VOZ DE PERFORMANCE: É a voz utilizada, profissionalmente ou não, em apresentações (Fala ou Canto)

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Reinaldo Kazuo Yazaki é médico otorrinolaringologista, CIRURGIÃO OTORRINO E CIRURGIÃO DE VOZ, CRM 107745, também pesquisador em Voz & Laringologia, tb dedicado à VOZ CANTADA, graduado na Escola Paulista de Medicina. Obteve Título de Médico-Residente Concursado, do Depto. de Otorrinolaringologia da Universidade Federal de São Paulo. Em exame teórico-Prático, obteve o Título de Especialista em OTORRINOLARINGOLOGIA em 2006, pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Tornou-se médico-colaborador totalmente voluntário e orientador-voluntário dos médicos-residentes da Universidade Federal de São Paulo, na área de Laringologia e Voz, Cirurgias de Voz e Câncer de Laringe, desde 2006 até 2011. Tem interesse especial por Voz Profissional e Cantada e Cirurgia Oto-Rino-Laringológica. Tem afinidade pela atuação em Cirurgia. Hoje, tem como principais atividades profissionais as cirurgias para a VOZ, das amígdalas, desvios de septo, especialmente em cantores, com experiência em TODAS as cirurgias otorrinolaringológicas, incluindo as de CANTORES profissionais. __reinaldoyazaki@yahoo.com___Consultório:11-9.83737503.

BARíTONO!!!

BARíTONO!!!
Saudades do CORAL UNIFESP !!!!

Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL

Aula dada no CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, SEÇÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ PROFISSIONAL
COMO AVALIAR O CANTOR LÍRICO E POPULAR EM 4 PASSOS: RUMO A UMA AVALIAÇÃO MAIS RACIONAL E DIRECIONADA PARA A QUEIXA DA VOZ CANTADA.

Coral Unifesp

Coral Unifesp
Espetáculo: " A era do rádio: 70 anos da Rádio Nacional": Casa lotada em vários dias de apresentação: + de 300 pessoas por dia!!!!!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

The Video-Endoscopy of Singing And Spoken Tasks and its Value in the Diagnosis of Functional Dysphonias!

Since the 80's, we have been gifted by Jo Estill and Yanagisawa some studies about the internal physiology  of biomechanical aspects of singing.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Todo profissional da voz deve ter um médico que cuide de sua voz...

Todos aqueles que usam rotineira e artisticamente sua voz para o seu trabalho, desde os artistas até os locutores, devem ter um médico que cuide de sua voz, em suas respectivas regiões do Brasil, pois nunca se sabe quando a voz vai faltar na última hora antes de sua apresentação ou atividade. 

Seria bom que escolhessem médicos otorrinos dedicados à área da voz e à laringologia, pois estes em geral estão mais habituados com as condutas, tratamentos e indicações dos mesmos nos profissionais que dependem da voz artística ou não. Além de escolherem médicos laringologistas, seria bom que escolhessem algum que pudesse, ao longo de décadas, acompanhá-lo até o fim de sua carreira, e aqui entra o fator idade do médico.

Isso é o que acontece no mundo inteiro, o laringologista ou médico da voz, está sempre ao lado do artista nas boas e nas más situações,  podendo salvar a voz para aquela apresentação importantíssima para carreira ou preparando-a para planos futuros da mesma...

Busque um laringologista! Ele deve ser o PRIMEIRO profissional da área da saúde a ser procurado quando há uma queixa, um problema, desconforto ou dificuldades de Voz, porque é com este que se descobrirá o DIAGNÓSTICO que aconteceu com suas cordas vocais!

Se quiser a indicação de um Laringologista fora de São Paulo, envie-nos um mail! (reinaldoyazaki@yahoo.com)

terça-feira, 3 de maio de 2011

Sobre o respeito à individualidade do cantor e seu estilo, nos tratamentos da voz!

Digo que devemos defender nossos cantores, porque tive a experiência de ver cantores populares da noite SP serem ridicularizados em discussões, o que é muito chato e nada profissional. Nunca devemos julgar o canto de alguém segundo nossas preferências de estilo, e devemos saber respeitar as diferenças individuais e o repertório de cada um, bem como a maneira com que o cantor sente-se bem ao cantá-lo. Creio que podemos ver a melhor maneira de adaptar a vida profissional dos mesmo sem tolhê-los a tal ponto de desfigurá-los profissionalmente. E, no respeito à individualidade, reside a possibilidade de permitir que a arte se manifeste da forma mais plena possível, por meio da voz, desde os estilos do trovadorismo do século XII até o trash metal atual, e assim por diante. Cabe à equipe da Saúde da Voz Cantada buscar o ponto de equilíbrio e saúde daquelas vozes enfermas, sem despersonalizar o cantor. Nunca

domingo, 1 de maio de 2011

Entrevista sobre Saúde Auditiva!

http://vilamulher.terra.com.br/praticas-que-prejudicam-a-audicao-11-1-60-455.html

Dica de Saúde à população!

