VOZ DE PERFORMANCE: É a voz utilizada, profissionalmente ou não, em apresentações (Fala ou Canto)

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Reinaldo Kazuo Yazaki é médico otorrinolaringologista, CIRURGIÃO OTORRINO E CIRURGIÃO DE VOZ, CRM 107745, também pesquisador em Voz & Laringologia, tb dedicado à VOZ CANTADA, graduado na Escola Paulista de Medicina. Obteve Título de Médico-Residente Concursado, do Depto. de Otorrinolaringologia da Universidade Federal de São Paulo. Em exame teórico-Prático, obteve o Título de Especialista em OTORRINOLARINGOLOGIA em 2006, pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Tornou-se médico-colaborador totalmente voluntário e orientador-voluntário dos médicos-residentes da Universidade Federal de São Paulo, na área de Laringologia e Voz, Cirurgias de Voz e Câncer de Laringe, desde 2006 até 2011. Tem interesse especial por Voz Profissional e Cantada e Cirurgia Oto-Rino-Laringológica. Tem afinidade pela atuação em Cirurgia. Hoje, tem como principais atividades profissionais as cirurgias para a VOZ, das amígdalas, desvios de septo, especialmente em cantores, com experiência em TODAS as cirurgias otorrinolaringológicas, incluindo as de CANTORES profissionais. __reinaldoyazaki@yahoo.com___Consultório:11-9.83737503.

BARíTONO!!!

BARíTONO!!!
Saudades do CORAL UNIFESP !!!!

Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL

Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL
COMO AVALIAR O CANTOR LÍRICO E POPULAR EM 4 PASSOS: RUMO A UMA AVALIAÇÃO MAIS RACIONAL E DIRECIONADA PARA A QUEIXA DA VOZ CANTADA.

Coral Unifesp

Coral Unifesp
Espetáculo: " A era do rádio: 70 anos da Rádio Nacional": Casa lotada em vários dias de apresentação: + de 300 pessoas por dia!!!!!

terça-feira, 12 de junho de 2012

SOBRE A AVALIAÇÃO VOCAL da laringe POR VÍDEO NO TEATRO OU CASA. Existe?

Na última semana, houve 01 situação de Avaliação Laringo-Estroboscópica fora do consultório, dentro da casa de paciente, utilizando a própria TV do mesmo, por causa de limitações impostas por tempo ou local. VANTAGEM: possibilita a reavaliação das pregas vocais após o tratamento para autorização médica ou não para a performance, com mais precisão e segurança, observando se inchaços ou vermelhidões diminuíram ou cederam a ponto de permiti-la, mesmo nos casos em que o paciente não pôde ir ao consultório por diversos motivos.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Quais Cuidados de Saúde Vocal, de Higiene Vocal, e Orientações de Alimentação são IDEAIS para a classe dos Cantores e/ou Atores?

INCRÍVEL como a orientação sobre cuidados de saúde da voz e correlatos de hábitos, alimentos, substâncias ingeridas ou espirradas na garganta e, inclusive sobre explicações sobre doenças da voz, DIFERE na nossa classe de médicos e fonoaudiólogos! Infelizmente, talvez o porquê resida na falta de comprovação científica de quase 100% destas. 


O IMPORTANTE DE TUDO ISSO É QUE OS PACIENTES SIGAM A LINHA DE RACIOCÍNIO CLÍNICO DA EQUIPE DE SAÚDE VOCAL PELA QUAL ESTÃO SENDO CUIDADOS, POIS AÍ ESTÁ O CONJUNTO DE MEDIDAS QUE PODEM TRAZER COM MAIS SUCESSO A MELHORA CLÍNICA OU DOS SINTOMAS. 


Os cuidados que alguns meios divulgam não estão errados, mas por vezes são demasiado GENÉRICOS para algo TÃO INDIVIDUAL que é a VOZ e suas DOENÇAS...


Diria-lhes, até que talvez não existam orientações genéricas, mas sim aquela para cada paciente e segundo cada doença que está em tratamento.


Sempre digo a todos os pacientes que me procuram que, se fôssemos seguir cartilhas de cuidados de saúde vocal, cada artista nem de casa poderia sair, redomado dentro de uma esfera de O2. 


Vcs precisam viver também! POR ISSO, cada equipe de saúde da voz vai individualizar o tratamento e os cuidados de saúde vocal que CADA PACIENTE deverá seguir, segundo CADA CORPO E LARINGE, segundo cada DOENÇA DA VOZ que esteja sendo tratada. 


Isto dá mais trabalho, mas permite em  minha opinião mais ACERTOS e menos DESCONFORTOS. PROIBIR é sempre mais fácil. Difícil e trabalhoso é INDIVIDUALIZAR CASO A CASO.


Ainda falta aqui neste BLOG uma explicação de todos estes cuidados de saúde, na óptica da fisiologia da faringe, laringe dos órgãos fonoarticulatórios e suas glândulas. Falta, na verdade, um livro que permita que sejam utilizados focalmente e, não, genericamente. 


Portanto, NÃO DEIXE DE SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DE SEUS CUIDADORES POR HAVER LIDO OU ASSISTIDO ALGO QUE LHES CONTRADIZ. Indague-os sobre o assunto, para saber suas opiniões e se vale a pena ou não fazê-lo.



quinta-feira, 7 de junho de 2012

PERGUNTA FREQUENTE DE CANTORES DE ROCK: DR. REINALDO YAZAKI, como TAL CANTOR passou a CARREIRA INTEIRA utilizando este tipo de VOZ ESFORÇADA e nunca se ausentou do SHOWBIZ por danos vocais, cantando IGUAL AO CD ou VINIL?

Há laringes distintas, resistentes ou não. E Tudo depende do QUANTO se usa a voz. Posso passar anos cantando 1 show por mês ou 4 por semana. Podemos ter um problema vocal e ficar 12 meses de uma carreira de décadas sem cantar. Posso fazer shows de 20 canções ou apresentações de 01 canção ou duas. Posso colocar canções com diversos tipos de drives, frequências e decibéis. O que acontece é que hj, o panorama mundial da VOZ AO VIVO mudou. É esta que dá dinheiro e, não, o CD ou DVD ou BLU-Ray. Portanto, principalmente nos inícios das carreiras, qdo ainda não se ganha tanto, faz-se necessário o APRENDIZADO DE DOSAGEM E ECONOMIA DE VOZ, para que a voz dure TODAS as apresentações. Aí, vale qq sacrifício em dedicação e investimento em tecnologia e saúde da voz, para que ela tenha menos risco de faltar na correria do dia-a-dia. (Dispositivos auditivos de retorno, microfones bons, aulas de canto com bons professores de canto, acompanhamento com médico otorrino dedicado à voz, fonoaudiólogas e outros)