A fonoterapia é o tratamento da voz doente ou inadaptada por meio dos exercícios vocais seriados. Representa o principal meio de tratamento das rouquidões. Têm características, finalidades, objetivos e durações individualizadas segundo cada condição vocal, segundo cada demanda e segundo cada paciente.
É realizada por profissionais especializados denominados FONOAUDIÓLOGOS, que costumam se especializar na Área de Voz, como modalidade de pós-graduação. No nosso país, há inúmeros e respeitados centros de especialização em Voz para estes profissionais, como é o caso do Centro dos estudos da voz em São Paulo, o Invoz e o CEFAC, entre outros. No Brasil, a fonoaudiologia na área de voz tem respeito reconhecido internacionalmente.
MAS, SEMPRE PACIENTES ME PERGUNTAM: O otorrinolaringologista faz fonoterapia? A RESPOSTA É: CLARO QUE NÃO, porque há inúmeros fonoaudiólogos excelentemente habilitados para tal tarefa no Brasil e, em segundo lugar, porque NÃO HÁ CENTROS FORMADORES DE MÉDICOS TERAPEUTAS QUE FAZEM FONOTERAPIA. Ou seja, o médico otorrinolaringologista não é habilitado, nem formado para executar esta parte importante da terapia.
Há médicos que realizam a fonoterapia? Pode existir alguém que se aventure a fazê-lo, mas com certeza NÃO FOI TREINADO PARA ISSO.
POR ISSO, DEVEMOS ENFATIZAR E RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE, QUE APROVEITA O QUE HÁ DE MELHOR EM CADA INTEGRANTE DA MESMA, EM PROL DO BENEFÍCIO AO NOSSO PACIENTE, FIM DE NOSSAS ATUAÇÕES.