À população deixo a dica:

"Se há um problema em qualquer parte do corpo, procure um Médico Especialista daquela área para

 o diagnóstico. Nunca se deve iniciar nenhum tratamento ou investigação sem o diagnóstico

 inclusive de normalidade, pois paciente sem médico é paciente sozinho, sem alguém que se

 responsabilize pelo mesmo."



quinta-feira, 21 de abril de 2011

Saúde dos Ouvidos, Orelhas, Audição, sem Surdez, ou Traumas Acústicos!

Reportagem cedida por REINALDO YAZAKI a um sítio eletrônico:


PERGUNTA: Muitas pessoas despreocupam-se com a saúde do ouvido. Até que ponto isso pode ser prejudicial?
R. AUDIÇÃO, VOZ E OUTRAS FUNÇÕES DO NOSSO ORGANISMO MUITAS VEZES TÊM SUA FALTA SENTIDA SOMENTE QUANDO A(S)
 PERDEMOS. NÃO DEVERIA SER ASSIM, POR ISSO, DEVEMOS LEMBRAR QUE A AUDIÇÃO É UMA FUNÇÃO SENSORIAL ESPECIAL, QUE CONTA COM DUAS ORELHAS PARA TAL. DEIXAR DE VALORIZAR SINTOMAS DE DOENÇAS NO(S) OUVIDO(S) COMO POR EXEMPLO A REDUÇÃO DA AUDIÇÃO QUE ACONTECE DE UMA HORA PARA OUTRA OU PROGRESSIVAMENTE, O ZUMBIDO OU BARULHO (APITOS OU CHIADOS) NO OUVIDO QUE VEM SOZINHO OU COM TONTURAS (LEIGAS "LABIRINTITES") FORTES PODE TER UM CUSTO IRREPARÁVEL PARA A CAPACIDADE DE OUVIR. DEVE-SE SER MINUCIOSO QUANTO AO APARECIMENTO DE QUAISQUER DESSES SINTOMAS NA(S) ORELHAS(S).

PERGUNTA: Quais danos a saúde do ouvido geralmente as pessoas sofrem?
R. O DANO MAIS COMUM Ä SAÚDE DO OUVIDO É O ACÚMULO DE CERA QUE IMPEDE QUE OS SONS CHEGUEM AO NOSSO TÍMPANO, O QUE PODE SER PREVENIDO SE O INDIVÍDUO DEIXA DE USAR O GERACIONALMENTE FAMOSO COTONETE. USAR COTONETE FAZ MAL À SAÚDE DO OUVIDO. OUTRO É A INFECÇÃO QUE ACONTECE DENTRO DO OUVIDO, NO CANAL DO OUVIDO OU DEPOIS DO TÍMPANO, ONDE PÚS PODE DAR COCEIRA, DOR, ARDOR, SURDEZ, SECREÇÃO PURULENTA, ODOR E ATÉ A PARALISIA DOS MÚSCULOS DA METADE DO ROSTO. EXCESSO DE LIMPEZA DA ENTRADA DO OUVIDO PODE CAUSAR COCEIRA INTENSA NOS OUVIDOS. MAS, O QUADRO MAIS GRAVE QUE PODE ACOMETER O OUVIDO É A SURDEZ SÚBITA, QUE PODE DEIXAR UMA PESSOA SURDA DE UM MINUTO AO OUTRO. SE TRATADA A TEMPO, EM GERAL POR UM OTORRINOLARINGOLOGISTA, PODE TER ATÉ 50% DE CURA. MAS INFELIZMENTE NÃO É O QUE ACONTECE, POIS OS PACIENTES CHEGAM AO ESPECIALISTA JÁ COM DIAS DE QUADRO, QUANDO NÃO HÁ MUITO O QUE FAZER. POR ISSO, BUSQUE O OTORRINOLARINGOLOGISTA SE SUA AUDIÇÃO SE ALTEROU DE FORMA SÚBITA. E, NOS TEMPOS DE HOJE, DOS DISPOSITIVOS DE AÚDIO GRUDADOS AOS OUVIDOS GRANDE PARTE DO TEMPO, LEMBREM-SE QUE O VOLUME ALTO PODE AFETAR NUMA ÚNICA VEZ A AUDIÇÃO, DE FORMA PERMANENTE. É NESSE PONTO QUE SE DESCOBRE QUE SÓ SE SENTE FALTA DEPOIS QUE SE A PERDE. 

