menos esforço. 
A CULPA É DA FALA? Não, NA MINHA OPINIÃO, não se pode culpar a fala ou o canto, afinal, se a fonoterapia trabalhar somente as 5 notas musicais da fala, de dentro de uma parte pequena da tessitura, provavelmente, A DIFICULDADE NÃO SE SANARÁ. Homogeneidade de 18 notas é necessária no cantor. 18 notas deverão ser trabalhadas, para o equilíbrio dessa voz.
Essa é minha experiência em relação à valorização de culpa em vozes cantada ou falada. AMBAS são uma única. A principal causa de falha de outros tratamentos antes de chegar às nossas equipes de tratamento vocal, foi trabalhar somente a voz falada, qdo na verdade, homegeneidade era a necessidade." (RY)