VOZ DE PERFORMANCE: É a voz utilizada, profissionalmente ou não, em apresentações (Fala ou Canto)

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Reinaldo Kazuo Yazaki é médico otorrinolaringologista, CIRURGIÃO OTORRINO E CIRURGIÃO DE VOZ, CRM 107745, também pesquisador em Voz & Laringologia, tb dedicado à VOZ CANTADA, graduado na Escola Paulista de Medicina. Obteve Título de Médico-Residente Concursado, do Depto. de Otorrinolaringologia da Universidade Federal de São Paulo. Em exame teórico-Prático, obteve o Título de Especialista em OTORRINOLARINGOLOGIA em 2006, pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Tornou-se médico-colaborador totalmente voluntário e orientador-voluntário dos médicos-residentes da Universidade Federal de São Paulo, na área de Laringologia e Voz, Cirurgias de Voz e Câncer de Laringe, desde 2006 até 2011. Tem interesse especial por Voz Profissional e Cantada e Cirurgia Oto-Rino-Laringológica. Tem afinidade pela atuação em Cirurgia. Hoje, tem como principais atividades profissionais as cirurgias para a VOZ, das amígdalas, desvios de septo, especialmente em cantores, com experiência em TODAS as cirurgias otorrinolaringológicas, incluindo as de CANTORES profissionais. __reinaldoyazaki@yahoo.com___Consultório:11-9.83737503.

BARíTONO!!!

BARíTONO!!!
Saudades do CORAL UNIFESP !!!!

Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL

Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL
COMO AVALIAR O CANTOR LÍRICO E POPULAR EM 4 PASSOS: RUMO A UMA AVALIAÇÃO MAIS RACIONAL E DIRECIONADA PARA A QUEIXA DA VOZ CANTADA.

Coral Unifesp

Coral Unifesp
Espetáculo: " A era do rádio: 70 anos da Rádio Nacional": Casa lotada em vários dias de apresentação: + de 300 pessoas por dia!!!!!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Canto Saudável, Canto Longevo, Canto para a Carreira Inteira!

"O Canto saudável, em cada tarefa específica em questão, depende: da qualidade da voz ouvida pelo médico/fono/professor de canto, da voz ouvida pelo paciente, daquela ouvida pela sua platéia, da postura/gesto/aspectos internos das estruturas que produzem e modificam a voz (sinais endoscópicos vistos pelo médico), das sensações vividas pelo cantor e suas limitações recentes (queixas), e nenhuma dessas exclui as outras...Não se deve avaliar o cantor em duas notas, em duas vogais, numa única foto. Deve-se avaliá-lo globalmente, focando-se nas alturas e intensidades do canto que têm apresentado tais dificuldades. POR ISSO, É FASCINANTE E DESAFIADOR A AVALIAÇÃO DE CANTORES! (by Reinaldo Yazaki)"

quinta-feira, 10 de março de 2011

O que acontece com uma rouquidão grave que não é tratada?

Em geral, a rouquidão grave, causada por abuso vocal, uso excessivo ou uso inadequado, será submetida a uma tentativa de adaptação da voz a esse obstáculo, causando-lhe esforço progressivo em intensidade e pressão entre as pregas vocais, o que por sua vez aumentará o uso inadequado e, obviamente, levará à piora das lesões iniciais. Nesse estágio cronificado, por vezes, nem a cirurgia da voz poderá restabelecer a voz que existia antes. A dica é:
"Busque ajuda médica o mais precoce possível, essa é a chave da longevidade de boa qualidade vocal"

Quando uma rouquidão deve preocupar?

Rouquidão nunca é medicamente considerada normal.
Mas, deve receber mais atenção quando não existia antes ou quando houve piora de um padrão que outrora era mais estável, sendo que o tempo de duração que mais preocupa é aquele maior do que 14 (quatorze) dias.
Nesse momento, principalmente se vc for um USUÁRIO PROFISSIONAL DA VOZ, deverá buscar um DIAGNÓSTICO MÉDICO, antes de quaisquer tratamentos para voz, sejam remédios, chás, ou até mesmo antes de fonoterapias ou aulas de canto. Qualquer coisa feita antes do diagnóstico médico, RETARDARÁ O INÍCIO DO TRATAMENTO IDEAL, DIRECIONADO PARA SUA DOENÇA VOCAL. Esse atraso pode ser de 3 dias, o que para um PERFORMER pode lhe custar a apresentação seguinte.
Pois, a rouquidão é um sintoma e pode levar a danos permanentes às suas cordas vocais. Busque com colegas seus a indicação de um profissional em que confie, otorrinolaringologista que se dedique mais à Voz, um laringologista.

quarta-feira, 9 de março de 2011

DICA MUITO IMPORTANTE PARA QUEM ESTÁ EM TRATAMENTOS DE VOZ ROUCA!

DEPOIS DE TER VISTO ALGUNS PACIENTES QUE FAZIAM TRATAMENTOS, MAS QUE NÃO TINHAM MÉDICOS ATÉ ENTÃO, DEIXO A DICA VALIOSA DE QUE É EXTREMAMENTE NECESSÁRIO QUE TODOS TENHAM UM MÉDICO QUE ESTEJA RESPONSÁVEL PELA TERAPIA, ACOMPANHANDO O SEU CASO, QUE SAIBA DE QUE DOENÇA SE ESTÁ TRATANDO, QUE INDIQUE A TERAPIA VIGENTE E VERIFIQUE A REAL NECESSIDADE DE SUA MANUTENÇÃO OU REMOÇÃO JUNTO À EQUIPE. TODO TRATAMENTO DE SAÚDE DEVE TER UM COMEÇO, UM MEIO E UM FIM, CUJA ALTA OU ATESTADO DE MELHORA SÓ PODE SER DADO PELO MÉDICO RESPONSÁVEL PELAS INDICAÇÕES DE QUAISQUER TRATAMENTOS USADOS. FAZEM PARTE DO TRATAMENTO OS DIAGNÓSTICOS, AS REAVALIAÇÕES E O EXAME DE CURA/MELHORA, CUJO ÚNICO RESPONSÁVEL SÓ PODE SER O MÉDICO. SUA SAÚDE -E ÀS VEZES SEU BOLSO- AGRADECE!