PERGUNTA: Que cuidados de prevenção as pessoas devem tomar para uma boa audição? Ouvir música muito alta (com os famosos fones de ouvido), muito barulho... isso realmente pode fazer mal à saúde da audição e levar a surdez?
R. RUÍDO EXCESSIVO E PROLONGADO COMO ATÉ 85 DECIBÉIS QUE DURA MAIS DE 5 HORAS, PODE LEVAR A REDUÇÕES IRREVERSÍVEIS DA AUDIÇÃO. IPODS, TOCADORES DE MP3 EM CELULARES E OUTROS, TEM LEVADO MUITOS ADOLESCENTES NO NOSSO PAÍS E NO MUNDO A FICAREM COM NÍVEIS DE AUDIÇÃO COMPATÍVEIS COM PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS, QUANDO JÁ SE É ESPERADO QUE HAJA REDUÇÕES PELO ENVELHECIMENTO NORMAL DE UM INDIVÍDUO. ESSE QUADRO SE DENOMINA TRAUMA ACÚSTICO CRÔNICO E A PERDA AUDITIVA INDUZIDA PELO RUÍDO, QUE TAMBÉM SE APLICA A EXPOSIÇÃO AO RUÍDO QUE ACONTECE NO ÂMBITO DE CERTOS OCUPAÇÕES. O IDEAL, NO CASO DOS FONES DE OUVIDO, É OUVIR O SOM EM AMBIENTES SILENCIOSOS, COM VOLUME MAIS BAIXO POSSÍVEL, PELO MENOR PERÍODO DE TEMPO POSSÍVEL, DE MODO QUE A PESSOA AO LADO DE VOCÊ NUNCA POSSA OUVIR O SOM DE SEU APARELHO.
CUIDE DE SUA AUDIÇÃO, TEMOS SOMENTE DOIS ÓRGÃOS AUDITIVOS E LEMBRE-SE QUE SÃO PARTE IMPORTANTÍSSIMA E IMPRESCINDÍVEL DE NOSSA COMUNICAÇÃO COTIDIANA. VIVEREMOS ATÉ 100 ANOS, POUPEMOS AUDIÇÃO PARA ATÉ O FIM DA VIDA.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

TEXTO meu na Revista Caras sobre o Dia Mundial da Voz e a Prevenção secundária do Câncer de Cordas Vocais!

http://www.caras.com.br/edicoes/911/textos/29982/

DIVULGUEM SAÚDE!


PROFISSIONAIS DA SAÚDE, TODOS, SE UM PACIENTE PASSAR COM VOCÊS E,  MESMO SEM QUEIXA, VOCÊS PERCEBEREM ROUQUIDÃO EM SUAS VOZES DURANTE A CONVERSA, ENCAMINHEM-NOS PARA AVALIAÇÃO OTORRINOLARINGOLÓGICA PÚBLICA OU PRIVADA!

sábado, 16 de abril de 2011

To Mr. Zuckenberg!

Let's give Mr. Zuckenberg an interesting idea? A facebook with a VOICE archive in each Post??? Happy World Voice Day!!! Today, use your voice to say I LOVE YOU to everyone you really Love!

Voz, Alma e Amor!

Maria Callas disse:" First I lost my voice. Then I lost my figure, then I lost Onassis" 

Assim, uma das maiores representantes do Bel Canto clássico deixou bem clara a relação entre a Voz, a Alma e o Amor... Viva a Voz!

Dia Mundial Da Voz!!!!

World Voice Day 2011!!! Dia Mundial da Voz 2011! Dia Mundial de la Voz 2011!! Que valorizemos cada vez mais a Saúde deste nosso poderoso instrumento de comunicação, que transfere ao mundo tudo o que somos, desejamos e amamos!!! Bom dia a todos!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

SOBRE A AVALIAÇÃO ENDOSCÓPICA DA LARINGE DURANTE TAREFAS E EXERCÍCIOS DO CANTO: BENEFÍCIOS E VANTAGENS


Mais do que SOMENTE ver como está a morfologia da laringe, o que é também importante,  o Laringologista consegue ver, em seu exame, sinais de propensão à rouquidão durante o canto, além de verificar como o cantor tem usado suas cordas vocais em suas tarefas/canções e exercícios habituais. A avaliação laringológica das tarefas de canto em cantores com dificuldades é essencial para uma fonoterapia e/ou aula de canto mais proveitosas e saudáveis, respectivamente.

Provê, em minha opinião, substrato de trabalho para o professor de canto, para o fonoaudiólogo e serve de biofeedback para o cantor em análise, otimizando-se assim toda a cadeia de aprendizagem.

Com a avaliação da laringe durante as tarefas e exercícios do canto, o paciente cantor começa a melhorar logo após a consulta médica, uma vez que lhe é explicado o porquê de estar tendo aquelas dificuldades, segundo os achados do exame, o que acaba por ser lapidado pelo professor de canto e pelo fonoaudiólogo.

    • Reinaldo Yazaki Quanto mais dados de avaliação laríngea e de desempenho de tarefas vocais têm uma fonoaudióloga ou um professor de canto, MAIS FÁCIL SE TORNA O TRABALHO DOS MESMOS, incluindo o paciente!
      16 hours ago · 

    • Reinaldo Yazaki Afinal, para ver somente a morfologia não se necessitaria nem ser ORL para vê-lo! O que diferencia é o COMO!
      23 

quarta-feira, 30 de março de 2011

Canto Saudável, Canto Longevo, Canto para a Carreira Inteira!

"O Canto saudável, em cada tarefa específica em questão, depende: da qualidade da voz ouvida pelo médico/fono/professor de canto, da voz ouvida pelo paciente, daquela ouvida pela sua platéia, da postura/gesto/aspectos internos das estruturas que produzem e modificam a voz (sinais endoscópicos vistos pelo médico), das sensações vividas pelo cantor e suas limitações recentes (queixas), e nenhuma dessas exclui as outras...Não se deve avaliar o cantor em duas notas, em duas vogais, numa única foto. Deve-se avaliá-lo globalmente, focando-se nas alturas e intensidades do canto que têm apresentado tais dificuldades. POR ISSO, É FASCINANTE E DESAFIADOR A AVALIAÇÃO DE CANTORES! (by Reinaldo Yazaki)"

quinta-feira, 10 de março de 2011

O que acontece com uma rouquidão grave que não é tratada?

Em geral, a rouquidão grave, causada por abuso vocal, uso excessivo ou uso inadequado, será submetida a uma tentativa de adaptação da voz a esse obstáculo, causando-lhe esforço progressivo em intensidade e pressão entre as pregas vocais, o que por sua vez aumentará o uso inadequado e, obviamente, levará à piora das lesões iniciais. Nesse estágio cronificado, por vezes, nem a cirurgia da voz poderá restabelecer a voz que existia antes. A dica é:
"Busque ajuda médica o mais precoce possível, essa é a chave da longevidade de boa qualidade vocal"

Quando uma rouquidão deve preocupar?

Rouquidão nunca é medicamente considerada normal.
Mas, deve receber mais atenção quando não existia antes ou quando houve piora de um padrão que outrora era mais estável, sendo que o tempo de duração que mais preocupa é aquele maior do que 14 (quatorze) dias.
Nesse momento, principalmente se vc for um USUÁRIO PROFISSIONAL DA VOZ, deverá buscar um DIAGNÓSTICO MÉDICO, antes de quaisquer tratamentos para voz, sejam remédios, chás, ou até mesmo antes de fonoterapias ou aulas de canto. Qualquer coisa feita antes do diagnóstico médico, RETARDARÁ O INÍCIO DO TRATAMENTO IDEAL, DIRECIONADO PARA SUA DOENÇA VOCAL. Esse atraso pode ser de 3 dias, o que para um PERFORMER pode lhe custar a apresentação seguinte.
Pois, a rouquidão é um sintoma e pode levar a danos permanentes às suas cordas vocais. Busque com colegas seus a indicação de um profissional em que confie, otorrinolaringologista que se dedique mais à Voz, um laringologista.

quarta-feira, 9 de março de 2011

DICA MUITO IMPORTANTE PARA QUEM ESTÁ EM TRATAMENTOS DE VOZ ROUCA!

DEPOIS DE TER VISTO ALGUNS PACIENTES QUE FAZIAM TRATAMENTOS, MAS QUE NÃO TINHAM MÉDICOS ATÉ ENTÃO, DEIXO A DICA VALIOSA DE QUE É EXTREMAMENTE NECESSÁRIO QUE TODOS TENHAM UM MÉDICO QUE ESTEJA RESPONSÁVEL PELA TERAPIA, ACOMPANHANDO O SEU CASO, QUE SAIBA DE QUE DOENÇA SE ESTÁ TRATANDO, QUE INDIQUE A TERAPIA VIGENTE E VERIFIQUE A REAL NECESSIDADE DE SUA MANUTENÇÃO OU REMOÇÃO JUNTO À EQUIPE. TODO TRATAMENTO DE SAÚDE DEVE TER UM COMEÇO, UM MEIO E UM FIM, CUJA ALTA OU ATESTADO DE MELHORA SÓ PODE SER DADO PELO MÉDICO RESPONSÁVEL PELAS INDICAÇÕES DE QUAISQUER TRATAMENTOS USADOS. FAZEM PARTE DO TRATAMENTO OS DIAGNÓSTICOS, AS REAVALIAÇÕES E O EXAME DE CURA/MELHORA, CUJO ÚNICO RESPONSÁVEL SÓ PODE SER O MÉDICO. SUA SAÚDE -E ÀS VEZES SEU BOLSO- AGRADECE!